clipslogo.jpg (38712 bytes)

AGENDA CULTURAL

NOTÍCIAS

BARES
RESTAURANTES

TURISMO

ClipsBR.gif (2133 bytes)

TURISMO

CAMPINAS

- História
- Pontos Turísticos
- Pontos Históricos
- Praças
- Monumentos
- Mapas
- Roteiros
- Transportes
- Telefones Úteis

Outras Cidades

Cidades Históricas
Cidades Turísticas
Folclore
Roteiros de Viagem

De freguesia à Cidade

  • Nomes que Campinas já teve

Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso: recebeu este nome porque na época ainda estava totalmente coberta com florestas. Transformar-se em Freguesia significava ter uma igreja. Um amontoado de casas só alcançava o status quando constituía-se uma Freguesia.

Campinas do Mato Grosso: havia aqui, nesta região, em meio à mata, três clareiras que os bandeirantes chamavam de ‘campinhos’. Em 1775 foi criado o Distrito de Conceição de Campinas.

Em 1797 foi elevada à condição de vila com o nome de São Carlos, surgindo assim o município com território desmembrado de Jundiaí. Eram 2.107 habitantes e pouco mais de 400 casas.

A solenidade que comemorou a escolha do novo nome se realizou em 14 de dezembro de 1797, seguindo sua atividade agrícola baseada na cana-de-açúcar.

Em 1842 a vila foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Campinas. O capitão General Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça em 4 de novembro de 1797 elevou Campinas à Categoria de Vila com o nome de São Carlos. As razões para a adoção desse nome não foram esclarecidas.

  • Decreto – Campinas se torna uma cidade

Na proclamação do Barão de Monte Alegre, presidente da Província de São Paulo, se incluiu a elevação de Vila à cidade em 14 de julho de 1774, junto à Taubaté, Itu, Sorocaba, Curitiba e Paranaguá.

"Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a Lei seguinte:

Art. 1º - Ficam elevadas à categoria de cidades com a mesma denominação, as vilas de Taubaté, Itu, Sorocaba, Curitiba, Paranaguá e a de São Carlos, com o título de Campinas.

Art. 2º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Mando portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contêm. O secretário desta Província a faça cumprir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Governo de São Paulo, aos 5 dias do mês de Fevereiro de um mil e oitocentos e quarenta e dois.

Voltar