- Manguezal -

Muito comum na costa brasileira onde a água salgada do mar se encontra com a água doce dos rios.  O solo pantanoso, lodoso e movediço tem baixa aeração e alta salinidade. A diversidade vegetal é limitada. Encontramos aqui plantas como o mangue-vermelho (Rhizophora mangle) com suas raízes partindo de diversas alturas do caule para ajudar na sustentação; a avicênia ( Avicênia tomentosa) com suas raízes que "brotam" do solo e recolhem oxigênio através de poros (pneumatóforos). 

Entre os animais podemos citar: urubus, socós, flamingos, vermes poliquetas, garças, guaxinim ou mão-pelada, caranguejos, camarões entre outros... Alguns crustáceos vivem unicamente no mangue, outros são trazidos pelo mar e passam apenas uma fase de sua vida no manguezal. O mangue é ainda muito útil para a reprodução de alguns peixes e serve como filtro para a água do mar, evitando, assim, o assoreamento das praias.

Infelizmente, grande parte dos nossos mangues estão desaparecendo. Muitas vezes são enterrados e usados pela especulação imobiliária. Os que restam são alvos fáceis dos derramamentos de petróleo e outros produtos poluentes.

Voltar