Dreamcast, o primeiro.



O último console a ser lançado pela SEGA, veio para substituir o Saturno , console de 38bits. Primeiro console da geração 128 bits do mercado, apesar de ser "técnicamente um console de 64bits; mas eu explico, o dreamcast eh uma geração a frente do Saturno e também do Nintendo64, em termos de força e desempenho, porém é graficamente inferior ao PS2, ao Gamecube e ao Xbox.
Quanto a aparência o Dremcast acaba parecendo mesmo com um video game, semelhante ao Saturno, apesar do logo da SEGA ter recebido uma menor enfase desta vez em sua "carroceria".(foto ao lado)

Quanto ao tipo de mídia, o Dreamcast faz uso de GDs, que não passam de um Cd com capacidade de armazenamento igual a 1Gb. Para a leitura desses "CDs" o dreamcast vem armado com um leitor de 12x, o que acaba sendo bem eficiente, diminuindo bem o tempo de loading do jogos, além disso o Dreamcast também é capaz de ler CDs de áudio de CDs rom normais.

Quanto o controle, a SEGA dessa vez acertou, fazendo um ótimo controle, foi o primeiro controle a possuir gatilhos sensíveis à pressão, possui duas entradas para acessórios na parte posterior do controle, acesórios como o V.M.U., jump pack e até mesmo um microfone. O controle possui ainda um direcional digital e um analógico, e no total 6 botões de ação, um pouco menos do que os outros concorrentes, que talvez seja a única desvantagem do controle; mas mesmo assim o controle tem uma ótima pegada e é bem preciso.

Outra novidade é o V.M.U. (visual memoru unit) que é uma mistura de cartão de memória (memory card) com um video game portátil. Ele é capaz de rodar jogos simples, baixado dos prórpio jogos do console, salvar seus progressos nos jogos, e com sua tela de cristal líquido é capaz de ajudar o jogador, mostrando seus dados e dicas numa tela pessoal, a qual os outros jogadores não tem acesso.
Quanto a ficha técnica, o aparelhinho apresenta 128kb de memória, processador de 8bits tela de 48x32 pixels(preto e branca), 1 canal de som, e funciona com 2 baterias de relógio. O V.M.U., é completamente alimentado pelo video game quando está conectado ao controle, mas ele fica devendo no aspecto da iluminação, ele não tem nenhuma lampadinha, o que atrapalha aqueles jogadores que gostam de jogar no escuro.

Outro acessório é o Jump pack, acessório que emite vibrações, aumentando o realismo do jogo, é engatado no controle, e não requer uso de baterias, é totalmente alimentado pelo Dreamcast.

O Dreamcast também foi o primeiro a vir com um modem de 56Kbps de fábrica, permitindo partidas on-line entre os jogadores apartir da Seganet. Olhe sua ficha técnica a baixo.

Polígonos: 3milhões
Velocidade do CPU: 200MHz
Memória: 26(16+8+2)
Transferência: 800MB
Mídia: GD(1GB)
Seu lançamento ocorreu no final de 1998 no Japão, e um ano depois nos Estados Unidos, atualmente o Dreamcast não está sendo mais produzido, foi abandonado pela sega, mas ainda a jogos sendo lançados pelo console, e a Tec Toy, representante da SEGA no Brasil, ainda dá suporte ao aparelho.


Seu preço está por volta de R$450,00(sugeridos) no Brasil, e U$79,00 nos Estados Unidos.