anterior / voltar / seguinte


ARIQUEMES / RO, sábado 11 de maio de 2002

 

DIA DA VIAGEM N°  683
CHEGADA A ARIQUEMES / RO 5ª FEIRA, 9/05/2002
QUILÔMETROS FEITOS NO BRASIL 4990,77 km
DIAS DE VIAGEM PELO BRASIL 158
QUILÔMETROS TOTAIS FEITOS 10.488,57 km

 

Ao fim!! Após quase um milhão de anos, estou aqui outra vez atualizando o portal. 

Cheguei à Ariquemes apenas ontem, após muito pedalar pelas quentes estradas de Rondônia, e estou ficando agora no Batalhão da Polícia Militar da cidade. Olhemos embaixo o mapa de percurso:

 

 

O roteiro começou de Brasília o 5 de março, e percorri o estado de Goiás, Mato Grosso e agora Rondônia (mais embaixo, junto às fotos, vou nomear algumas das cidades conhecidas). Em Rondônia fiquei nas cidades indicadas no mapa e, respeito à Ariquemes, a cidade está situada em plena região de garimpeiros e, portanto, tive oportunidade de conhecer um: Luiz Carlos. A história dele é muito interessante. 

Luiz Carlos nasceu em Santo Antonio do Sudoeste / PR, e já de criança pensava em fazer coisas originais em a sua vida. E então, os caminhos da existência trouxeram ele definitivamente aqui. Conheceu a dois caras, e foi a garimpar com eles no meio a mata. Luiz Carlos já tinha um tempo garimpando sozinho, e havia juntado já quase 60 gramas de ouro... o que, à 25 R$ a grama, já era uma pequena fortuna. No entanto, ele e os seus sócios começaram a procurar nas beiras dos arroios. Ele encontrou um pouco de ouro e mostrou para os seus colegas. Um deles pegou a peça entre o seu polegar e indicador, olhou a pedrinha amarela e jogou-la ao rio... "A gente esta interessada em diamantes, não em bagatelas" , falou o cara. Assim, após muita procura, encontraram três pequenos diamantes... e finalmente, de volta na cidade, estiveram sentados diante do comprador, que tinha uma mala cheia de dinheiro. Luiz Carlos não podia acreditar, mas ele recebeu 60,000 reais pela sua pedrecinha transparente.

Virou doido (é claro). Logo depois entrou numa loja, vestido como um vagabundo (as roupas na mata estragam rapidamente) e comprou à vista uma moto novinha, ante o olhar impressionado dos funcionários. Mas a pouco os seus amigos tranqüilizaram ele, e Luiz Carlos atuou inteligentemente: comprou um sitio e agora também ele faz móveis artesanais, muito lindos, aproveitando as madeiras das árvores que derrubam-se nas fazendas para ter espaço para o gado. 

Agora vamos ver um pouco a história destes últimos tempos através das fotos.

 

FLASHBACK da BRASÍLIA

 Na casa do Robson (ler BRASÍLIA, publicação anterior), quando estávamos  levando a minha bicicleta para fazer a sua segunda manutenção.

O "funeral" da minha câmara ZENIT velha em ITAMARATI, casa de concerto de equipamento fotográfico. A minha câmara já estava estragada demais, inservível, e o dono da Itamarati, Pedro Prazeres de Andrade, me diu outra ZENIT de graça. 

A VIAGEM EM FOTOS

No Corpo de Bombeiros de Anápolis / GO. 

 

UMA VISTA DA ANTIGA CIDADE de Goiás (periferia), declarada Patrimônio da Humanidade em 2001 pela Unesco. 

Caminhar ou pedalar pelo centro da cidade, seja de dia (abaixo, esquerda) o à noite (abaixo, direita superior) é como viajar no tempo até o passado. 

Lá conheci o Ramón (abaixo, direita inferior), um artesão em jóias, argentino, que mora em Brasil faz cinco anos com a sua esposa e os seus dois filhos, após  viajar quase pelo mundo todo. 

 

JÁ ESTAVA INDO EMBORA do Estado de Goiás, rumando para o Mato Grosso quando, pertinho da cidade de Jussara, encontrei repousando na beira da estrada a esta "pequena" cobra (uma giboa, acho que duns dois metros, não venenosa). Eu parei e comecei a bater fotos. Foi então quando ela arrumou-se para pesquisar a minha bicicleta, cheirando-la (foto embaixo). Após cheirar, a cobra começou a voltar aos pastos... então eu movimentei a bicicleta para ver o que ela fazia... e ela mordeu com toda a sua força o bagageiro dianteiro direito!! Não deu tempo de tirar uma foto, porque infelizmente eu já tinha guardado a minha câmara.

EM BARRA DO GARÇAS (direita), na divisa entre MT e GO, um bombeiro com um filhote de tamanduá sobre o seu joelho, que encontraram sozinho na estrada (possivelmente a mãe morta). 

A meio caminho de Primavera do Leste / MT (acima), encontrei um colega: um suíço que esta percorrendo o Brasil também de bicicleta, que olhava impressionado a minha bicicleta enquanto eu batia a foto.

No Parque Nacional Chapada dos Guimarães / MT.

Em Cuiabá / MT. No Shopping Goiabeiras, durante una amostra de Esporte Radical, onde participaram muitas disciplinas (Rapel, Jeep Clube, Escalada, etc.).  Fui convidado nesta 2ª RADICAL ADVENTURE para representar ao Ciclo Turismo, e fez uma exposição fotográfica da minha aventura em andamento.

 Acima, pôr-do-sol na beira do rio Paraguai, em Cáceres / MT.

Esquerda, em Pixaim (na Transpantaneira, perto de Poconé / MT). Entre as inesquecíveis belezas do Pantanal mato-grossense, a inigualável beleza das mulheres brasileiras.

Amigos, acho que é tudo. A viagem continua se Deus quiser amanhã: o meu propósito é chegar até Porto Velho, ficar lá uns dias e ver de fazer alguma exposição fotográfica nos Lions e Rotary clubes dali para juntar fundos, como fez em Cuiabá (Também fez uma exposição no Lions Clube de Cáceres e no Rotary Clube de Cacoal, e nos dois locais o pessoal ficou interessado e contribuiu para a minha marcha ciclística). Lá em Porto Velho preciso também contatar a Polícia Federal para ver se é possível ficar no Brasil até o primeiro de Julio (o meu visto termina agora o primeiro de Junho) e, depois, pegarei balsa até Manaus ou Santarém, e seguidamente navegarei pelo Rio Amazonas até Macapá, aonde pegarei novamente estrada até chegar a Oiapoque (a 600 km de Macapá, através de estradas principalmente de terra no meio a mata). E, meus amigos, se tudo vai legal estarei saindo para St. Georges, Guiana Francesa, me despedindo com muita saudade do Brasil. 

Chao e será até a próxima! (se a Lei de Murphy não interfere!). 

Obs: Ah! Tô maluco!!

Obs 2: As fotos que vocês tem assistido tem sido reveladas de graça pelas seguintes casas de fotografia:

Obs 3: Estou usando um filtro solar muito bom, que diu de gentileza , empresa da cidade de Goiás.

Obs 4: Até agora eu ter recebido muita, muita ajuda pelas empresas e lojas que vou visitando nas cidades aonde chego. Muito obrigado e, mesmo que não falo de todos, eu não esqueço dos favores recebidos. 

Até mais! e não esqueçam que tem o Livro de convidados para deixar as suas mensagens.

 

Esta publicação foi feita graças ao empréstimo do equipamento feito por:

LAP TOP INFORMÁTICA, Ariquemes / RO ( www.laptop-info.com.br ).


anterior / voltar / seguinte