Onde tudo começa...

  O kernel (núcleo do sistema operacional) do Linux foi originalmente escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidades de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Internet. Linus Torvalds iniciou cortando (hacking) o kernel como um projeto particular, inspirado em seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tannenbaum. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). E depois de algum tempo de trabalho em seu projeto, sozinho, ele enviou a seguinte mensagem para comp.os.minix:
 
"Você suspira por melhoresdias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios "device drivers" ? Você está sem um bom projeto e esta morrendo por colocar as mãos em um S.O. no qual você possa modificar de acordo com suas necessidades ? Você está achando frustrante quando tudo trabalha em Minix ? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto ? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.
Como eu mencionei a um mês atrás, estou trabalhando em uma versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estágio em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando), e eu estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso rodando bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc. nele."

  No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvaldsanunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o Sistema Operacional que é hoje, uma grande maravilha. 


Retirado do "The Linux Manual"

O que diabos é Linux?

Linux é uma cópia do Unix feito por Linus Torvalds, junto com um grupo de hackers pela Internet. Pretende-se que ele siga conforme com o padrão POSIX, padrão usado pelas estações UNIX.

Ele inclui proteção entre processos (crash protection), carregamento por demanda, redes TCP/IP, além de nomes de arquivos com até 255 caracteres, multitarefa real, suporte a UNICODE, shared libraries, memória virtual, etc.

O Kernel está sob os termos do GNU General Public License.

Cortando um pouco o papo técnico, Linux é a melhor opção atualmente para alguém que possui um PC e está cansado de trabalhar com o Windows, seja ele o 95 ou 98. Talvez você esteja contente trabalhando com o sistema operacional que impera entre os PC's. Mas você já tentou outra coisa? Bem, se a resposta é não, é porque você se encontra na mesma situação que muitas pessoas: ficaram a mercê de um monopólio, e simplesmente o usam por algum, ou alguns motivos, como:

E porque usar o Linux ? Vamos mudar a pergunta:


Voltar para página inicial Ir em frente