"Se nos tivessemos mais U-boats, nos poderiamos ter ganho a guerra!"
-Admiral Doenitz, Comandante da força de submarinos alemã na 2GM em seu livro, Os submarinos convencionais modernos, The Modern Diesel Boat


Através da analise de um SSK Type 209 alemão como um exemplo de tecnologia moderna, é um navio muito silencioso, mas ainda necessita de 6 horas para recarregar as baterias e é limitado a cerca de 100m de profundidade(primeiros modelos) e deve patrulhar a 2-4 km/h para permanecer furtivo. O SSK russo da classe Kilo, por outro lado, é capaz de permanecer em patrulha por 2-3 dias a 4-6 km/h, sendo um adversário muito mais capaz assim como os modelos Type 209 atuais.

Apesar da habilidade do SSK como uma ameaça devastadora, os analistas americanos descontam esta efetifidade nas mão das tripulações do terceiro mundo devido a falta de treinamento.

A presuposição é que sua tripulação estas tripulações irão expor seu periscópio muito mais do que o necessário, por não poder conduzir uma plotagem passiva corretamente. Além disso, existe uma grande ceticismo de que eles sejam capazes de fazer aproximação submersos com as baterias, sua tática mais vantajosa, devido a constante necessidade de refinar a posição estimada em relação ao alvo. Também é assumido que um SSK descansando no fundo deve snorkear pelo menos uma vez por dia para preservar as baterias com energia para escapar após um ataque. Estas são as razões que refletem uma arrogância tática perigosa. Se um inimigo é um adversario em potencial é capaz ou não, ele pode se tornar em pouco tempo se for necessário. Um comanante prudente nunca esquecerá esta ameaça presupondo que não será empregada de modo apropriado.

Comunicações Submarinas

O sub se comunica por vários sistemas RF complementares, cobrindo quase todas as frequências militares. Nenhum sistema de comunicação ou banda de frequência pode preencher todos os requerimentos de comunicação do sub. Os sistemas de coms a bordo consiste de antenas RF e equipamentsos de radio, receptores e transmissores. Os subs requerem um conjunto de antenas para apoiar as comunicações , navegação e IFF necessárias. As antenas submarinas, quando comparadas com as de superfície, são de projeto exclusivos, assim como forma, material e desempenho devido ao espaço e limitação  de peso, condições extremas em que opera e considerações de furtividade. Sistemas SATCOM UHF permitem uma capacidadae de transmissão de dados de alta razão mas requerem a exposição de um mastro degradanto a furtividade. Por outro lado, antenas de baixa frequência (ELF e VLF), permitem um grande grau de furtividade e flexibilidade em velocidade e profundidade, mas tem baixas razões de trasnmissão, além de só permitirem a transmissão da base para o sub.

Capacidade de comunicação para operações submarinas

Sumário

Se usado corretamente, com inteligencia e paciência, um sub pode ser um multiplicador de força. Um sub pode contribuir em todas as áreas, incluindo ataque, AAW, EW e não apenas em ASW e ASuW como no passado.
 

"The who commands the sea has command of everything"
Themistocles, 514-449 A.C.
 

Próxima
Índice