Navio de Desembarque Doca - LSD/NDD

É um transportador de tanques e veículos. Foi desenvolvido para transportar as forças de tarefas anfíbias na zona de objetivo e lança-la em embarcações de desembarque, carregadas com antecedência, os veículos anfíbios, juntamente com a tripulação e o pessoal da força de desembarque embarcado.  É chamado de navio de desembarque mas não encalha como o LST. É apenas um transporte. Sua principal característica é o dique/doca. A doca pode receber coberturas que funcionam com convôo e transporte de veículos. Pode-se instalar coberturas de entreposto para aumentar a capacidade de transporte de veículos mas com redução da capacidade de transporte de embarcações de desembarque. O LSD se diferencia do LPD pela sua capacidade de transporte e serviço para os LCU e LCM, não tem instalações para manter helicópteros e leva poucas e tropas. Não tem a capacidade de C2 e de carga do LPD. Pode transportar cerca de 150-400 tropas embarcadas em lanchões de desembarque sem penetrar na área de assalto. Antes do LSD, o assalto anfíbio era conduzido por pequenos barcos que estacionavam ao lado dos transportes e as tropas desciam pela lateral do navio através de rede. Os LSDs introduziram uma forma dos fuzileiros e equipamentos embarcarem e desembarcarem ainda dentro do navio. Hoje, as tropas tem a opção de irem a terra pelo ar. Mas a necessidade de barcos de desembarque ainda existe. LCUs e LCACs são necessários para levar equipamento pesados, tanques e suprimentos até a terra. Eles liberam os helicópteros para o transporte de tropa.

Os LSD(ou LPD) levam Veículos de Assalto Anfíbio(AAV). Eles são transportes de tropas blindados anfíbios que se movem na água(lentamente) e na terra. Os AAVs são usados para  onde uma força tem que entrar numa praia defendida(nunca a opção primária) se necessário. Usando a proteção e mobilidade eles podem se mover em terra, penetrar as defesas na praia e desembarcar tropas de assalto. As tropas saem pela traseira tendo cobertura do fogo inimigo vindo da frente. Enquanto o LSD tem a maior doca no ARG, sua capacidade de aviação é modesta. Tem um convôo, mas pouco suprimento para aviação como combustível e sem capacidade de manutenção e rearmamento. Quando um ARG se separa ele nunca fica sozinho. A USN tem 12 LSDs( 8 Whidbey Island e 4 Harpers Ferry).


LSD-41


LSD-49

LST - Os Transportadores de Tanque

O navio de desembarque de tanque é o navio anfíbio mais antigo. Seu trabalho é transportar e o desembarque de blindados e carros de combates que podem ser lançados por uma rampa na frente diretamente na praia. Pontões de 3x15m podem ser levados para ligar a rampa até a praia. Porém, eles ocupam muito espaço devido ao equipamento de segurança. Se um desembarque não for possível, será usado outros tipos de navio. Ainda são usados pela RN. Também podem ser usados para levar carga geral e/ou pessoal. O LST tem sido usado com plataforma flutuante para helicópteros, como navio de controle para evacuação de baias e, em caso de emergência, evacuação de prisioneiros de guerra.

LSM- Land Ship Medium

São navios anfíbios menores que transportam veículos, cargas e tropas. Estão entre o LST e o LCU em capacidade. É usado principalmente por marinhas pequenas.

LCC - Navio de comando anfíbio.

Pode levar tropas para o Elemento de Comando da ForDes. Os americanos operam o LCC 19 BLUE RIDGE e o LCC 20 MOUNT WHITNEY baseados na plataforma do Iwo Jima. São equipados com as seguintes instalações:
Ship Signals Exploitation Space (SSES), Flag Plot, Landing Force Operations Center (LFOC), Joint Intelligence Center (JIC), Supporting Arms Coordination Center (SACC), Helicopter Logistics Support Group (HLSG), Tactical Air Control Center (TACC), Helicopter Direction Center (HDC), and Helicopter Coordination Section (HCS).

LSL/LKA - Navio de Desembarque Logístico/ Navio de transporte de Carga de Assalto

Projetado para atuar no segundo escalão levando equipamentos, veículos e tropas. Normalmente tem uma rampa. Não fazem parte do assalto inicial.

LPA - Transporte de tropas.

Tem LCM e tropas embarcam pela lateral.  A Espanha tem dois navios Classe Pus Revere transferidos da US Navy em 1980. Cada um pode levar 1.657 fuzileiros.
 
 

Próxima
Índice