ITAQUAQUECETUBA/ SP
Prof. Marcos P. Freitas
ÍNDICE
PESQUISANDO EM NOSSA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Pesquisando sobre o primeiro censo em Itaquá
Pesquisando as coordenadas geográficas de Itaquá
Pesquisando os aspectos econômicos de nosso município
Pesquisando os Antigos Moradores: Eles fizeram a História
PRÓXIMA PÁGINA *** PRÓXIMA PÁGINA *** PRÓXIMA PÁGINA
Em nossa Biblioteca encontramos um pequeno acervo sobre a história de nosso município, trechos de livros e relatos de jornais, nos forneceu os seguites recortes:
RIO TIETÊ
"...Localizado às margens do rio Tietê, teve seu início com a criação da vila de Nossa Senhora D'Ajuda, em 8 de setembro de 1560. Sua criação se deve ao então presidente da província, Bernardo José Pinto Gavião Peixoto..."
A FUNDAÇÃO DE ITAQUAQUECETUBA
HISTÓRICO
"Itaquaquecetuba é a antiga capela curada de Nossa Senhora da Ajuda, no município de Mogi das Cruzes, comarca de São Paulo, cuja freguesia foi elevada pela lei n.o 17, de 28 de fevereiro de 1838. Sua elevação a município, comarca de Mogi das Cruzes, com sede na vila de igual nome e com o território do respectivo distrito pela lei n.o 2.456, de 30 de dezembro de 53, posta em execução a 01 de janeiro de 1954. Como município, ficou constituído de um único distrito, o de Itaquaquecetuba
. "Anchieta
"...A fundação de Itaquaquecetuba, conhecida mais por Itaquá, deve-se ao venerando Padre José de Anchieta, que aqui chegou em 1560 para a catequese dos silvícolas. Como de hábito na ocasião, foi construída uma capela no lugarejo que teve como padroeira N.S. D.'Ajuda. À direção espiritual de várias aldeias ao redor de S. Paulo de Piratininga 1563 foram desfeitas, dentre elas a de Guarapiranga, que se transferiram para Carapicuiba e dalí para Itaquaquecetuba. Por alvará régio e ordem do Capitão-Procurador dos índios, Fernão Dias, os silvícolas foram levados de Itaquaquecetuba para São Miguel, onde uma capela havia sido construída e o serviço de catequese seria lá centralizado. Foi então que, grande área das terras da Capela de Nossa Senhora D'Ajuda passou a pertencer ao Padre João Alvares e com sua morte, à propriedade dos padres do Colégio de Santo Inácio, em São Paulo."
"Com o aparecimento de certas dificuldades, surgidas em São Miguel, após um século de catequese, os padres foram, aos poucos, se retirando daí para a Fazenda da Capela de N. S. D'Ajuda, trazendo grande número de catequizados, a quem davam trabalho e proteção. Ressalta-se aqui, a notável obra de catequese realizada pelo padre Belchior de Pontes. Os jesuítas permaneceram na aldeia até o dia 19 de janeiro de 1759".
"Um pensamento pode ser coisa excelente, mas a realidade começa com a ação".
O primeiro Censo realizado em Itaquaquecetuba
"O primeiro Censo realizado na Aldeia de Nossa Senhora D'Ajuda, em 1765, apresentou os seguintes resultados:
Pouco cresceu a aldeia que neste estado permaneceu quase 200 anos. Foi com a inauguração da Variante da EFCB, em 1925 que Itaquaquecetuba começou a crescer e a prosperar."
arquivoX
"Só as pessoas inteligentes sabem ser boas ouvintes"
PESQUISANDO A LOCALIZAÇÃO DE ITAQUAQUECETUBA
"Localiza-se às margens do Rio Tietê, na zona fisiográfica industrial."
Coordenadas Geográficas: latitude Sul: 23o30 e longitude W. Gr.46o22
ÁREA: 96 Km2
Itaquaquecetuba está localizada numa das posições mais privilegiadas de toda a região da Grande São Paulo, (no estado de São Paulo, Brasil, América do Sul) servido pela EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) e cercado pelas principais rodovias do Estado como a Presidente Dutra (10 km), Antiga São Paulo-Rio hoje Henrique Eroles(2 Km), Suzano-Dutra (2 Km), Mogi-Dutra (3 Km), e a Rodovia Airton Senna (7 Km).
FRONTEIRAS:
Limita-se o Município de Itaquaquecetuba com sete cidades:
1) São Paulo;
2) Poá:
3) Suzano;
4) Guarulhos;
5) Mogi das Cruzes;
6) Arujá;
7) Ferraz de Vasconcelos.
Foto (grande angular) Itaquá vale do Rio Tietê - 1977
Quanto ao aspecto econômico, Itaquaquecetuba possui um grande parque industrial com empresas de médio e pequeno porte. Está inserido no cinturão-verde, onde os produtos hortigranjeiro também fazem parte do aspecto econômico da cidade. Outro ponto de destaque está na extração hidromineral. A extração de areia feita na região do vale do Rio Tietê é muito importante para a construção civil na região da Grande São Paulo. As águas das fontes de Itaquá, também são comercializadas, entrando na concorrência da cidade vizinha. As regiões mais afastadas do centro da cidade, onde predominavam os Sítios, Chácaras e pequenas fazendas, estão dando lugar a conjuntos residenciais e vilas, na maioria delas com falta de infra-estrutura, sem escolas, postos de Saúde, esgoto, energia e transporte
."Divulgar um patrimônio histórico é ato de cidadania"
OS MORADORES ANTIGOS DE ITAQUÁ: ELES CONSTRUIRAM A NOSSA HISTÓRIA !
Nossa pequena cidade é berço de um povo batalhador, humilde, que em suas mãos edificou nossa cidade. Do pequenino casebre ao edifício. Da Olaria à moderna indústria. Do índio aos Portugueses. Do trabalhador do campo ao Intelectual. Enfim, formando uma corrente de história, onde cada elo representa alguém que viveu ou que ainda vive neste solo. Nascidos aqui ou vindos de longe. Muitos Imigrantes, sulistas, nortistas, nordestinos... todos trazendo a força de suas mãos para a nossa terra, construindo e modificando nossa cultura nativa. Filhos exemplares de Itaquaquecetuba, alguns adotivos, se destacaram e estão se destacando dentro da Cultura Intelectual de nosso País. Terra de Cientista, Escritor, Historiador, Pesquisador e de Professor. "Tem gente famosa por estas bandas" diz o avô se referindo ao Escritor. "Itaquá teve inventor, poeta, músico, escultor, violeiro e até ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial". Pracinhas que partiram de Itaquá para lutar nos campos da Itália contra os nazistas. No futebol também temos história... e assim uma história puxa outra. Dos munícipes mais antigos, lá no fundo da memória surge um fato, um caso, um comentário, e aos pouquinhos vamos nos emocionando e nos envolvendo com os relatos. Muitos que se foram ainda continuam contado sua história através de cartas, livros ou construções antigas. Pessoas que sonharam. Pessoas que não podem ser esquecidas...
"O progresso é fruto da união entre as pessoas"
Última revisão /2001-08-06
Agradecimentos: Ao Vinícius pelas fotos
Ao Alexandre e ao Fábio pela edição de Imagem
Aos moradores que colaboraram com nossa pesquisa.
Prof. Marcos
Prof. Moacir
Sobre enigmas, literatura e Ufos: