O SEU PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS


ARTIGO 1 - 5/1/97

SALMONELLA

  • Nome do microorganismo: Salmonella spp.
  • Salmonella é uma bactéria móvel ( exceto S. gallinarum e S. pullorum), não formadora de esporos e pertencente ao grupo das bactérias gram-negativas Este microorganismo está largamente difundido entre os animais , especialmente frango e suinos. Outras fontes incluem a água, o solo, insetos, superfícies de fábricas e cozinhas, assim como fezes de animais, carne crua bovina ou de frango e frutos do mar crus, entre outros.

  • Curso da Doença aguda:
  • S. typhi normalmente provoca septicemia com ocorrência de febre. Outras formas de salmoneloses geralmente produzem sintomas mais leves.

  • Características da Doença:
  • Sintomas agudos: Náusea, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, febre e dor de cabeça. Consequencias crônicas: sintomas relacionados a artrite podem aparecer após 3 a 4 semanas dos sintomas agudos.

    Período de Incubação: 6-48 horas.

    Dose infectante- Geralmente de 15 a 20 células, estando relacionado à idade e estado de saúde do hospedeiro.

    Duração dos sintomas: Os sintomas agudos podem persistir por pelo menos um a dois dias ou mais prolongados, dependendo da pessoa afetada, da dose ingerida e da cepa envolvida.

    Causa da doença: Penetração e passagem da Salmonella do lumem intestinal para o epitélio do intestino delgado, causando uma enterite.

  • Diagnóstico da doença :
  • O diagnóstico pode ser feito através de indentificação sorológica de culturas isoladas das fezes.

  • Alimentos Relacionados:
  • Carne crua, frango, ovos, leite e derivados,camarão, peixe, rã , molhos e saladas,coco, misturas para bolos, sobremesas à base de cremes , pó para gelatina, cacau, chocolate, entre outros.

    Várias espécies de foram isoladas na casca de ovos. Em outros casos, foram verificadas a presença de S. enteritidis na gema dos ovos, sugerindo transmissão vertical, ou seja, contaminação da gema ainda no interior da galinha poedeira.

  • Complicações:
  • S. typhi and S. paratyphi A, B, e C produzem febre tifóide ou paratifóide em humanos. A taxa de mortalidade para febre tifóide é de 10%, sendo menor de 1% para outras formas de salmonelose. S. dublin apresenta uma taxa de 15% de mortalidade nos casos de septicemia em pessoas idosas.

    Reações de artrite pós enterite têm sido demonstradas em aproximadamente 2% dos casos confirmados laboratorialmente, ocorrendo geralmente após 3 semanas da enterite.

  • População Susceptível:
  • Todas as pessoas , em todas as faixas etárias são susceptíveis a doença, mas nas pessoas idosas, bebês e pessoas imuno-deprimidas os sintomas são mais graves, sendo que pessoas com AIDS contraem a doença com índice 20 vezes maior que a população em geral e repetidas vezes.


    PROVEDOR DE INFORMAÇÕES

    Sem tempo para pesquisar e ler a vasta gama de informações que a INTERNET disponibiliza ?

    Para obter informações sobre forma e custo de acesso, via e-mail ou fax, ao resumo periódico das informações mais atualizadas sobre higiene e segurança dos alimentos, incluindo os temas discutidos em mailing lists, newsgroups e sites das mais conceituadas universidades, organizações não governamentais e instituições de saúde e agricultura de todo o mundo, envie e-mail para o autor.


    Esta página estará permanentemente em construção. A todos que de alguma forma possam contribuir para a sua melhoria e crescimento, solicita-se que entrem em contato com o autor.

    Webmaster: Dr Amaury Rodrigues alimonline@oocities.com Para retornar à página principal: Alimentos On Line Home Page

    Retorne à página principal do Geocities: Geocities Home Page Você é o nosso visitante número desde agosto 96