ARQUIVO 

memóriasonline

AG00003_.gif (10348 bytes)

Home
História - 1
História - 2

Novidades
Reportagem
Editorial
Coluna do Ísola
Boletim Filmografia

Acervo
Bibliografia
Arquivo
Links
Créditos
Release

Contatos

mail.gif (4196 bytes)Fale com Memórias On Line

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Originalmente publicado em Outubro de 1998

Renasce a Vera Cruz

As Instalações

O Complexo Vera Cruz é composto por 3 estúdios com cerca de 7 mil metros quadrados de construção num terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados, segundo Ferro. Desses estúdios, dois são maiores ( estúdios A e B) e o terceiro um pouco menor ( estúdio C ).

Os estúdios A e B terão seus tamanhos preservados, serão restaurados e reformados. Ao lado do estúdio A serão construídos três andares, com elevadores, camarins, sanitários, depósitos, salas de figurino, administração, apartamentos, salas de reuniões e área de alimentação.memoria3.jpg (13962 bytes)

Metade do estúdio B terá três andares. A outra metade, cerca de 1,3 mil metros quadrados, onde a área original será mantida vão ser instalados estúdios pequenos para cinema, TV e mixagem, bem com, laboratórios fotográficos e de efeitos especiais e sanitários.

Já o Centro Cultural terá uma sala de cinema para 200 lugares, um teatro com 1000 lugares, a Biblioteca Henfil ( atualmente instalada no Bairro Baeta Neves em São Bernardo ), sala de exposições, um espaço em que serão feitas exposições periódicas do acervo da Vera Cruz e restaurante. Na parte dos fundos dos estúdios, será construída uma cidade cenográfica.

Segundo Admir Ferro, o valor total das obras será de 17 milhões de reais. O governo do Estado já liberou 5 milhões para o início das reformas. O resto virá de empresas estatais estaduais e federais.

Quando questionado sobre a possibilidade de faltar verbas, Ferro não soube se explicar muito bem, mas acredita que verbas não faltarão para um investimento dessa envergadura.

A Volkswagem do Brasil doou ao Centro Cultural 500 mil reais e segundo o secretário outras empresas já se mostram dispostas a colaborar, mas ele prefere aguardar o andamento das obras memoria4.jpg (15585 bytes)acreditando que outras doações virão com o tempo. "Pensamos até em fazer algo como um 0900 para recebermos outras doações", conclui Ferro. O secretário acredita que os munícipes também estão interessados neste projeto e poderão até vir a fazer doações.Os arredores do Complexo Vera Cruz serão ajardinados com plantas e árvores da Mata Atlântica. O plantio das árvores teve início com o ator e diretor de cinema Anselmo Duarte (que concedeu uma entrevista exclusiva para o Memórias) no dia da assinatura do contrato com a construtora encarregada das obras.

O secretário acredita ser possível, uma vez ao mês trazer um artista para plantar uma muda de árvore. Esse plantio seria uma forma de promover todos os meses um evento ligado à Vera Cruz, conta Admir.

O acervo da Cia. Cinematográfica Vera Cruzmemoria2.jpg (16649 bytes) foi retirado da antiga chácara Martinelli em São Bernardo. Alguma peças estão deterioradas e provavelmente não terão como serem restauradas. Outras, serão restauradas com o tempo, mas não se sabe ainda quem fará esse serviço, pois a prefeitura não tem funcionários aptos para isso, essas coisas virão conforme as necessidades, afirmou o secretário. Segundo ele, no momento as maiores preocupações estão por conta das reformas e construções.

* Fotos exclusivas de dentro do Estúdio A, no Pavilhão Vera Cruz. Destaque para o caminhão utilizado por Mazzaropi em seu primeiro filme, Sai da Frente.

• [página 1] • [página 2] • [página 3] •

• [arquivo 1999] •