Qual a solução ?
Feita ou não a simulação, toda a solução passa pelo contato com os seus fornecedores de equipamentos (hardware) e sistemas aplicativos/programas de computadores (software).
Recomendamos o preenchimento de uma planilha/inventário, contendo 5 itens, para que você possa adequar seus sistemas/equipamentos e entrar no próximo século sem sobressaltos:
Item 1- Inventário geral dos problemas: você deverá incluir aqui os seguintes itens:
equipamentos que tenham um processador chips/circuitos integrados embutidos;
planilhas eletrônicas, software de banco de dados, bem como os arquivos de dados gerados ou mantidos por estes programas;
sistemas aplicativos da empresa (folha de pagamento, contas a pagar e a receber), arquivos de dados gerados ou mantidos pelos aplicativos.
Item 2 - Avaliação/Simulação dos programas e equipamentos:
É a hora em que os impactos da correção do problema são avaliados. Por meio de uma análise/simulação detalhada de todos os itens inventariados (microcomputadores, programas de computador, equipamentos com chips/circuitos integrados embutidos) poderão ser determinados quais programas e/ou equipamentos/máquinas deverão ser substituídos ou atualizados.Assim, será possível avaliar o custo da correção do problema. Você deverá descrever neste item os resultados de uma simulação do item inventariado. Mesmo que consiga entrar em contato com o fornecedor/fabricante, você deverá simular o funcionamento deste item para, inclusive, poder argumentar melhor sobre as possíveis falhas. Veja alguns exemplos de simulação a que você poderá submeter seus ítens inventariados:
Teste do BIOS do microcomputador
Teste de sistemas aplicativos
Item 3 Dados do Fabricante e/ou Fornecedor Preencha com:
nome;
telefone e fax;
e endereço internet/e-mail.
Se o item inventariado foi comprado de terceiros, tente contatá-los imediatamente para solicitar informações sobre a possibilidade de seu equipamento ser afetado pelo problema do ano 2000.
Caso a resposta seja positiva, o fabricante/fornecedor deverá lhe indicar quais as medidas a serem tomadas. Mesmo que o fabricante/fornecedor informe que o equipamento não será afetado, é aconselhável solicitar uma garantia por escrito para se precaver contra eventuais problemas. Se você fez uma simulação, informe ao fornecedor/fabricante os resultados encontrados. Caso a empresa fornecedora não exista mais, então o problema é bem mais sério. Neste caso, se confirmado o mal funcionamento, você deve abandonar o seu sistema atual e comprar um novo, que ofereça garantias contratuais contra o bug do ano 2000. A empresa fornecedora do novo sistema/equipamento deverá prestar suporte para fazer a migração de um sistema para outro.
Item 4 - Medidas a serem adotadas Indicar quais as medidas a serem adotadas, recomendadas pelo fabricante/fornecedor. Nessa fase, deve ser considerada quais das alternativas traz a melhor relação custo/benefício para a empresa. Existem algumas opções, como:
utilização de recursos próprios ou de terceiros (veja linha de crédito);
alterar os programas com pessoal interno;
contratar uma consultoria;
substituir os programas de uma vez (o mesmo vale para a parte de hardware).
Item 5 - Elaborar um plano de ação definindo para cada solução apresentada:
prioridades;
custos;
prazos (é notório que os prazos de projetos de qualquer natureza, na sua maioria, nunca são cumpridos, lembre-se que o Bug do Ano 2000 tem data certa para acontecer, e esta data é inegociável);
e os recursos humanos e materiais
Por último, você deverá colocar o plano em ação: a execução deve se dar na seqüência planeje/execute/confira/corrija. Qualquer erro na execução do plano de correção pode aumentar o orçamento reservado para o problema e provocar um estouro nos prazos estipulados.