VRML - Popularizando a Realidade Virtual



Objetos tridimensionais com textura e comportamento colocados em ambientes multimídia interativos, compõem o cenário que é visualizado a partir dos arquivos WRL da VRML97.

Com a VRML foi possível, pela primeira vez, o grande público criar e visualizar incríveis mundos virtuais. Só os vídeo games anteriormente, puderam dar a sensação de estar em um ambiente artificialmente criado. De qualquer forma, estes famosos jogos eletrônicos não permitiam a elaboração de cenários de Realidade Virtual. Havia somente interação com mundos já elaborados por empresas de software e não por hobbystas.

A VRML para chegar ao que é hoje, passou por algumas mudanças desde o seu lançamento pela Silicon Graphics e posterior padronização pela ISO.

A VRML 1.0 era bem primitiva se comparada com a VRML 2.0 e a VRML97. Essa primeira versão da linguagem de modelagem de realidade virtual, só permitia a criação de objetos e ambientes estáticos. A partir da versão 2.0 a interatividade e multimídia ganharam força. A VRML passou a suportar arquivos de script feitos na linguagem Java para dar maior liberdade de criação e ação. A VRML97 é basicamente a 2.0 com poucas melhorias e ajustes.



Abaixo, segue um link para uma tradução livre, feita por mim, para a parte inicial da especificação da VRML97:

ESPECIFICAÇÃO DA VRML97