Eng David M Risnik

Ilustração: TV Philips 20CT6285M/UVO QUE FAZER ...

QUANDO A TV PIFA !

IMPORTANTE: se você é totalmente leigo no assunto , e não tem experiência em eletrônica , o melhor conselho que eu poderia dar é : NÃO MEXA ! Isto mesmo : não tente adivinhar ou menos ainda mexer nos circuitos , pois quase sempre isto agrava ainda mais o problema inicial.

As seguintes orientações são dirigidas aqueles que já conhecem pelo menos alguns conceitos de eletrônica , e estão dispostos a fazer uma avaliação do problema .

Regra 1 : Se você não é um técnico experiênte , N-U-N-C-A mexa nos circuitos com o TV ligado . Recomenda-se que até o cordão de força seja retirado da rêde.Tenha sempre em mente de que existem pontos de alta tensão no cinescópio (MAT = muito alta tensão) , no flay-back , e na fonte de alimentação . Portanto: não se arrisque - um choque elétrico pode causar sérios danos (e até morte) ao ser humano .Mesmo em circuitos atuais que trabalham com baixa tensão (CI's / transistores) , a rêde elétrica esta presente no chassi - na parte "quente" da fonte de alimentação (Hot power supply) . Parte quente subentende-se os estágios que não estão isolados da rêde elétrica . Para localizar este estágio , siga a entrada do cordão de força . Normalmente ali estão presentes os fusíveis , os diodos retificadores , o capacitor eletrolítico de filtro principal e o transformador .Em fontes chaveadas , este transformador possuem tamanho bem menor e é de ferrite.

Quanto ao "Terra" do receptor podemos distinguir duas seções: * o chamado LADO QUENTE do circuito , onde a rêde elétrica esta presente ; * e o chamado lado FRIO - completamente isolado da rêde . Tenha o máximo cuidado ao manipular o lado QUENTE do circuito !

Regra 2: Se por algum descuido , houver derramamento de algum líquido no interior da TV (isto acontece) a primeira providência será desligá-lo (retire o plug da tomada) .Dependendo de aonde se alojam , êles poderão provocar estragos! . O canhão ou pescoço do cinescópio , atinge temperaturas altas quando em funcionamento (filamento do tubo) , e certamente vai "trincar" se tiver contato com liquidos ! Lembre-se: o cinescópio é o componente mais caro do aparelho ! . Caso não seja possível a realização de uma limpeza interna (com o TV desligado !!) , o melhor e aguardar um bom período para que o liquido derramado se evapore (secar totalmente), antes de tentar religar o aparelho. O uso de secadores de cabelo sobre o local úmido também ajuda .

Regra 3: Um poderoso agente causador de problemas é a umidade do ar , que acrescentada a poeira e fuligem , atacam perigosamente sua TV . Quase a totalidade dos receptores atuais utilizam as chamadas Switch Power ou fonte chaveada . O circuito de "partida" deste estágio pode ser comprometido pelo depósito de particulas do ar , provocando "fuga" entre pistas de cobre . Como resultado temos que o TV não parte ! - O que quer dizer ... o TV não parte ? Quando acionamos a tecla "ON" estamos dando uma ordem para que a fonte chaveada seja iniciada - como se fosse o motor de um carro . Se houver algum problema na partida , ela não será acionada , apesar de nosso comando. Já constatei casos em que uma limpeza deste circuito resolveu o problema. (Confie a um técnico habilitado) O depósito de fuligem em circuitos eletrônicos causa diversos problemas de funcionamento.

Regra 4: Cuidado com a "alta tensão do cinescópio" . Mesmo depois de desligado , o anodo do cinescópio pode apresentar carga residual de alta voltagem . Isto mesmo: despois de desligado ! . Portanto se você for fazer reparos internos (sòmente aos técnicos habilitados!) - é uma boa providência descarregar antes de mais nada o anodo do tubo. Para isto providencie um resistor de baixo valor (p.ex: 1000 ohms - 1W) conectado entre fios com garras. Um dos extremos conecte ao chassi (terra do circuito) e o outro conecte a uma chave de fenda com cabo de boa isolação e aproxime ao terminal elétrico da "chupeta" - Foto: seta vermelha. Repita esta operação por algumas vezes para garantir a descarga total .

Ao manipular com Altas Tensões , mantenha sempre uma das mãos afastada do chassi - Evite que um choque acidental percorra o seu corpo de uma a outra mão .

O QUE ACONTECE QUANDO:

Eu ligo a TV em rêde elétrica errada !

Caso seu aparelho seja do tipo FREE VOLTAGE , nada acontecerá , pois os circuitos aceitam valores que normalmente cobrem de 90 a 240 volts. Nos outros casos , existem duas situações: a) se o receptor está selecionado para voltagem de 220V e for conectado a rêde de 110V - nada deverá acontecer de errado , a não ser o seu não funcionamento. Mas se o receptor estiver selecionado para voltagem de 110V e for conectado a uma rêde superior (p.ex: 220V) , haverá certamente danos , além do fusível de entrada queimado . O primeiro estágio a receber esta sobrecarga são os diodos retificadores da rêde e o capacitor eletrôlitico de filtro . Normalmente a queima destes diodos é inevitável ! Os diodos retificadores ou ponte , são os elementos de entrada que transformam a corrente alternada em corrente contínua . Nos aparelhos que utilizam transformadores de tensão de entrada , este componente também poderá ser danificado . Portanto , nestes casos não basta a substituição do fusível , é necessário inspecionar os demais componentes . E por falar em fusível - Atenção: nunca coloque fusíveis que suportam correntes maiores do que a especificada ! ... o estrago será maior . Os fusíveis estão ali para PROTEGER - seja esperto - não destrua esta proteção .

A TV não dá nenhum sinal de vida quando é ligada !

Normalmente este problema é causado por algum problema na fonte de alimentação. Porém sempre é bom confirmar se existe a tensão de entrada alimentando o circuito . Desde o plug do cordão de força até a entrada do circuito , a alimentação de rêde normalmente atravessa: a chave master principal (liga-desliga) e os fusíveis de proteção . Qualquer interrupção neste circuito causará o problema mencionado.

Ainda existe uma segunda opção que pode causar sintomas desta natureza. Se algum estágio do receptor apresentar consumo muito acima do normal (por exemplo curto-circuito) , a fonte de alimentação será bloqueada automáticamente ! Nestes casos é preciso identificar qual o estágio problemático que está travando a partida da fonte.

A imagem não tem côr em qualquer canal sintonizado

Uma imagem colorida é o resultado da sobreposição de duas informações : luminancia e croma. Os estágios de luminancia processam a imagem monocromática (preto e branco) enquanto que os estágio de croma processam o sinal de côr . É possível algum problema no estágio de croma causar o defeito acima citado (ausencia de côr) .

Saiba identificar alguns componentes:

Fly-Back : é o nome que se dá ao transformador de saída horizontal (núcleo de ferrite) . Este transformador , além de fornecer o sinal para a deflexão horizontal do feixe no cinescópio , fornece tensões de alimentação auxiliares ao circuito . Fornece também a principal alimentação do cinescópio : a MAT = muito alta tensão (aprox 15.000 volts.) Foto: seta amarela. Veja matéria exclusiva sobre o Fly-back e Yoke.

Yoke: é a bobina defletora de feixe que envolve o canhão do cinescópio . Ali estão alojadas dois conjuntos de enrolamentos: o defletor horizontal e o defletor vertical . Foto: seta azul

Placa do cinescópio: é a placa que contém o soquete do cinescópio , e normalmente aloja os circuitos de saída de video RGB .

Final: Se você teve alguma experiência interessante com a eletrônica , escreva-nos para que seja divulgada em nossa seção . E-mail

Index

 

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Obrigado pela visita !