Video Cassete Recorder

Ampliação de uma conjunto de cabeças de video (par) montadas no cilindro

2 - 4 - 6 CABEÇAS ?

O QUE É ISTO AFINAL !

Autor: Eng David Marco Risnik

Tira dúvidas

Index * * E-mail

Continuação

Cabeças magnéticas - uma breve descrição: cada cabeça é constituida por uma bobina (algumas espiras) acopladas a um núcleo de ferrite com um "gap" (abertura) por onde as variações magnéticas são captadas (ou emitidas) . Este conjunto "minúsculo" deve ser perfeitamente (microscopicamente) alinhado (altura , posição e ângulo) com o cilindro . Podemos creditar aí boa parcela da qualidade final da imagem ! Equipamentos robotizados e microscópios eletrônicos é que possibilitam realizar estas tarefas . Um transformador rotativo (vide figura da página anterior) acopla o sinal elétrico entre as cabeças (que giram) ao circuito externo. Uma verdadeira obra de arte da engenharia eletro-mecânica !

Mas , voltando ao nosso tema principal , deixe-me mostrar qual a influência da largura de pista em modo play: a cabeça de vídeo deve manter um bom contato (mecânico) com a fita magnética para permitir que o sinal de uma pista seja "induzido" na bobina atravéz do gap da cabeça . Agora veja: quanto maior for a largura de pista , maior será a indução magnética e conseguinte maior será o sinal elétrico captado ,óbvio . O inverso também é verdadeiro : larguras de pista de vídeo bem reduzidas (como no sistema VHS) produzem BAIXOS níveis de sinal de saída ! Por conseguinte - maior RUÍDO. O ruído está presente em qualquer circuito , portanto devemos sempre que possível trabalhar com sinais fortes , para impedir que o ruído mascare-o (relação ruido/sinal - noise/signal). Pois bem : este é um dos pontos fracos dos VCR's - o RUÍDO . Uma outra caracteristica que foi também bastante sacrificada foi a RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - que no fundo se traduz em nitidez da imagem. Quanto mais alta frequência uma imagem puder responder , melhor ela será de definição. Nos VCR's infelizmente (ou felizmente - se não eles não existiriam !) esta resposta de video foi reduzida a aproximadamente 2 Mhz contra os quase 4.3 Mhz da Tv. Apesar de todas estas limitações , o VCR ainda é a melhor opção econômica para se gravar e reproduzir sinais de audio e vídeo.

Mas e as cabeças : 4 , 6 : aonde é que entram ?

Calma , estamos a um passo deste assunto. Já falei que qualquer vídeo opera sempre com 2 cabeças (esta foi a proposta inicial do VHS) . E já falei também do modo SP ou 2 horas de gravação = as pistas de video reservadas com 58 microns e as cabeças com um pouco menos ( 30 microns) para possibilitar banda de segunrança de 28 microns (espaçamento entre pistas) . Percebeu-se logo que estas bandas de segurança poderiam também ser "sacrificadas" - tudo em prol do usuario doméstico. Com isto vieram os modos de gravação em 4 e 6 horas , batizados com varios nomes , entre êles o SLP (Super Long Play) e EP (Extended play) . O que já era pobre em SP tornou-se sabe lá o que em SLP ou EP. Enfim , economizar fita (nos tempos em que ela ainda era cara) valeria a pena. Como isto foi conseguido: primeiro a velocidade de deslocamento da fita foi reduzida (1/3) - produzindo um "encavalamento" monumental de pistas - técnicamente chamado de overlaping , e para minimizar este efeito reduziu-se ainda mais a largura do cabeçote de gravação ! (pistas com menores larguras podem ser mais compactadas).

Eeepaa , pera ai: quer dizer que por causa deste "@#%&>!" EP , que obrigou a reduzir ainda mais a largura do cabeçote e prejudicar ainda mais o sinal , aqueles que quiserem operar em SP saíram prejudicados ? F E L I Z M E N T E não ! A mágica foi colocar ao lado (bem ao lado) de cada cabeça de 30 microns , uma segunda cabeça que melhor desempenho teria em velocidades reduzidas . Pronto já temos aí os vídeos de 4 cabeças: 1 par de cabeças para velocidades normais (com largura de pista padrão) e 1 par de cabeças para as chamadas velocidades MULTI-SPEED (com largura de pista menor) . O que se fez foi melhorar a performance das cabeças para cada tipo de velocidade , e com a ajuda da evolução técnica dos circuitos , muito do ruído foi minimizado. Mas não para por ai: um dos grandes "features" do VCR é a parada de cena "Still" ou "Pause" . Lembram-se das barras de ruído dos primeiros videos (2 cabeças) quando entravam em pausa ? hoje não temos mais este probleminha . Graças a este novo PAR de CABEÇAS , veja como funciona: quando eu aciono Pause , a fita (o capstan) para de correr e as cabeças de vídeo varrem (scan) sempre uma mesma pista. Muito bem: acontece que a inclinação desta pista é diferente nesta nova condição (fita parada) pois ela foi traçada com a fita em movimento (helicoidal) - resultado: por melhor que seja o tracking (sistema eletro-mecanico que centraliza a varredura das cabeças com as pistas de vídeo) sempre haverão trechos em que esta coincidência não seja perfeita - este é o fato característico que gera as famosas barras de ruído em "still" (perda do sinal captado). Vejam a mágica: a interface (CI) que atua como driver entre cabeças e circuito , fornece outros sinais de contrôle de grande importância para os novos vídeos de 4 ou 6 cabeças: um deles é o chamado "envoltória" - que representa o sinal de vídeo (portadora deste sinal em FM) retificado e filtrado , tornando-se um nivel DC que traduz a cada instante a AMPLITUDE do sinal captado. Com esta informação , o microprocessador do circuito pode corrigir o posicionamento (tracking automatico) buscando sempre obter o máximo de envoltória. Um outro sinal de contrôle importante está relacionado com os pares de cabeças: êle realiza a cada instante uma comparação entre um jogo do cabeças ativa (aquelas que estão varrendo a fita naquele instante) e aponta para qual das duas esta obtendo o melhor sinal ! Com esta informação , em modo "Still" o microprocessador pode selecionar sempre o melhor sinal , e pronto: acabaram-se as barras de ruído !

Com o progresso obtido na imagem , nada mais justo do que se tratar do som também . Foi o que nos trouxe os chamados vídeos Stereo e Hi-Fi . Ao invés das cabeças de áudio tradicionais - semelhantes ao sistema de gravação linear dos mini K7 - os videos Hi-Fi utilizam também o sistema helicoidal para gravação do áudio . Um par de cabeças de áudio - ligeiramente deslocadas em relação as cabeças de vídeo - imprimem na fita (coitada da fita) uma portadora em FM (aprox. 1.3 Mhz) que contém a informação em stéreo (dois canais) do áudio. Observe que as cabeças de áudio também foram colocadas no cilindro. Este processo é chamado de profundidade de gravação , e possibilita uma perfeita separação entre os sinais de vídeo e áudio . Em modo Play , o sinal de áudio , é remontado - pois está em "pedacinhos" de 60 Hz e demodulado pelo estágio de FM . Alguns vídeos apresentam um "ronco" típico do não alinhamento na remontagem deste sinal de áudio ( 60 Hz) - Nem tudo é perfeito , certo ? Já temos aí um VCR c/ 6 cabeças - 4 de vídeo e 2 de áudio.

Para concluir : os engenheiros animados com a evolução dos vídeos , e tendo como aliado o avanço da micro mecanica permitindo a contrução de cilindros cada vez mais aperfeiçoados , bolaram o chamado FLY- ERASE . Seria a borracha voadora ? Não , não , este sistema modificou a forma de limpar a fita antes de processar uma nova gravação . Nos tradicionais videos de 2 ou 4 cabeças , a cabeça apagadora - também conhecida pelo nome de Full Erase - pois ela não perdoa - apaga TUDO : áudio e video , posicionava-se perpendicular a entrada da fita . E dai? Dai que , por ser o traçado das pistas em diagonal , apagá-las de modo perpendicular sempre deixa "restos" de pistas ativos . Você percebe isto (nas emendas de fita ou inicio de novas gravações) uma espécie de turbulência subindo a tela lentamente - especialmente visualizado nas cores ! - quando termina a emenda - ela some . Isto também já é coisa do passado nos videos com Fly Erase: as cabeças apagadoras (sempre em pares) estão agora no cilindro (coitado do cilindro) e permitem apagar pista por pista no seu exato trajeto ! ! ! ! ! !

Para finalizar: coitada da fita (aloja tantos sinais que quase não tem mais espaço pra nada) , coitado do cilindro (a cada momento inventam novas cabeças pra ele girar) e por que não, coitado do usuário: compra hoje um vídeo com "tantas" cabeças e fica sabendo amanhã que já existe o video de "mais" cabeças ou pior ainda , Video Disk - que reproduz imagens bem mais nítidas . Mas ... não esquente a CABEÇA , pra você ela é unica !

Ah : de tanto falar em fita , que tal dar um passeio por dentro de seu cartucho ? Dê uma espiadinha na matéria sobre fitas- onde , atendendo a pedidos de leitores , mostro algumas dicas sobre como proceder para abrir limpar e fechar um cartucho VHS - sem danificar nada .

 

Espero ter contribuido para transmitir algo de importante a você. Comentários críticas e sugestões serão sempre bem recebidos.

 

 

 

This page hosted by Get your ownFree Home Page