Centro de Análises Têxteis

Tecidos Planos

6º) - Passamento dos fios nas puas do pente do tear.

  1. A numeração dos pentes, principalmente em tecelagens de algodão, varia geralmente entre 12 a 45 puas por polegada. Dentro deste limite procuraremos fazer o passamentos fios. Entende-se por passamento o número de fios colocados em cada pua do pente. A pua é o espaço entre as laminas do pente.
  2. Para que o passamento dos fios, não venha a prejudicar a operação de tecimento tão pouco causar defeitos no tecido (riscos) é preciso considerar os seguintes fatores:

  3. Os passamentos mais comuns em tecidos de algodão são 2, 3, 4 fios por pua. O passamento de 2 fios por pua é o mais comum em tecidos que a densidade de tramas e urdume são iguais, já os passamentos de 3 e 4 fios por pua são mais utilizados nas ourelas ou em tecidos que a densidade do urdume é maior que as das tramas.
  4. No exemplo que estamos acompanhando o passamento será de 3 fios por pua.

7º) - Determinação do número do pente do tear.

  1. O número do pente é dado:

  2. Usaremos para os nossos cáculos ( tecido de algodão) a numeração em duas polegadas. Neste caso o número do pente será dado pela quantidade de puas existentes em 2 polegadas.
  3. Usaremos a seguinte fórmula para determinar o pente:

8º) - Determinação do número de puas a serem ocupadas.

  1. Conhecendo-se o número do pente podemos então determinar o númro total de puas que vamos utilizar através da fórmula:

9º) - Determinação do número de puas para as ourelas do tecido.

  1. As ourelas dos tecidos, tem grande importância nas operações de tecimento e de beneficiamento dos tecidos. As ourelas podem variar o seu tamanho entre 1/4" a 3/4", conforme o tecido a fabricar e o seu uso, entretanto a largura mais usada é de 3/8" (aprox. 1cm) para cada lado, e será com esta medida que proseguiremos o nosso exemplo.
  2. Cada tecido possui duas ourelas, uma em cada lado do tecido(fig.5).


    Figura 5
  3. A ourela deve ser bem resistente, para resistir aos processos de tecimento e beneficiamento. Quando temos um fundo do tecido pouco resistente ou tecidos extremamentes finos, utilizamos um passamento por pua maior nas duas ourelas para que a mesma fique então mais resistente. Os entrelaçamentos mais utilizados são:

  4. Para determinarmos o número de puas de cada ourela, utilizamos a seguinte fórmula:

10º) - Determinação das puas do fundo do tecido.

  1. Para determinarmos o número de puas do fundo do tecido, usaremos a seguinte fórmula:

11º) - Determinação dos títulos das tramas e urdume.

  1. Retiramos vários fios com um determinado comprimento no sentido da trama e do urdume, para serem pesados em uma balança de precisão. O resultado do peso destes fios aplicados as fórmulas de conversão de títulos, nos fornecerão o título de cada tipo de fio.

Página anterior Próxima página

1999/2000 - Copyright Richard Emil Schultz - Todos os direitos reservados

Última Atualização - 09/05/2000