Você conhece Raymond Queneau ?
Como disse Lacan no Seminário V, "é um poeta que introduziu em sua prosa, assim como nas formas mais poéticas, a dimensão de um espírito especialmente dançarino que habita sua obra, e brinca mesmo quando fala de matemática, pois ele é também um matemático".
Exercícios de Estilo é um livro que considero iteressantíssimo para os estudiosos desse animal chamado "homem" que constrói cultura que o constrói e que tem a possibilidade e a obrigação de ter "estilo". Que carrega o que não sabe de si nos gestos, nas formas, nas palavras.
Reescutando a mesma "historinha" 99 vezes, percebemos que o enredo é o menos importante e o deleite do leitor se dá graças à maneira de contar de cada personagem-narrador que se nos apresenta apenas por um estilo.
E o analista, escuta a historinha ou o estilo? E o paciente, se apresenta pelo conteúdo ou pela maneira de contar?
Traduzi apenas alguns desses 99 estilos e gostaria que esse aperitivo servisse para convidar o leitor a procurar a obra, a pensar sobre seus próprios estilos e a, quem sabe, reescrever a historinha com um estilo diferente. Já temos encomendas para o estilo psicológico e para o lacanês. Pessoalmente, eu gostaria de ver como ficaria sob a forma de matema .
Bem, aí vão 6 dos 99
Polá Scalzo
01/março/1999