Home Up Feedback Contents Busca

Maddog
Back Home Next

 

 

Up

FOR IMMEDIATE RELEASE

Licenças da MS serão mais caras para quem atualiza pouco

Sexta-feira, 11 de maio de 2001 - 17h45

SÃO PAULO - A Microsoft anunciou, ontem, um novo programa de licenciamento de software, que inclui a opção de uso por assinatura por clientes corporativos.

O programa, que começa a valer mesmo a partir de 1.º de outubro, vai incluir novas formas de atualização de programas, licenciamento de ferramentas de administração pela web e vai ser aberto a um maior número de empresas.

A idéia, de acordo com a declaração de Bill Henningsgaard, vice-presidente mundial de licenciamento e preços da Microsoft, no site da companhia, é oferecer flexibilidade, poder de escolha e simplicidade aos clientes.

"Os clientes poderão optar por um tipo de licença específico para suas preferências - seja uma aquisição de licenças por máquina ou para toda a empresa, com direito permanente de uso ou não, ou mesmo registro simples para clientes empresariais que queiram adquirir licenças de produtos e suporte ao mesmo tempo", afirmou.

De acordo com o The Wall Street Journal, o novo sistema vai sair mais caro para uma minoria de clientes da Microsoft - principalmente para aqueles que fazem atualizações menos freqüentes de programas populares como o Windows ou o Office.

"Empresas que realizam atualizações a cada três ou quatro anos terão um acréscimo de 22% a 70% em seus custos com software", afirmou ao WSJ o analista Chris Le Tocq, da Guernsey Research.

Para o jornal, a gigante do software adotou este novo modelo de licenciamento por ver o crescimento cada vez mais lento de suas vendas, uma vez que as empresas não se interessam por novas versões de programas que não tragam mudanças significativas.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

MP3.com tem nova forma de vender música: netCDs

Sexta-feira, 11 de maio de 2001 - 11h27

SÃO PAULO - O MP3.com lançou ontem um novo serviço para os internautas comprarem música na web. Batizado de netCD, vai funcionar com dispositivos conectados à internet.

Ao comprar um netCD - os preços, taxados pelos próprios artistas, vão desde 3,99 até 30 dólares - o usuário o terá automáticamente armazenado no serviço My.MP3.com, onde as músicas podem ser convertidas para o formato MP3 e baixadas para o disco rígido. A partir daí, é só decidir entre queimar um CD ou, com a ajuda do serviço Transfer2Device, gravar as músicas em um dispositivo móvel.

Para entrar no MP3.com, clique aqui.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

faz campanha para popularizar internet no Brasil

Sexta-feira, 11 de maio de 2001 - 11h19

SãO PAULO (Reuters) - O Comitê pela Democratização da Informática (CDI) anunciou durante a entrega do iBest uma campanha para arrecadar modens e linhas telefônicas para ampliar os serviços comunitários da entidade, voltada para levar a informática a comunidades carentes.

Chamada de Internet para Todos, a campanha quer sensibilizar os empresários e empresas pontocom para doarem equipamentos para conectar todas as 252 escolas de informática do CDI espalhadas pelo Brasil.

"Queremos articular parcerias com companhias telefônicas para levar linhas para nossas escolas", disse o diretor-executivo do CDI, Rodrigo Bagio.

Segundo Bagio, a campanha Internet para Todos quer arrecadar modens com pelo menos 14400 de velocidade e fazer parcerias com provedores de acesso à internet para que pelo menos metade das escolas da entidade - que atendem 75 mil alunos - sejam conectadas à rede até o fim do ano.

Além da Internet para Todos, o CDI - www.cdi.org.br - lançará no dia 29 de maio, em parceria com a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham), outra campanha para arrecadar até novembro 5 mil computadores. No ano passado, a iniciativa arrecadou em 2 meses e meio 900 máquinas.

A CDI é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que desde 1995 desenvolve um trabalho em 17 estados para popularizar a informática. Todos os alunos estudam de graça.

Senac tem nova oficina de informática para terceira idade

Sexta-feira, 11 de maio de 2001 - 19h26

SÃO PAULO - Com o nome de Informática para a Maturidade, o Centro de Educação em Informática do Senac de São Paulo abriu novas oficinas e cursos para pessoas da terceira idade que queiram aprender ou aumentar seus conhecimentos na área.

As aulas começam ainda este mês, tratando desde o uso do mouse até os segredos do Windows. Para quem quer as primeiras noções de computação, as oficinas, com três horas de duração cada, falam sobre como enviar e receber e-mails, utilizar o scanner, produzir apresentações em PowerPoint ou utilizar os recursos do processador de texto. No total, são dez diferentes oficinas, com preço médio de 35 reais cada.

Quem já estiver mais familiarizado pode optar por um dos cursos oferecidos: Word 2000, Excel, Internet e PowerPoint. A carga horária de cada um varia entre 12 e 15 horas, e o preço é 165 reais, que podem ser parcelados em três vezes. Mas, para participar, é preciso ter pelo menos 45 anos e ter concluído a quarta série do ensino fundamental.

Para maiores informações, entre no site do Senac-SP.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

MTV coloca no ar i.Clip de Cássia Eller

Terça-feira, 15 de maio de 2001 - 14h52

SÃO PAULO - Fãs da cantora Cássia Eller já podem conferir no site da MTV um clipe exclusivo da música Segundo Sol, feito para a internet.

O i.Clip é uma animação em Flash criada pelo designer do site da MTV Márcio Pulga, tendo como base imagens gravadas durante o show que deu origem ao Acústico MTV.

Além do i.Clip, Cássia Eller ganhou uma página especial, com making of do Acústico, trechos de músicas, bastidores, fotos e entrevistas com a cantora, músicos e participantes do programa.

Para ir direto à página do Acústico Cássia Eller, clique aqui.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

Pássaros já podem cantar no telefone celular

Terça-feira, 15 de maio de 2001 - 14h29

HELSINQUE (Reuters) - Usuários de telefones celulares na Finlândia estão promovendo uma nova mania: o download de tons de alerta semelhantes ao canto de pássaros.

A Birdlife Finland, uma associação de amantes das aves, lançou no mês passado cantos de pássaros que já foram comprados por 20 mil usuários.

"Eu queria um tom pessoal para o meu telefone", disse o gerente da Mobile Avenue, companhia que produz os sons para a Birdlife, Raimo Kurki. "É por isso que eu comecei a pesquisar quais os sons que seriam possíveis de desenvolver."

Cada tom custa 0,74 centavos de dólar para ser baixado do site http://www.birdlife.fi. Parte do valor arrecadado com a venda dos downloads é destinada à preservação das aves selvagens.

O tom mais popular é do pintassilgo e em segundo lugar vem o canto do rouxinol.

 

Consoles serão o centro das atenções na E3

Terça-feira, 15 de maio de 2001 - 14h20

SÃO PAULO - A E3, a maior feira de games do mundo, começa na próxima quinta-feira (17) tendo como grandes estrelas os consoles de 128 bits Xbox, GameCube e PlayStation 2.

O maior destaque do evento, que se realiza em Los Angeles até o próximo sábado (19), deve ser o Xbox, da Microsoft. A empresa vem trabalhando duro nas últimas semanas para garantir o sucesso da apresentação da versão final do console na E3. A expectativa é grande para o anúncio de detalhes como o preço do Xbox, a data oficial de lançamento (previsto para o final desse ano) e os títulos que estarão disponíveis assim que o console chegar às lojas.

A expectativa também é grande em torno da apresentação do GameCube, o console da Nintendo que vai substituir o Nintendo 64. O GameCube, que teve seu lançamento adiado de setembro para novembro, comparece com os jogos Resident Evil 0 e Rogue Squadron 2.

Já a Sony, dona do console PlayStation 2, que por enquanto domina o mercado, vai aproveitar o evento para revelar sua estratégia para games online e apresentar uma batelada de títulos novos.

Segundo os organizadores, serão apresentados durante a feira nada menos que 750 novos títulos de games online, para computadores e para consoles.

Airton Lopes, de INFO Exame

Empresa desenvolve monitor de cristal líquido 3D

Segunda-feira, 14 de maio de 2001 - 16h07

INGAPURA (Reuters) - A companhia neozelandesa Deep Video Imaging (DVI) anunciou o desenvolvimento de monitores de computador que simulam imagens em três dimensões. A empresa investiu 3,5 milhões de dólares no desenvolvimento do dispositivo.

A ilusão é criada com a sobreposição de múltiplas camadas de telas de cristal líquido, que dispensam a utilização de óculos 3D.

"Nunca vimos nada que chegasse perto dos monitores DVI", disse Fong Yew Chan, engenheiro do Instituto de Computação de Alta Performance de Cingapura, que está auxiliando a empresa neozelandesa no desenvolvimento da tecnologia.

Várias dificuldades técnicas tiveram de ser eliminadas para que o monitor funcionasse adequadamente. Uma delas foi o efeito de arco-íris que aparecia quando da sobreposição de duas telas de cristal líquido, além do reflexo mútuo.

Os novos monitores, mais finos dos que os tradicionais de tubo de raios catódicos, são compatíveis com todos os sistemas operacionais. A empresa quer produzir os aparelhos, mas espera também licenciar a tecnologia para outros fabricantes.

 

Nokia usará Linux em console de videogame

Segunda-feira, 14 de maio de 2001 - 18h50

SÃO PAULO - A fabricante de celulares Nokia revelou que pretende usar o sistema Linux num console de videogame para competir com o Xbox, da Microsoft.

A Nokia está criando o console em conjunto com a americana CollabNet, que presta consultoria no sistema Linux. As duas empresas lançaram hoje um site voltado para desenvolvedores do chamado OST (Open Source Terminal).

Segundo a Nokia, esse é o primeiro passo na criação de um padrão aberto para entretenimento doméstico baseado em IP. O site deverá servir de ponto de encontro para a comunidade de programadores que usam tecnologias abertas como Linux, Xfree86 e Mozilla para a criação de games e aplicativos de entretenimento.

O objetivo da empresa finlandesa e da CollabNet ao criar o site é estimular a produção de jogos para o console. Não cairiam assim na armadilha de lançar um videogame com poucos jogos disponíveis.

O primeiro console baseado na tecnologia se chamará Media Terminal (MT) e, além de videogame, terá funções de MP3 player e permitirá o acesso à internet. O produto será apresentado na E3, a maior feira de games do mundo, que começa quarta-feira nos Estados Unidos. As empresas prometem que o MT chegará às lojas européias e americanas ainda este ano.

Giuliano Ventura, de INFO Exame

 

Mergulhadores sul-africanos mostram fóssil vivo na web

Segunda-feira, 14 de maio de 2001 - 17h52

JOHANESBURGO (Reuters) - A era paleozóica encontrou a internet na segunda-feira, quando mergulhadores sul-africanos filmaram um celacanto - um antigo peixe ossudo - a mais de cem metros de profundidade e enviaram as imagens para a rede mundial de computadores.

"Encontramos um adulto de cerca de 1,3 metros e filmamos durante cinco minutos", disse o chefe da expedição, Pieter Venter, em entrevista à Reuters por telefone na baía de Sodwana, nordeste a África do Sul.

"Foi fantástico, pois estávamos ficando um pouco nervosos depois de quatro dias de buscas, e encontramos três deles a cem metros de profundidade", disse Venter. "A visibilidade e as condições eram ótimas e vamos voltar na terça-feira à mesma área."

Os celacantus habitam os oceanos há cerca de 400 milhões de anos. Acreditava-se que estavam extintos há muito tempo, quando um foi pescado na costa da África do Sul em 1938. O peixe empolgou o mundo científico e foi considerado uma das maiores descobertas da zoologia no século 20.

Em outubro do ano passado, pela primeira vez um mergulhador - o próprio Venter - observou o peixe em seu habitat natural, em Sodwana.

A profundidade permite que uma pessoa fique apenas 12 minutos submersa, e a volta à superfície leva cerca de duas horas, por causa das paradas para descompressão.

Em novembro, um cinegrafista que filmava o peixe morreu ao voltar à superfície sem a descompressão adequada. Foi a segunda de três mortes relacionadas à busca do celacanto sul-africano.

As imagens estão disponíveis no site www.world-stream.com - mas é preciso se cadastrar.

 

'Maddog' prevê fim da Microsoft
Diretor da Linux International diz que modelo da MS não vingará
André Santoro, do TCInet
16h06 - 9/5/2001 Bill Gates diria que o diretor executivo da Linux International, John 'Maddog' Hal, merece o apelido que já foi incorporado ao seu nome. Com palavras bem pronunciadas e sem alterar o tom de voz, um dos gurus mais respeitados da comunidade Linux disse mais uma vez, durante palestra na Linux Expo, que o modelo de negócios da Microsoft está se esgotando.

"O modelo corporativo de desenvolvimento de sistemas operacionais da Microsoft, baseado na venda de licenças e na propriedade do código fonte, simplesmente não é adequado ao crescimento mundial da utilização de recursos tecnológicos", disse o executivo. A briga é antiga - o primeiro projeto de código aberto começou a ser discutido no ano de 1969, bem antes do surgimento do primeiro PC -, mas Maddog tem argumentos para prolongá-la. "O fato é que uma única empresa não conseguiria sustentar sozinha todo o universo de usuários de microcomputadores", alfineta.

A adoção de sistemas de código aberto, segundo ele, vem crescendo regularmente nos últimos anos. "Hoje, já temos PDAs e supercomputadores rodando Linux. E a comunidade open source já conta com centenas de milhares de colaboradores registrados", conclui.

A espanhola Endesa, a quarta maior companhia elétrica do mundo, começa em agosto os primeiros testes de acesso à Internet através da tecnologia PLC (Powerline Communications) na América Latina, apurou o Canal Web.

A primeira cidade a servir de prova para o serviço que utiliza a rede elétrica para prover acesso à Web em banda larga é a capital do Chile, Santiago. Desde julho de 2000, a Endesa faz testes em Barcelona e Sevilha, na Espanha. O número de domicílios em que o serviço vem sendo testado pode chegar a dez mil no país. A velocidade do PLC é superior ao de uma linha DSL e tem como base 2 Mbps.

Os primeiros testes na América Latina devem terminar em dezembro. A Endesa pretende levar o serviço para todos os países em que mantém participação acionária como o Brasil, onde a empresa controla a Cerj e a Coelce, companhias de eletricidade do Rio e do Ceará, respectivamente.

O acesso à Internet pela tomada começou a ser testado este mês no Paraná depois que a distribuidora estatal local fez acordo de cooperação com o grupo alemão RWE.

A tecnologia testada pela Endesa também vem sendo utilizada por outras companhias na Europa, Estados Unidos e Asia, como a Korea Electric Power Co. Para a consultora Arthur D. Little, em 2005 a tecnologia Powerline já terá tido ampla difusão sem problemas de interferência, com frequências já disponíveis e determinadas e aplicada em larga escala para serviços de multimídia, telemedição, automatização corporativa e residencial, além de segurança.

Segundo estudo da Arthur D. Little, o PLC promete ser o meio mais eficiente de acesso à Web. Seu principal desafio, no entanto, é eliminar interferências no sinal devido ao ruído de linhas, a interrupção na comunicação por causa do desbalanço de carga e a dificuldade para controlar sinais.
14/05/2001 - 15:01:38


 

Last modified: maio 27, 2001