Fevereiro de 2005
Ver notícias de: Janeiro; Fevereiro; Março.
01/02: Hoje internei no SOCOR no quarto 1.008. Meu irmão está ficando como meu acompanhante. Tomei várias drogas preparativas para o procedimento, basicamente são antinflamatórios e bactericidas. Um dos remédios (hidantal) dá "o maior barato", em alguns casos pode chegar inclusive a dar alucinações. Estou sendo super bem recebido e tratado. Amanhã vou começar a quimioterapia.
02/02: Apenas hoje consegui estabelecer conexão com a internet, desculpem não ter atualizado o site ontem. Não dormi nada de ontém para hoje, efeito colateral do remédio e também da equipe de enfermagem que tinha de me dar remédio de duas em duas horas. Durante a quimioterapia o fabuloso cateter de Hickman deu problemas e usei o meu antigo, e provelmente ficará desse jeito.
03/02: Realizaram um teste hoje no cateter de Hickman e parece que ele fraturou ou está furado, portanto, inutlizado. O resto da quimioterapia será feito no cateter totalmente implantando que tenho.
04/02: Retiraram o cateter de Hickman. Meu irmão foi substituido por minha mãe como acompanhante no hospital. A baixa de resistência ja está atacando, apareceram quatro pontos de micose em mim. Hoje foi o terceiro dia de quimioterapia, metade dela já foi. Estou bem, um pouco cansado, mas bem. Também foi aniversário de um grande amigo meu, parabéns Helinho!!
05/02: O dia foi bem tranqüilo. Estou tendo um pouco de problemas com a cozinha, mas irei conversar com a nutricionista. Eles insitem em me mandar frituras e alimentos pesados, ideais para causar náusea e vômito em pacientes de quimioterapia. Comecei a assistir o fabuloso épico Senhor dos Anéis em versão estendida, são onze horas e meia de filme e mais umas cinqüenta horas de extras e documentários. Meus exames de sangue ainda estão em níveis aceitáveis e gostaria de fazer um agradecimento pelo atendimento imediato ao meu pedido de doação de sangue, MUITO OBRIGADO! Fiquei emocionado com toda ajuda que estou recebendo.
06/02: Importantes melhoras, finalmente achei uma comida boa no hospital: a sopa de batata. Foi um achado na hora certa, porque os médicos já queriam entrar com complemento alimentar. Consegui assistir todo o material pertinente a Sociedade do Anel, o primeiro filme da triologia; amanhã começarei com As Duas Torres. Hoje é uma data muito importante, além de ser aniversário de meu amigo Leo, também é o aniversário da minha gatinha Lili, que está fazendo um ano.
07/02: Já assisti todos os filmes do Senhor dos Anéis, agora são os extras que faltam. Devido a um erro de cálculo na minha medicação ganhei mais um dia de quimioterapia, para compensa-lo, mas a data de infusão de células tronco continua no dia 10, quinta-feira, meu aniversário. Hoje me colocaram para passear pelo Hospital, foi muito instrutivo, vários pontos de fuga descobertos e devidamente analisádos. Hoje foi aniversário de meu amigo Rafael Gallo, parabéns!!
08/02: Minha última sessão de quimioterapia foi hoje, daqui a pouco as 21:00 vão retirar o soro do cateter e estarei livre! Amanhã descanso para na quinta feira receber minha medula de volta!
09/02: Hoje estou descansando, acordei tarde, fiz um alongamento para soltar a musculatura. E para variar, hoje tive um almoço digno de um rei! Minha avó preparou um prato para mim com o maior cuidado, muito obrigado, estava delicioso. É bom variar da comida de hospital.
10/02: Já fui transplantado!! Tudo correu bem, o procedimento foi simples e demorou apenas 35 minutos. Ligaram as bolsas que contém as células tronco em meu cateter e deixaram correr. Agora estou exalando um cheiro doce, é o conservante das células tronco que está sendo eliminado por meu suor e respiração. O médico quer ver se eu bato o recorde, que atualmente é de 9 dias, e saia do hospital em apenas 8 dias, vamos ver se consigo. Meu almoço hoje foi muito gostoso, também preparado por minha avó, macarrão a parisiense. Hoje é meu aniversário, mas não estou fazendo mais 24 anos, e sim 0 anos. Resetei minha contagem. Prometeram-me docinhos mais a tarde e um bolo também. Parabéns ao Beloni por seu evento natalício, que acontece nessa data.
11/02: Estou com praticamente nenhuma reação à quimio ou ao transplante, a equipe médica está bem feliz com isso. A única coisa que apresentei é uma leve mucosite na lingua, mas coisa bem simples. Estão todos confiantes numa recuperação rápida. Hoje é aniversário da Maria Ângela, parabéns e obrigado por sua ajuda e carinho.
12/02: Hoje minha tia Alzira, que é dentista, passou aqui e fez uma aplicação de laser na minha boca para evitar e previnir novas mucosites e que a latual se alastre. Fora esse detalhe estou muito bem, meus exames de sangue ainda estão se mantendo em um nível estável, obviamente abaixo do normal, mas próximos da normalidade.
13/02: Finalmente meus exames de sangue começaram a cair, estou oficialmente sem, ou praticamente sem, imunidade. Também já enjoei da sopa do hospital, mas também come-la almoço/jantar durante um bom tempo cansa, mas minha família está programando um esquema para trazerem comida para mim. Pelo menos vou ter como me alimentar de coisas que gosto. O tratamento de mucosite continua.
14/02: Meus exames de sangue continuam em queda. Os médicos suspeitam que devo fazer uma transfusão de plaqueta esta semana. Bem se o Felício Rocho colaborasse eu já teria todos os doadores necessários, mas devido a sua atitutide extremista está demorando um pouco mais. Apesar dos médicos terem me empolgado em bater o recorde, agora me explicaram que como tenho um longo histórico de quimioterapia minha medula está um pouco mais fraca, é provável, portanto, que demore aproximadamente 20 dias pós-transplante para receber alta. O que irá ocorrer na primeira semana de março.
15/02: Hoje comecei a tomar granulokine para acelerar a "pega da medula", e agora estou oficialmente com a menor contagem possível de leucócitos, ou seja sem qualquer célula de defesa. Também fiz minha primeira transfusão de sangue, é um procedimento bem tranqüilo e simples. Estou com uma terrível dificuldade para engolir, minha garganta está muito dolorida. Me lembra de quando tirei as amídalas. Me deram um analgésico que não funcionou muito, infelizmente. Olhando o lado positivo é que devo emagrecer por conta disso.
16/02: Hoje o exame de sangue já mostrou uma leve alta do sistema imunológico, mas ainda é cedo para saber se ainda são células antigas, ou células já produzidas pela nova medula. Finalmente o Felício Rocho aceitou um doador de plaquetas, depois de 12 recusas. Chegou bem em hora porque amanhã, ou no mais tardar na sexta eu faço a transfusão. Minhas plaquetas hoje estavam no mínimo aceitável.
17/02: A leve alta do exame de sangue ontem, foi só para enganar voltei à estaca zero. Minhas plaquetas atingiram o mínimo de segurança e fiz transfusão hoje, me deram um antialérgico que me fez dormir a tarde inteira. Não ter plaquetas é uma desgraça, qualquer corte seu simplesmente não para de sangrar e qualquer perfuração (agulhadas de remédios) fica um hematoma enorme. Mais uma notícia, meu cabelo caiu aos tufos durante o banho e não tive alternativa senão raspá-lo. Segundo os médicos hoje, amanhã e sábado são os dias dos piores sintomas, a partir de domingo não pioro e apenas irei melhorar. Como praticamente não piorei, o transplante tem sido muito fácil para mim.
18/02: A transfusão de plaquetas foi um sucesso, meu volume de plaquetas aumentou em 6 vezes; muito obrigado Elias! Hoje já comecei a melhorar dos sintomas de dor na gargante que estava tendo ao engolir alimentos. Acredito já ter atingido o ponto mais baixo da curva, e agora é apenas melhorar, como diria o Super-Homem "Para cima e avante"!
18/02 à tarde: Quando atualizei o site por volta do meio-dia cantei vitória cedo demais. Tive um pico de febre e cai no protocolo implacável de alta de temperatura para transplantados. Colheram meu sangue em três pontos diferentes, doeu para burro porque minhas veias estão bem endurecidas por causa da quimioterapia que fiz. Colocaram-me no soro e iniciaram tratamento com antibiótico.
19/02: A cultura bacteriana que fizeram com meu sangue até presente momento está negativa. Me libertei do soro, mas continuo com o cateter puncionado e eparinisado. Minhas hemácias cairam hoje e fiz outra transfusão de sangue, as plaquetas estão agüentando. A dor de minha garganta aumentou também. Espero que esse seja o ponto mais baixo da curva sintomas que tenho de passar.
20/02: A cultura bacteriana continua negativa. As plaquetas, hemácias e leucócitos estão em níveis bem aceitáveis para um transplantado. Inclusive os médicos acham que já pode ser um primeiro sinal de recuperação da medula. A ser confirmado amanhã, torçam por mim se tudo der certo posso vir a sair do hospital em uma semana, apenas se tudo der certo.
21/02: Meu exame de sangue de ontem para hoje manteve-se nos memos níveis, com uma mínima alta nas hemácias; a médica realmente acha que já é "pega de medula". Infelzimente estou com um quadro de dor de cabeça, provavelmente devido ao granulokine pós-quimioterapia . Já cheguei inclusive a internar uma vez com suspeita de meningite por causa dessa dor de cabeça que granulokine pós-quimioterapia me dá.
22 e 23/02: A dor de cabeça chegou com força, junto com naúsea. Não consigo comer quase nada. Passei praticamente esses dois dias de cama, ergo não consegui atualizar a página. Mas notícias positivas, meus exames de sangue estão subindo, os médicos estão bem satisfeitos com os resultados. Cortaram todas as medicações , inclusive o granulokine e o antibiótico. Amanhã se meus exames permanecerem em níveis bons receberei alta e irei a Fortaleza da Solidão!
24/02: A dor de cabeça e a naúsea não estão mais em níveis alarmantes, mas ainda presentes. Os exames de sangue foram um sucesso, o único porém foram as plaquetas. A médica ja preencheu o sumário de alta, e assim que receber uma transfusão de plaquetas eu to livre.
25/02: Já estou na casa da minha avó. Uma noite bem dormida em meu próprio colchão. A dor de cabeça e a naúsea praticamene foram embora. O apartamento foi devidamente esterilizado para me receber. Devo ficar aqui isolado mais ou menos de 30 a 40 dias, tudo vai depender de meus exames de sangue e da recuperação de minha medula.
26/02: Agora, apenas sinto uma dor de cabeça bem leve e apenas de vez em quando. Viver fora do hospital é muito bom. Por mais você pense queestá bem lá dentro, sair é sempre é uma maravilha.
28/02: Hoje tive uma consulta de controle. Meu exame ainda não está nos níveis normais, isso ainda vai demorar uns três meses, mas estão em níveis bem adequados para um pós-transplantado. Agora já posso parar de usar tralheres, copos e pratos descatáveis; gradualmente retornar a uma vida normal. Visitem a sessão de imagens, coloquei uma foto minha lá para quem não me conhece finalmente poder ver meu rosto.
Ver notícias de: Janeiro; Fevereiro; Março.
Voltar
Página Inicial