-- A MÚSICA DO GUETO --
Quando os “rude boys” dos guetos jamaicanos começaram a cantar seus feitos de pura rebeldia contra a polícia e os ricaços, um cheiro de mudanças pairava no ar no cenário musical da ilha.
O “ska”, que havia se firmado com canções românticas, passou a ser também uma maneira de zombar da sociedade que havia virado as costas para as péssimas condições de vida nas quais eles viviam, como também de se afirmar como heróis dos guetos.
Nesse clima surgiu o trio vocal que iria revolucionar a história da música. Ao gravar “Let Him Go”, Bunny Wailer, Peter Tosh e Bob Marley , como os “Wailing Wailers”, se firmaram como uma das principais vozes a cantar as valentias dos “rude”.
-- RASTAFARIANISMO E A RAÍZ DO REGGAE --
Das montanhas no interior da ilha veio a inspiração espiriritual que transformou a indignação desenfreada em movimento musical.
Nas cerimônias Nyahbinghi ( rituais rastafari onde são tocados tambores e entoados louvores a Jah, o Deus Universal) os músicos do gueto encontraram o caminho para sua liberdade.
Os “Wailers” estouraram para o mundo trazendo essa mensagem e abriram espaço para vários outros músicos rastas (aqueles que seguiam a filosofia e a religião Rastafari) poderem mostrar o seu valor.
O reggae então passou a ser respeitado como um movimento músical com verdadeira força revolucionária. A união dos grupos em torno de uma mensagem verdadeira foi da maior importância para fazer com que uma música, tida como inferior e de “Terceiro Mundo”, pudesse ter aceitação no mercado internacional.
No momento difícil pelo que passamos é importantíssimo que nos unamos, sem apologias ou falsas politicagens, com clareza e organização, pois a babilônia está a todo o tempo atacando a verdade dos filhos de Jah.
Esse é um chamado para que todos que se identifiquem com nossa luta, vamos nos unir, pois juntos nós somos fortes e muitos.
Por uma vida mais digna.
Pela liberdade e igualdade universais.
Por Jah Rastafari, Leão Conquistador da Tribo de Judá, Negust Negast,
O Criador de tudo o que existe e do que não existe...
This
page hosted by
Get your own Free Home Page