FIDE - TCS         

                                       

 

 

 

SONDAGENS

 

 

3) na era dos computadores o xadrez por correspondência ainda faz sentido?

 (Maio/2001)

Foi esta a pergunta que fizemos aos amigos leitores. Um debate que teve uma interessante participação, tanto a nível do debate propriamente dito, como a nível da sondagem.

No que respeita especificamente a esta, os resultados foram os seguintes:

 

Total: 47 respostas
SIM 32 (68%)
TALVEZ 0 (0,00%)
NÃO 15 (32%)

 

Como se pode verificar, uma grande maioria de leitores continua a considerar o xadrez por correspondência como uma modalidade perfeitamente aceitável apesar da crescente força dos programas de computadores. Se me é permitida uma opinião, concordo basicamente com as conclusões a que chegaram os nossos leitores (correndo o risco de desagradar um pouco ao meu caro amigo Abel Antunes!). Embora a minha força de jogo não seja propriamente uma maravilha (por exemplo, o meu elo no WCN - com o nick "Conde de Abranhos", anda à volta dos 1400; mas atenção que o meu puto joga por mim muitas vezes!) creio ter o enquadramento suficiente da modalidade e do xadrez em geral e a sensibilidade necessária para sustentar que as vantagens do xadrez por correspondência, já amplamente referidas no debate suplantam claramente os seus inconvenientes. A grande pergunta que se pode fazer é:  E o futuro? Pois é... Mas vivamos um momento de cada vez...

Obrigado a todos por participarem.

 

João Salgado


 

SONDAGEM SOBRE TORNEIOS SX

 

   Chegados a um número razoável de respostas, decidimos encerrar a sondagem sobre  as preferências dos leitores no que respeita à futura realização de torneios via Internet, em princípio com base no WCN, em virtude de a utilização deste servidor ter um carácter gratuito.

   Recebemos 41 respostas, o que poderá indiciar um efectivo interesse por parte significativa dos leitores nesta iniciativa.

   No aspecto fundamental da sondagem, o ritmo de jogo, temos a referir um grande equilíbrio entre os que pretendem partidas de 3 minutos e os que pretendem 5 minutos.  Assim:

   - 3 minutos:        16 respostas  (39%)

   - 5 minutos:        18 respostas  (44%)

   - 10/+ minutos:    7 respostas   (17%)

     Posteriormente decidiremos qual o ritmo mais adequado, tendo em conta diversos factores, incluindo esta sondagem.

   Alguns amigos têm-nos escrito perguntado mais pormenores sobre os torneios. Bom, malta, vamos aguardar mais um pouco. Existem algumas arestas a limar, mas contamos em breve ter novidades.

 

                                                                                 João Salgado


 

1) RESULTADOS FINAIS DO INQUÉRITO SOBRE O "CASO DO FESTIVAL DE LISBOA"

 

      Apresentamos hoje os resultados finais do inquérito sobre o "caso" que marcou negativamente a edição do ano passado do V Festival de Lisboa.  

        Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer que o que foi alvo do inquérito foi apenas a atitude ou as atitudes de duas pessoas numa situação claramente delimitada em termos de espaço e de tempo. Apenas isso e nada mais do que isso. A SX considera desde já absolutamente inaceitável qualquer interpretação baseada em eventual extrapolação dos resultados e que possa atingir, seja de que forma for, a dignidade dos visados. Ao contrário de outros, nós não promovemos insultos nem ataques pessoais; limitamo-nos a analisar e a, eventualmente, criticar atitudes, baseando-nos em factos.

      Em segundo lugar, que fique bem claro que este inquérito não pretende ser mais do aquilo que efectivamente é:  Não temos qualquer pretensão de, a partir de tão reduzida amostra, generalizar e considerar que está encontrada a opinião da maioria dos xadrezistas em Portugal sobre os acontecimentos do Festival. Os resultados do inquérito limitam-se a reflectir apenas a opinião de um conjunto de pessoas: A dos leitores da SX que aceitaram o convite para participar. E nada mais do que isso.    

         Finalmente, queremos agradecer a todos aqueles que participaram nesta iniciativa da SX. Uma iniciativa que pensamos ser absolutamente inédita em Portugal, no mundo do xadrez. Esperamos que os nossos leitores não tenham perdido o fôlego, porque outras iniciativas do género se seguirão sempre que julgarmos oportuno!  (*)

        Posto isto, passamos seguidamente aos resultados.

(*) Sem esquecer que nesta altura decorre outra sondagem, embora de cariz totalmente diferente, sobre torneios on-line.

 

resultados:

 

Recordamos as questões postas aos leitores:

COMO QUALIFICA A ACTUAÇÃO DO PRESIDENTE DA F.P.X. NO CASO DO FESTIVAL DE LISBOA?

a) Muito boa

b) Razoável !

c) Um desastre!

Considera correcta a atitude de António Laranjeira?

a) Bastante adequada

b) Razoável

c) Absolutamente incorrecta!

 

 

Total de respostas recebidas: 108

 

RESPOSTAS À PERGUNTA SOBRE A ATITUDE DE ANTÓNIO LARANJEIRA:

 

Resposta a) - 36  (33,33 % )

Resposta b) - 27  (25 %)

Resposta c) - 45  (41,67%)

 

RESPOSTAS À PERGUNTA SOBRE A ATITUDE DO PRESIDENTE DA FPX:

 

Resposta a) - 31 (28,70 %)

Resposta b) -   3 (  2,78%)

Resposta c) - 74 (68,52%)