Seu novo personagemDepois de muita espera, finalmente os fãs de Pokémon vão poder entrar no universo Gold e Silver! Eu sei que muitos de vocês já jogaram a versão desses jogos em japonês, só que em inglês a coisa vai mudar sensivelmente... Primeiro os nomes dos Pokémons foram rebatizados (a grande maioria recebeu um novo nome), trazendo já uma grande mudança... Os casos mais conhecidos são o de Chikorita que continuou igual, Hinoarashi virou Cyndaquil, e Waninoko virou Totodile. A segunda mudança é que finalmente muitos conseguirão jogar e entender mais o enredo do jogo. Eu mesmo zerei a versão Gold em japonês logo que a rom foi lançada, mas não entendi quase nada do jogo... Passava dos lugares só detonando e pronto! Com a versão ocidental do game, isso tudo muda! Mesmo quem não domina o inglês consegue entender (muito bem!) as funções e o enredo do jogo!

Seu novo inimigo As novidades das novas versões são inúmeras! Os Pokémons por exemplo mudaram bastante, ganhando a inclusão de mais 100 novos monstrinhos. E se não bastasse, ganharam ainda sexo! Agora você vai poder diferenciar o sexo dos monstrinhos, e vai poder cruzá-los também, assim ganhará alguns pré-evolúidos. No total são mais novas habilidades, técnicas, e até tipos! Agora além dos 15 já conhecidos você também conta com os Pokémons do tipo Noturno e do tipo Aço.

A jogabilidade não mudou muito, os comandos são parecidos com os antigos de Red, Blue e Yellow. Antes se era difícil conseguir as 8 insígnias, agora você vai se matar muito mais, pois dessa vez são nada mais do que 16 insígnias! Além de combater 8 novas cidades você mata a saudade das antigas, como Pewter, Cerulean... Para se capturar os Pokémons também ficou mais difícil! Com a diferença horária, você pode capturar monstrinhos diferentes pela manhã, e diferentes pela noite.

Seu novo professor Os gráficos mudaram quase que radicalmente! Antes os Pokémons eram apenas borrões na tela... Agora eles estão bem mais definidos e com cores realmente vivas!

Pode-se trocar Pokémons das versões Red, Blue e Yellow para as versões Gold e Silver, mas infelizmente não pode fazer o contrário com os Pokémons novos. No final o game foi muito esperado por ter várias inovações! Dia 16 de Outubro de 2000 foi lançado esse game nos EUA, e aqui no Brasil a Gradiente o colocou nas lojas logo depois, dia 23 de Outubro.

Se você quer curtir logo esse jogo, e não quer comprar o cartucho nem um Game Boy Color, passe na seção de "Downloads" e pegue as roms Gold e Silver em inglês.