![]() |
![]() |
![]() ![]() |
Escultura
Noções gerais de escultura Abaixo comentaremos algumas noções de escultura, enfatizando mais as de pequeno porte. No entanto, todas estas informações são perfeitamente aplicáveis para esculturas maiores.
O Local de Trabalho O ambiente de trabalho deve ser bem silencioso para ter concentração total, ventilado e bem iluminado. Se preferir pode-se adicionar uma luminária pequena por perto, dirigindo a luz para a sua escultura. Deve-se usar a escultura apoiada em uma mesa velha e maior que a base da escultura. Pode-se usar um armário ou painel na parede com as ferramentas e materiais de escultura.
Ferramentas de Escultura A suas principais ferramentas são os dedos. As outras são apenas um complemento, principalmente para adicionar detalhes. Elas podem ser compradas em kits, podem ser feitas em casa ou adaptadas a partir de outros objetos. As ferramentas são proporcionais ao tamanho da escultura, assim, as pequenas são para esculturas pequenas e delicadas, as grandes para as maiores. Para saber usar as ferramentas, comprar e até criar as suas próprias, você tem que entender os princípios básicos das ferramentas de escultura. Basicamente existem 3 tipos principais de ferramentas de escultura: 1) Ferramentas de adicionar massa, 2) de retirar massa e 3) de refinar e dar detalhes à massa. Vale lembrar que,no Brasil, estas ferramentas de esculpir são também conhecidas como estecas. 1) Ferramentas de adicionar massa - você pode colocar mais argila usando seus dedos, mas algumas ferramentas de metal, madeira ou plástico de várias formas podem lhe ajudar a mesclar a argila a sua escultura, principalmente em locais estreitos. Uma das ferramentas mais importantes para este uso é aquela com forma de espátula, que é útil para dar forma em superfícies planas. Abaixo você pode observar exemplos destes tipos de ferramentas.
2) Ferramentas de retirar massa - quando for remover o excesso de argila é que a ferramenta com aro de metal torna-se muito importante. Você pode usar uma ferramenta com aro de metal, que pode ser de fio de metal ou de chapa de metal chata, para lentamente raspar uma parte da sua escultura ou para esculpir ranhuras na superfície, por exemplo rugas. Estas ferramentas vêm em diversos tamanhos, o que depende do tamanho de sua escultura, e formas (redondo, triangular e em pêra). As melhores são as de aro redondo e as de aro triangular. O lado angulado dos tipos triangulares serve também para fazer sulcos de mechas de cabelo ou fazer detalhes de textura de pele de um dinossauro, por exemplo. Uma outra função, quando pequenas, seria para dar forma em orelhas tirando o excesso de massa. Você pode fazer uma pequena ferramenta de aro de metal usando um tubo de alumínio (ou latão) e uma escova de aço. Corte um "pêlo" da escova de aço e formate-a conforme o desejado e coloque na ponta do tubo, amassando-a para prender o arame. Coloque uma gota de super-cola (Super-Bonder) no tubo e mantenha firme o aro de metal. Alguns artistas usam também como fio metálico as cordas metálicas de violão. Uma outra alternativa seria usar um aro de metal chato em um corpo de caneta e grudar esse arame com massa epoxi. Observe as figuras abaixo. Além disso, usar o metal de molas de relógio de corda (por exemplo de despertadores) pode ser uma boa opção. Na foto abaixo veja os tipos principais de ferramentas de aro de metal:
Observe aqui alguns exemplos. A primeira foto mostra uma ferramenta com aro de metal de laço à esquerda e triangular à direita. Na foto mais embaixo, aro em pêra à esquerda e triangular à direita.
Para esculturas menores e mais delicadas, as ferramentas devem ser igualmente delicadas, veja:
Veja aqui mais exemplos variados da ferramenta de aro.
3) Ferramentas de refinar e dar detalhes à massa - este tipo é bem variado, você deve tentar achar a ferramenta que melhor atenda às suas necessidades. Neste caso é onde a sua tentativa e erro valerá, mas algumas ferramentas consideradas úteis são aquelas com ponta arredondada, ferramentas em forma de colher, em forma de gancho e em forma de agulha. As ferramentas em forma de colher são bastante úteis. Elas permitem criar áreas arredondadas e com depressão. Um outro tipo muito comum é a ferramenta de dentista, que é boa para detalhes finos.
Abaixo você poderá encontrar mais exemplos de ferramentas de refinamento de esculturas. Na foto abaixo, esta ferramenta tem a forma de concha ou colher e sua parte interior é usada para arredondar pequenas superfícies arredondadas como cabeça, braços, dedos, queixo, etc. A parte exterior é para suavizar.
E nesta foto, veja tipos variados desta ferramenta:
A ferramenta com ponta de bola é muito usado para fazer orifícios, por exemplo, de nariz.
As fotos abaixo mostram ferramentas para dar forma e acabamento. Elas podem ser de madeira ou de plástico.
A foto abaixo mostra um tipo de faca grande. É usada para pressionar a argila contra a armação e também para alisar grandes trechos de massa.
A mostrada abaixo é um tipo de faca para suavizar e fazer rugas, já que é pequena. Alguns escultores também a usam para tirar excesso de massa, já que alguns modelos também tem serrilhado.
A ferramenta pontiaguda abaixo é para girar-polindo entre dedos da escultura, e também para de trás de orelhas, para fazer a junção do lábio e nariz e suavizar outras junções de massa.
O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados
são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais. |
||