Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 1

Escultura

 

 

Noções gerais de escultura

 

Outros Materiais de Escultura

1) Modelador - esta ferramenta serve para fazer detalhes mais precisos. Ela tem ponta de silicone ou outra borracha firme e não absorvente. Eles apresentam pontas em diferentes formatos: ponta cônica, cálice redondo, cinzel chato, cinzel angulado, cinzel em taça. Se desejar fazer a sua própria ferramenta, use um cabo de pincel com uma ponta de borracha plástica, você saber, aquelas borrachas plásticas brancas de apagar lápis e canetas.

 

Aqui observe alguns tipos de pontas de modeladores:

 

Abaixo veja alguns exemplos de uso:

 

2) Compasso - uma outra ferramenta útil é o compasso. Você usa compassos para medir a sua escultura de um lado em relação ao outro afim de verificar se ela está simétrica, ou mesmo para medir as suas referências (fotos e desenhos) e transferi-las para a sua escultura. Os compassos para esta finalidade são encontrados em diversos tamanhos. Para esculturas pequenas você pode usar um compasso comum mesmo de desenho.

Este compassos podem podem ser:

a) Comum - para transferência direta de medidas.

2) Proporcional - para escalas. Podendo tanto ampliar como reduzir. O da foto abaixo pode ampliar e reduzir 5 vezes.

 

Abaixo você pde observar uma sugestão para esculturas pequenas: o compasso comum de desenho.

 

3) Cortador de Argila - Uma outra ferramenta complementar seria o cortador de argila. Eles são bastões de madeira, metal ou plástico com arame de aço fino ou nylon fino entre eles. Você segura os bastões cada um numa mão e assim você passa o fio pela massa, cortando-a. Quanto mais fino for o fio, mais definida será a borda.

 

4) Mesa de escultura - existem diversos tipos e modelos. Para esculturas pequenas, as mesas de pequena altura são mais úteis pois o escultor pode trabalhar sentado com a mesa pequena em cima de uma mesa comum. Estas mesas apresentam tampo giratório. Geralmente são de madeira envernizada ou laqueada, ou mesmo com fórmica.

 

Veja abaixo um exemplo de uso deste tipo de mesa de escultura.

 

Agora quando o escultor deseja trabalhar em pé, as mesas altas com 3 ou 4 pernas são muito úteis. Elas geralmente possuem tampo giratório com altura regulável e rodinhas em suas pernas

 

 

IR PARA A PÁGINA 3

 

Voltar para a página principal |Voltar para Escultura

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail