Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 12

 

Modelos de Perfeição

 

Pintura de Veículos em Miniatura

Para a pintura de miniaturas do cinema, geralmente, são usadas tintas automotivas (as mesmas usadas para pintar carros), que são tintas solúveis em solventes orgânicos como o querosene.

Após a miniatura já estar pronta para pintar, ela é lixada até que toda a superfície fique uniforme. Em seguida, é aplicada uma tinta de fundo, conhecida como Primer. O Primer é uma tinta de fundo de cor cinza e serve para preparar a superfície para receber as camadas de tinta. O Primer permite maior aderência da tinta além de ajudar a uniformizar a pintura, dando melhor acabamento. Na foto abaixo, você vê um modelador da ILM trabalhando numa miniatura de B-Wing do filme Guerra nas Estrelas. Observe que a miniatura está toda pintada de cinza (Primer) e já está preparada para receber as camadas de tinta.

 

 

Depois de aplicado o Primer, os modelistas ainda dão uma outra lixada na miniatura com uma lixa bem fina, para que a superfície externa fique melhor.

O próximo passo é a pintura. Normalmente, os pintores de miniaturas usam revólver de pintura e compressor de ar, da mesma forma que os pintores de carros fazem. Se a miniatura é de pequeno tamanho ou é preciso dar detalhes na pintura, os pintores usam revólver de pintura menores, conhecidos como aérografos (para saber mais sobre aerógrafos, visite a secção de Pintura da MSFX).

Mas quando a miniatura tem partes de cores diferentes, os pintores usam a mesma técnica utilizada por pintores de carros. Eles "empapelam" os trechos que não devem receber aquela cor, ou seja, eles cobrem os trechos que não devem ser pintados, com jornal e fita adesiva (fita crepe) nas bordas do jornal, tampando este parte. Ou quando o trecho é muito pequeno, eles utilizam apenas fita adesiva. Depois de seca esta parte, cobre-se a parte pintada anteriormente e pinta-se então a outra.

Na figura abaixo, você pode ver os pintores da ILM "empapelando" uma miniatura de avião para o filme Always. Observe que ele cobriu um trecho com jornal e fita adesiva, já que naquele momento, não deveria receber esta cor. Veja também que o pintor está segurando uma foto de referência de um avião de verdade. Isso é importante, pois tratando-se de miniatura é importante que fiquem idênticas aos aviões de verdade.

 

 

Depois que a miniatura foi pintada, o próximo passo é pintura de uma ou mais camadas de verniz para proteger a pintura. Os vernizes usados são, geralmente, os mesmos usados na pintura de carros. Eles podem ser foscos ou brilhantes, dependendo do que é desejado para o visual destas miniaturas.

 

 

Como grande parte das naves em Guerra nas Estrelas era filmada tendo como fundo uma tela azul, as naves quase sempre eram pintadas com tintas que não refletiam muito e raramente brancas, exceto pelos Destróiers Estelares Imperiais. Assim, se as naves fossem pintadas com tintas que refletissem muito, isso criaria um indesejado reflexo azul, fazendo com que durante a composição (retirada do fundo azul por processos ópticos ou digitais), partes das naves parecessem transparentes. Esse indesejado reflexo azul (no caso das telas azuis) é chamado de "Blue Spill".

 

Para alguns episódios de Jornada nas Estrelas A Nova Geração - Deep Space Nine, foi preciso construir a miniatura da estação espacial Deep Space Nine. O modelador escolhido para esta tarefa foi Tonny Mininger. Depois de construído, o modelo foi pintado com tintas automotivas (para pintar carros) e depois é pintado em alguns trechos com tinta de outra cor (marrom claro) para parecer envelhecido, ou seja, "sujando" a miniatura para dar mais realismo.

 

No filme Força Aérea Um, o avião do presidente americano foi feito usando-se miniaturas. Um dos maiores desafios do supervisor de modelos David Jones, foi copiar o brilho do avião do presidente. O avião de verdade é polido a cada centímetro, já que um símbolo de poder dos EUA. Para conseguir o brilho característico, eles contrataram um pintor de carros especialista em Masseratis e Ferraris. O avião levou 2 camadas de tinta e uma camada de verniz, usando-se os mesmos tipos de tinta e de verniz usados para Ferrari. Depois foi polido por 72 horas. O resultado foi tão bom, que o estúdio onde seria filmado a miniatura teve que ser recoberto com cortinas pretas para evitar reflexos indesejáveis.

 

IR PARA A PÁGINA 14

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail