Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 11

 

Modelos de Perfeição

 

 

Iluminação Interna de Veículos em Miniatura

 

Revestimento Interno

Quando se ilumina uma miniatura colocando uma ou mais fontes de luz dentro, é importante que não haja grandes diferenças de intensidades de luz entre uma parte da miniatura e outra. Além disso, é importante aproveitar ao máximo toda a luz produzida evitando com que ocorra perda. Para isso, é importante que a luz seja refletida igualmente dentro do interior da miniatura. Para conseguir este efeito, os modeladores usam, basicamente, duas técnicas. Uma delas consiste em preencher o interior da miniatura colando vários pedaços de espelho. O espelho então refletirá praticamente toda a luz em todas as direções, aproveitando esta luz e distribuindo-a igualmente.

A foto abaixo mostra dois modeladores da ILM trabalhando na fiação elétrica da miniatura Millenium Falcon do filme Guerra nas Estrelas. Observe que grande parte do interior da miniatura tem pedaços de espelho colados nela.

 

 

Uma outra técnica consiste em pintar todo o interior da miniatura de cor branca e bem brilhante, proporcionando o mesmo efeito que o obtido pelo espelho.

 

 

Janelas de Naves

A iluminação interna é muito usada para iluminar as várias pequenas janelas de uma miniatura. O grande número de janelas dá uma idéia de grande escala para a miniatura. Existem várias maneira de criar este efeito, mas os melhores resultados são obtidos por basicamente duas técnicas:

  • Fibra Óptica - é um fio fino de fibra de vidro ou plástica transparente que permite a transmissão da luz. Isto é, se uma ponta do fio está próxima de uma lâmpada, a fibra óptica irá conduzir a luz até a outra ponta. A fibra óptica é muito usada para iluminar as pequeninas janelas de uma nave por exemplo. A fibra óptica foi usada para naves como X-Wing, Y-Wing e o Destróier Estelar Imperial, já que tinham muitas pouco espaço e precisariam de muitas lâmpadas. Assim, a solução foi usar fios de fibra óptica.

As vantagens da fibra óptica são: 1) pode-se usar uma única fonte de luz; 2) pode-se iluminar locais muito pequenos onde seria muito difícil colocar lâmpadas; 3) a luz que chega ao final da ponta de uma fibra óptica é da mesma intensidade para todas as outras fibras ópticas ligadas na mesma lâmpada.

A figura abaixo mostra a estrutura metálica da nave Nightingale do filme Supernova. É possível observar vários fios de fibra óptica saindo da parte da frente da miniatura. A foto da direita mostra um detalhe da Estrela da Morte do filme Guerra nas Estrelas. Observe pequeninos pontos luminosos na superfície externa e alguns outros dentro da parte não construída da estação. Todos estes pontos luminosos foram feitos com fibra óptica.

 

 

 

 

 

 

 

Nas fotos abaixo você pode ver a montagem de fibras ópticas na miniatura Galactica do seriado de televisão Battlestar Galactica. Note que os fios de fibras foram passados pelos pequenos buracos furados no casco na miniatura e ainda não foram cortados ou devidamente "aparados".

Na foto seguinte os fios estão um pouco mais "aparados" e foi ligada a luz para testar. Note as pontinhas iluminadas.

 

  • Transparência - Um outro recurso usado, além da fibra óptica, para se criar centenas de pequeninas janelas, seria construir a miniatura com material transparente, translúcido ou leitoso. Assim, basta pintar a miniatura com exceção das janelinhas. E depois iluminar por dentro.

As fotos abaixo mostram esta técnica usada na miniatura de Estação Espacial de um dos filmes de Jornada nas Estrelas. A primeira foto mostra a miniatura espacial transparente e com luz neon interna ligada. A outra foto mostra a montagem da parte inferior da estação espacial, dá até para notar o plástico transparente (acrílico) com o tubo de luz neon interna. A foto seguinte mostra a miniatura já pintada e o retângulo vermelho mostra um detalhe dela. Ao lado está a ampliação deste detalhe. Observe que a miniatura foi pintada deixando-se apenas pequenos quadradinhos sem pintar e que correspondem às janelas.

 

 

 

 

 

 

 

Para alguns episódios de Jornada nas Estrelas A Nova Geração - Deep Space Nine, foi preciso construir a miniatura da estação espacial Deep Space Nine. O modelador escolhido foi Tonny Meninger. A iluminação interna criada por Meninger deu mais realismo à miniatura, um efeito conseguido criando cerca de mil pequeninas janelas da superfície externa. Os modeladores chefiados por Meninger, criaram inúmeras peças ocas que foram fixas sobre uma estrutura metálica interna. Depois, eles pintaram o interior destas peças ocas de cor branco brilhante. A cor branca brilhante é para refletir o máximo de luz possível. Como fonte de iluminação interna, eles usaram um tubo circular de neon. Deste tubo de neon sairam mais de 1.000 feixes de fibra óptica para cada um dos buraquinhos que representam as pequeníssimas janelas da estação. A estação Deep Space Nine tinha controle para iluminação, ligando-as, desligando-as e regulando a intensidade do brilho.

   

 

IR PARA A PÁGINA 13

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail