Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 32

 

Modelos de Perfeição

 

 

Fotografia de Cenários

 

Iluminação diferenciada

Um outro truque que é utilizado para dar noção de grande distância e grande tamanho a um miniatura de cenário é diferenciar a quantidade de luz que atinge a miniatura. Geralmente, usam-se biombos ou placas para que um trecho da miniatura receba mais luz e a outra fique um pouco mais na sombra.

A foto abaixo mostra os animadores Phill Tippet e John Berg animando os andarilhos imperiais para o filme Império Contra-Ataca. Note que a parte do cenário em que está Phill Tippet (mais ao fundo) tem mais iluminação do que a parte da frente do mini-cenário em que está John Berg. Veja que este efeito confere bons resultados, pois se você observar bem a imagem, as duas miniaturas de andarilhos parecem estar a centenas de metros de distância, só que na verdade, estão a poucos metros uma da outra.

 

 

 

 

 

Perspectiva Forçada

Perspectiva forçada é uma técnica de fotografia usada para dar a idéia de falso tamanho de um objeto. É muito usada nos filmes em que aparecem gigantes ou pessoas de poucos centímetros de altura.

A técnica de perspectiva forçada explora o fato que a câmera tem somente um "olho", e portanto, não consegue captar a percepção de profundidade. Como os nossos olhos interpretam o tamanho dos objetos a partir da distância aparente de nós, isto pode ser usado para enganar nossos olhos com objetos de tamanhos incomuns.

A perspectiva forçada é usada principalmente em duas situações:

  • Para fazer parecer que um objeto é maior que outro - é usada principalmente nas cenas que precisam fazer parecer que uma pessoa é gigante, por exemplo. Desta forma, esta pessoa é colocada mais perto da câmera para parecer que é maior.

 

  • Para fazer parecer que um objeto está muito distante ou é muito comprido - consiste em fazer objetos de tamanhos diferentes e colocar os maiores mais perto da câmera e os menores mais distantes. Tente imaginar uma rua com postes de luz. Se fossemos construir uma miniatura desta rua e desejássemos que ela parecesse muito comprida, bastaria construir postes de alturas diferentes e colocarmos os maiores mais perto da câmera e os menores mais distantes. Assim, estaríamos "forçando a perspectiva", enganando nossos olhos, pois daria a ilusão que a rua é muito mais comprida do que realmente é.

 

Abaixo você pode ver um excelente exemplo de uso da perspectiva forçada em miniaturas de cenário.

 

No filme 15 Metros de Mulher, Daryl Hannah interpreta Nancy,uma mulher que cresce até a altura de 15 metros. Para que a interação com objetos fosse perfeita, eles deviam ser construídos em miniatura. Gene Warren Jr. e sua equipe da Fantasy II criam várias miniaturas de casas, carros e de todos os objetos com que a gigante deveria entrar em contato. Para a cena final em que Nancy agora com 21 metros vai atrás de seu marido enganador, toda a cidade foi construída em miniatura, tendo como referência prédios reais. Centenas de árvores, luzes, postes de telefone e carros foram criados. Toda a mini-cidade foi montada dentro do estúdio da Fantasy II e cada quarteirão media 10 metros de comprimento por 6 metros de largura. Segundo Gene, "como juntar todas essas coisas, incluindo o que está mais atrás, ou seja o deserto, as montanhas, o horizonte e o céu noturno dentro de um espaço limitado? Para isso tivemos de elevar o deserto para forçar a perspectiva". Para forçar a perspectiva, além de elevar as bordas do deserto, foram feitos milhares de cactos e arbustos em 3 tamanhos diferentes, os maiores são colocados mais perto da câmera, os de tamanho intermediário ficavam no meio e os menores mais distantes. Com isso, o horizonte parece se estender por quilômetros, mas todo o cenário do deserto tem apenas 3 metros de comprimento. O deserto estava montado sobre uma plataforma base (tipo mesa) de madeira compensada e tinha areia por cima. Atrás do deserto elevado tinha uma pintura de montanhas, em forma de silhueta, ou seja, recortada no contorno externo. Os arburstos e cactos em miniatura eram apoiados numa chapinha fina de madeira, assim, bastava colocá-los no deserto e polvilhar areia por cima para tampar esta chapinha.

 

 

 

IR PARA A PÁGINA 34

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail