Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 58

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

3) Construção Propriamente Dita

3.2) Torneamento (Milling)

Esta técnica consiste em usar um torno para criar objetos cilíndricos ou arredondados. O torno é um máquina em que peça de madeira ou plástico é fixada e um motor gira esta peça. Através de instrumentos com ponta e até através de lixa, é possível dar forma à peça. Como material pode ser usado madeira ou plástico. É uma técnica ideal para se criar foguetes e mísseis.

 

 

3.3) Encaixotar (Box-in-it)

Nesta técnica, chapas de estireno ou outro plástico são cortados em formas poligonais e coladas juntos. O problema é que o objeto que se quer construir precisa ter partes planas. Geralmente neste método, é preciso que as chapas tenham apoio ou escoras afim de permitir com que a colagem e fixação das chapas sejam mais adequadas.

Nas fotos abaixo das fotos você poderá acompanhar alguns exemplos de como funciona este processo. Se desejar ver as fotos em maior tamanho, basta clicar nelas.

A miniatura abaixo é uma réplica do Republic Cruiser do filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma. Esta réplica foi construída pelo excelente modelador Lasse Henning. Abaixo você poderá acompanhar como algumas partes desta miniatura (A - parte da fuselagem e B - parte da cauda) foram feitas usando-se a Técnica do Encaixotar.

 

A) Nesta parte da fuselagem você pode ver claramente como a Técnica do Encaixotar funciona. Assim como para você construir uma caixa você precisa de uma base, paredes laterais e teto, o princípio usado também é o mesmo. Veja que na foto à esquerda, a base já está montada e ao lado está o teto da estrutura. Na foto à direita, note que Lasse usou uns pilares internos (2) para que apoiem a chapa que será o teto e ao mesmo tempo permitam passar o tubo central através do furo. Veja que 1 representa os "apoios" ou "escoras" que servirão para facilitar a colagem das paredes laterais que fecharão a "caixa". Tanto 1 como 2 foram colados na base e no teto.

 

 

 

 

 

 

B) Na parte traseira da nave a Técnica do Encaixotar foi usada de forma semelhante. Note que as escoras (3) tanto servem como paredes laterais da "caixa" como para fixar os tubinhos de metal que servirão para fixar no tubo central transparente.

 

 

 

 

 

Para saber mais: Se desejar saber mais sobre o excelente trabalho de Lasse Henning, não deixe de visitar o link Star Warz - ModelShop.

 

Abaixo você poderá ver uma seqüência de fotos de construção de uma miniatura da nave Millenium Falcon do filme Guerra nas Estrelas . Esta réplica foi feita por Tim Ketzer e foi usada a Técnica do Encaixotar.

 

 

1) Esta foto mostra o contorno central da miniatura cortado a partir de uma chapa de plástico estireno;

2) Nesta foto você pode ver à direita que foram coladas chapinhas de plástico para servirem como apoio ou "escoras". São estas "escoras" que definirão a forma da miniatura;

3) Esta foto mostra chapas de estireno (na forma de "pedaços de pizza") coladas sobre cada duas "escoras". Depois de coladas estas chapas, a estrutura estará fechada e então teremos a forma da miniatura;

4) Nesta foto você pode ver as metades de cima e de baixo já prontas, ou seja, com todas as chapas coladas sobre as "escoras";

5) Esta foto mostra a parte interna da miniatura com tubos ocos de PVC (de encanamento de casas) que servirão como suporte para fixar a miniatura em hastes ou suportes;

6) Nesta foto, você pode comprovar o resultado final após vários detalhamentos de construção e pintura.

 

Para saber mais: Se desejar saber mais sobre o excelente trabalho de Tim Ketzer, não deixe de visitar o link Movie props and replicas.

 

IR PARA A PÁGINA 60

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail