Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 60

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

3) Construção Propriamente Dita

3.4) Laminagem (Laminating)

A técnica de Laminagem consiste em se usar chapinhas de plásticos de pequena espessura para criar peças plásticas de maior volume. Basicamente, existem duas versões:

1) Primeira Maneira: uma variação desta técnica seria criar uma peça em madeira, isopor ou outro material e colar chapas plásticas por cima, recobrindo-a com o plástico, de maneira, que externamente, ficará uma peça de plástico. O plástico dever fino para permitir acompanhar as formas da peça. Pode ser usado qualquer tipo de plástico, mas o mais usado é o estireno. Mas qual a vantagem de se recobrir a peça com plástico? Recobrindo a peça de plástico, você está criando uma superfície mais lisa e plana, fácil de fazer detalhes sobre a superfície e também facilitando para colar outras partes e permitindo melhor resultado para pintar.

Método:

a) Com as plantas de construção como guia, devemos construir a armação da nave usando para isso madeira (pinho, balsa ou qualquer outra madeira) ou isopor. E ao fazermos devemos tentar levar em conta a espessura do plástico que iremos recobri-la. Caso você opte pelo isopor, deve-se passar duas demãos de tinta látex para proteger a peça de isopor para que ela não se estrague quando for colar as chapas plásticas.

b) Para facilitar o trabalho o objeto de madeira tem que ser cortado na forma aproximada que queremos construir. Esta peça de madeira não precisa ter acabamento perfeito (totalmente liso ao toque) mas sim, deve ser regular e sem protuberâncias que possam aparecer quando for recoberta com plástico. Quando a armação de madeira está terminada, deveremos recobrí-la com pedaços de plástico de cerca de 1 mm (tipo caixa de margarina) e colando usando super-cola (tipo "Super Bonder"). Se você desejar espessuras maiores, você pode usar plástico de caixas de sorvetes, de vasilhas Tupperware e as placas cinza de tomadas (placas cegas, ou seja sem buracos) que são vendidas em qualquer loja de materiais elétricos para casa ou materiais de construção.

Para fazer este processo faça da seguinte forma: corte as partes de plástico com um pouco de sobra (de 0,5 a 1 mm). Colar as peças de dois em dois e fazendo com que cada uma delas ocupe planos opostos (veja figuras abaixo). Uma vez que estão bem fixadas, cortar o plástico que está sobrando até que as superfícies fiquem planas e preparadas para colar o seguinte par de peças de plástico. Reforçar as regiões de união entre as chapas colocando por exemplo epoxi e em todas as arestas das peças, já que ficaram vazias.

Assim, suponhamos que tivéssemos que recobrir uma peça de madeira de forma de um cubo de 10x10x10 cm. Para isso, cortaríamos 6 peças quadradas de 11x11x11 cm e começaríamos por colar as peças que vão cobrir as faces superior e inferior do cubo. Depois de secas, recortaríamos o excesso de plástico que deixamos e depois colaríamos as faces direita e esquerda e depois de secas recortaríamos. E depois cada união das peças teria um acabamento com epoxi. Na fotografia abaixo, pode-se observar o processo de construção:

Na figura à esquerda, você pode notar com detalhe o início da colagem das chapinhas de plástico em lados opostos. Na figura à direita, você pode observar: 1) Colagem das chapinhas de plástico em lados opostos; 2) Estágio seguinte com as chapinhas já coladas em toda a superfície, faltando apenas aparar as bordas; 3) Nesta parte você já pode notar uma parte já coberta com as chapinhas plásticas e já devidamente aparada e lixada.

 

Para saber mais: Se desejar saber mais sobre este tipo do processo de Laminagem, não deixe de visitar o site SithNET - Los Astilleros de Fondor.

 

2) Segunda Maneira: uma outra variação desta técnica consiste em colar as chapinhas plásticas uma ao lado da outra, para criar um objeto de maior espessura.

Nas fotos abaixo você pode ver um exemplo simples desta técnica. Veja que na primeira foto, várias chapinhas plásticas da mesma forma e tamanho foram coladas juntas com o objetivo de formar um objeto mais espesso. Na segunda foto observe que a peça já foi lixada e emassada para que as junções entre as diversas chapinhas desapareçam. Na última foto, você pode notar a peça já pronta para receber a pintura.

 

 

 

 

 

 

 

Nas duas fotos abaixo, você pode comprovar uma grande utilidade desta técnica, principalmente quando se trata de objetos cilíndricos complexos. Esta peça foi construída pelo excelente modelador Lasse Henning para uma miniatura réplica do Republic Cruiser do filme Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma.

Observe que Lasse colou fatias de plástico fino uma dentro da outra e cada uma só alguns milímetros acima da anterior. Isto permitiu com que ele depois lixasse toda a peça e obtesse um acabamento liso. Observe que o segredo é usar um plástico relativamente fino (1 a 3 mm) e apenas um pouco distanciados um do outro, pois se você deixar uma grande distância, a superfície não ficará uniforme. Na foto à direita, você pode notar a peça já lixada, emassada e com o primer já aplicado, pronta para ser pintada.

 

 

Uma outra opção ao invés de lixar seria recobrir com uma chapa de plástico sobre todas as fatias. Veja o exemplo de Tim Ketzer:

Para saber mais: Se desejar saber mais sobre o excelente trabalho de Lasse Henning, não deixe de visitar o link Star Warz - Model Shop.

 

IR PARA A PÁGINA 62

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail