Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 62

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

3) Construção Propriamente Dita

3.6) Formatação À Quente

Formatar um plástico consiste em usar uma fonte de calor, deixando o plástico "mole" para que ele se adapte às formas do objeto que se quer copiar. É uma boa técnica principalmente quando é preciso que o objeto seja oco ou quando é necessário uma quantidade razoável de cópias de uma peça. Existem duas técnicas de Formatação de Plástico: A Formatação À Quente Com Auxílio Mecânico ("Técnica do Empurrar") e a Formatação À Quente Com Ajuda De Pressão Do Ar ("Formatação À Vácuo" ou Vaccum Forming).

1) Formatação À Quente Com Auxílio Mecânico ("Técnica do Empurrar")

Esta técnica é mais simples que a seguinte. Consiste em aquecer uma chapa plástica (geralmente estireno ou acetato) e quando ela estiver suficientemente mole, empurrar contra um modelo-padrão do objeto que ser construir. Este modelo padrão pode ser tanto de madeira, gesso ou qualquer outro material rígido e resistente ao calor. É importante que este modelo-padrão esteja firme. A técnica explicada abaixo é excelente para se modelar peças arredondadas ou ovaladas.

Materiais: A) uma pequena moldura de madeira com cabo; B) tampa plástica que os eletricistas usam para tampar as "tomadas elétricas", do tipo "placas cegas"; C) chapas de madeira que servirão de apoio de fixação; D) parafusos.

Procedimento: Corte a tampa plástica de maneira que seja um pouco maior (cerca de alguns milímetros) do que o buraco da moldura de madeira. Fixe a tampa plástica com as chapinhas de madeira através dos parafusos.

 

O próximo passo é fixar a peça que se quer reproduzir em um suporte que seja mais fino do que a peça para não atrapalhar no processo. Além disso, para ajudar a peça a ser moldada, é preciso também um cilindro oco ligeiramente mais largo do que a peça original.Como sugestão você pode usar copos plásticos duros (ou até de vidro) e tubos de PVC (para encanamentos).

Leve a moldura com o plástico, a peça original no suporte e o cilindro para a cozinha perto do fogão. Coloque a moldura com o plástico dentro do forno (não serve o microondas) em temperatura máxima por 5 minutos.

Caso você queira certificar-se que o plástico já está pronto, retire a moldura com plástico e use o cabo de um pincel num dos cantos do plástico. Se afundar um pouco é porque já está no ponto, pois as bordas são as que mais demoram para amolecer.

 

Se reamente estiver bom, retire a moldura do forno e segure o cabo com uma mão e a moldura de madeira com a outra (usando uma luva) e empurre até que o plástico acompanhe toda a peça, mas cuidado para não vazar (atravessar) o plástico.

 

Coloque o copo de cabeça para baixo e empurre para que o plástico amolecido acompanhe corretamente os contornos da peça. Permaneça segurando o copo por alguns segundos até que o plástico endureça.

Vale lembrar que estas duas últimas etapas devem ser feitas rapidamente. Com o tempo e prática você desenvolverá habilidade para realizar o processo.

Na foto abaixo você pode conferir a moldura de madeira com o plástico já formatado. Observe também a placa plástica antes do procedimento, a peça original e várias peças feitas com este processo.

 

 

Para saber mais: Se desejar saber mais sobre o este processo, não deixe de visitar a página Sithnet - Los Astilleros de Fondor que mostra o artigo original de Rafael Mateo que contém estas figuras.

 

IR PARA A PÁGINA 64

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail