Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 66

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

Complemento: Trabalho com Isopor

Como o isopor é um bom material para você trwinar a fazer suas próprias miniaturas, abaixo serão fornecidas informações de como trabalhar com o isopor, ou seja, como corta-lo, lixa-lo e prepara-lo para pintura.

Como cortar: Para cortar as peças de isopor você pode usar um estilete ou fio mágico, que é um aparelho elétrico (funcionado à pilha ou eletricidade doméstica) que aquece um fio metálico, possibilitando cortar o isopor com precisão. Use desenhos de referência dos seus planos de construção e faça moldes (padrões) de papelão ou cartolina para facilitar cortar as peças. Quando for traçar riscos sobre o isopor use caneta hidrocor, pois esferográfica perfura o isopor.

Abaixo você pode notar um pouco do trabalho com isopor. Na primeira foto você vê os moldes de papelão sobre a chapa de isopor, auxiliando o corte. Na segunda foto a peça de isopor está sendo cortada com o fio mágico. Este fio mágico é de grande porte, pois existem outros portáteis e bem menores. Na terceira foto você pode ver em detalhe a chapa de isopor sendo cortada com o fio mágico usando o papelão como guia. A última foto você está vendo o uso do estilete para cortar.

 

 

Como colar: Muitas vezes você precisará colar o isopor, juntando peças diferentes. A melhor cola é a cola própria para isopor que pode ser comprada em livrarias ou casas que vendem produtos de artesanato. A segunda melhor opção é cola quente. Você pode comprar as pistolas de cola quente até em lojas tipo R$ 1,99. A cola branca escolar não é muito boa para colar. Caso você precise usá-la, enfie um pequeno pedaço de arame em uma das partes que será colada. Passe cola nas partes que serão coladas e encaixe a outra peça sem o arame na peça que tem o arame, de maneira que o arame perfure a outraa peça. Desta forma, o arame garantirá mais resistência, pois estará enfiado nas duas partes a serem coladas.

Na foto abaixo você pode notar a colagem de duas peças de isopor usando a cola quente.

 

Preparo da Peça de Isopor para Pintura

O isopor é um bom material para criar miniaturas, mas apresenta o incoveniente de não ser bom para se lixar e nem para se pintar, principalmente se você usar as técnicas e materiais de lixamento e pintura usados em outros materiais. Por exemplo, se você não usar uma lixa muito fina será difícil lixar o isopor. Outra coisa é que se você for aplicar as massas de emassar e aplicar o primer cinza, você notará que o isopor será "corroído".

Assim, é preciso adaptar as técnicas para o isopor. Existem várias técnicas para você preparar o isopor para que ele possa ser usado com os materiais comuns de preparo de pintura como as massas (plástica, epoxi, etc) e também com o primer. Abaixo, será comentado apenas uma destas técnicas.

Materiais necessários: peça de isopor a ser tratada, tinta látex para parede (de preferência tinta látex acrílica para parede), massa corrida para parede, pincel ou rolinho para pintura, lixas d'água. Todos estes materiais podem ser comprados em lojas de materiais de construção civil ou mesmo supermercados. Pode ser que as lixas d'água você não encontre nestas lojas, mas com certeza encontrará em lojas que vendem tintas e outros materiais para pintura de carros. É importante usar máscaras para proteção, pois o isopor libera um pó muito fino, facilmente de ser inalado. Escolha um local que possa ser sujado e possa ser limpo rapidamente, pois trabalhar com isopor é uma bagunça.

Procedimento:

1) Após a peça de isopor já estar devidamente pronta para receber a pintura, deve-se lixar com bem fina, começando pela 400 e depois a 600 ou 800.

2) Limpe bem a peça com pano seco para tirar o pó resultante do lixamento. Agora passe uma demão de tinta látex para parede sobre toda a peça de isopor. Espere secar e aplique novamente. Certifique-se que cada demão seja uma camada bem fina. Você pode aplicar cerca de 4 a 6 demãos de tinta, dando intervalo de 30 minutos a 1 hora entre cada demão. Para aplicar use um rolo de espuma ou um pincel com cerdas suaves.

3) Depois de seca, aplique a massa corrida para parede em pequenas quantidades sobre toda a peça, usando uma espátula ou mesmo uma chapinha fina de metal ou plástico. A massa deve ser passada em toda a peça, cobrindo principalmente as partes irregulares do isopor.

4) Espere cerca de 3 horas a 1 dia e depois comece a lixar delicadamente a peça para que ela fique com a superfície regular e uniforme, sem imperfeições. Comece com a lixa 600 ou 800. Cuidado para não lixar demais e atingir o isopor. O objetivo desta fase é apenas uniformizar a superfície, de forma a não tirar as camadas de tinta e nem a de massa corrida. Caso você queira um acabamento ainda mais liso, pode-se usar lixas 1000 ou 1200.

5) Depois de seca a peça (espere de 3 horas a 1 dia), você pode tratá-la como uma peça de plástico ou outro material resistente. Você notará que o isopor ficará com a superfície resistente e rígida, mas ao mesmo tempo, continuará com a leveza característica de isopor. Assim, você poderá aplicar diretamente o primer cinza e emassar com as massas usuais (massa plástica, massa epoxi, etc.), seguindo as mesmas etapas já descritas anteriormente.

 

IR PARA A PÁGINA 68

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail