Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 6

 

Modelos de Perfeição

 

 

Construção de Veículos em Miniatura

 

  • Técnica do Encaixotado - nesta técnica, pode-se usar também um suporte metálico de sustentação. Mas a diferença maior é que as placas (de plástico, acrílico ou madeira) são colocadas já para formar a superfície externa da miniatura. Ou seja, não são criadas secções transversais. Assim, as placas são dispostas para formarem caixas ocas. É claro que esta técnica é melhor para os modelos que não tem muitas partes curvas ou arredondadas e sim para as mais planas.

Nas figuras abaixo, pode-se ver a construção da nave Narcisus para o filme Alien - O Oitavo Passageiro. Na primeira foto, pode-se observar um eixo metálico e quadrado sustentando a estrutura da miniatura. É na verdade uma barra de aço conhecida aqui no Brasil como metalon e comumente usada por serralheiros. Veja também que acima desta barra existe um uma parte cinza que ajuda a dar resistência e também para permitir colocar as chapas da fuselagem. Estas chapas são de plexiglass (acrílico) e são colocadas fixas nesta parte cinza e na barra metálica. Na segunda foto, pode-se notar alguns outros detalhes como as turbinas.

 

 

 

 

 

 

 

Na terceira foto, pode-se notar mais novos detalhes sobre a fuselagem da miniatura. Note que, nesta técnica a miniatura fica parecendo realmente uma caixa oca. Na quarta foto, veja a miniatura já com todos os detalhes na fuselagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para alguns episódios de Jornada nas Estrelas A Nova Geração - Deep Space Nine, foi preciso construir a miniatura da estação espacial Deep Space Nine. O modelador escolhido foi Tonny Meninger. Primeiro os modeladores constróem uma estrutura feita de tubos quadrados ocos de aço (tubos de metalon). Depois constróem peças de madeira (compesado e duratex), plástico estireno e plexiglass (acrílico transparente) que serão encaixadas sobre estas estrutura para formar a superfície externa. Estas peças serviram apenas para serem tiradas moldes de silicone delas. Estes moldes são usados para se criar duplicatas destas peças em epóxi, material que foi escolhido pela resistência, durabilidade, leveza e facilidade de ser moldada na forma líquida. No final, foram mais de 2.000 peças ocas e em forma de casca feitas epóxi. Elas foram moldadas em peças ocas e em casca de epóxi para permitir passar a fiação elétrica das luzes. Depois estas peças são lixadas e retocadas manualmente. Em seguida, cada parte oca do modelo é pintada separadamente. Depois estas peças ocas e cascas de epóxi são encaixadas na estrutura de metal e assim formar a estação espacial. Apesar da estrutura de metal e das 2.000 peças ocas, a estação espacial é resistente mas surpreendentemente leve devido aos tubos metálicos ocos e a superfície em forma de casca, todo o modelo pesou apenas 45 Kg.

 

 

IR PARA A PÁGINA 8

 

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail