Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 5

 

Modelos de Perfeição

 

 

Construção de Veículos em Miniatura

 

Técnica do Sanduíche (ou da Espinha Dorsal)

Como já foi dito anteriormente, esta técnica também é muito usada para se construir navios. As duas figuras abaixo mostram seu uso em dois filmes. A primeira mostra os modeladores da ILM na construção de um navio para o filme Goonies. Note as secções transversais de madeira e o eixo metálico que sustenta tudo.

 

Na foto seguinte, os modeladores da Digital Domain estão na construção do famoso navio do filme Titanic. Veja que as secções transversais foram feitas de madeira compensada.

 

 

No filme Supernova, quando o filme se inicia, a câmera move-se do interior da nave Nightingale para uma visão da nave no espaço, efeito conseguido com uma miniatura de escala 1:24 com 6,3 metros, um modelo cujo tamanho poderia ser movimentado no set de controle de movimento. Um modelo maior não permitiria obter algumas das imagens desejadas, mas um modelo menor não daria credibilidade ao filme. O eixo central da nave era um tubo de 12,7 cm de diâmetro, rodeado pela área da cauda e motores, caracterizada por várias estruturas de alumínio. A maioria dos componentes da Nightingale foi feita no software AutoCAD, depois as peças foram cortadas e foram testadas para ver se tudo se encaixava. As peças do modelo foram cortadas tanto por água (um processo em que se usa água em alta-pressão para cortar metal) como a laser, a qual foi usado para cortar plásticos e madeira. "Moldes específicos de plexiglass foram cortadas a laser e então cobertos e detalhados com espuma de uretano, uma espuma densa de uretano feita pela VJB. É muito legal de se trabalhar com ela. Pode-se triturá-la, usá-las em tornos, entalhar e lixá-la, da mesma forma como na madeira, mas muito melhor". Destes moldes, peças de modelos foram colocadas em cima, feitas de epoxi, fibra de vidro ou uretano. Os painéis solares foram feitos de gravação em bronze e a frente a cabeça da frente foi uma combinação de plástico cortado a laser, plástico formatado a vácuo e outros materiais leves. A nave teria que ser o mais leve possível, para permitir ser manobrada. Mesmo assim, pesava cerca de 295 Kg, o que era bastante peso para ser montado em um suporte. Na primeira foto você pode ver a estrutura interna de alumínio e na foto à direita, a linha vermelha corresponde à estrutura interna já montada.

 

IR PARA A PÁGINA 7

 

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail