![]() |
![]() |
![]() ![]() |
Modelos de Perfeição
Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais
6) Iluminando a Miniatura Existem várias formas de você iluminar as suas miniaturas. Abaixo comentaremos algumas delas. Procure escolher aquela que lhe forneça o resultado e desejado e ao mesmo tempo seja viável.
Abaixo você pode observar um esquema básico de ligação de lâmpadas incandescentes. É sempre importante observar qual a voltagem que a lâmpada dever ser ligada, pois se você usar uma fonte de energia de maior voltagem, poderá queimar a lâmpada. Lembre-se que uma boa opção de fonte de energia seria pilhas ou mesmo adaptadores de pilha, que são transformadores que transformam a energia alternada da tomada de energia de sua casa em energia contínua para a lâmpada. Caso você queira usar corrente alternada (da tomada de energia da parede de sua casa), porcures usar lâmpadas de fogão ou geladeira que são menores.
A figura abaixo mostra uma outra laternativa de uso de lâmpadas incandescentes em miniaturas. A nave Enterprise feita por Ron Brooks e mostrada abaixo foi iluminada com lâmpadas de natal, aquelas que são colocadas em árvores de natal e que vem muitas pequeas num só fio. A vantagem é que elas já vem com pisca-pisca. Você pode comprar as coloridas ou mesmo comprar as sem cor e pintar os plásticos transparentes na cor desejada ou mesmo colocar papel celofane. Será melhor se você usar as que poucas lâmpadas como 10 a 35. E elas devem ser ligadas na corrente alternada (tomada de 110 ou 220 Volts).
Abaixo você pode ver uma figura esquemática mostrando um LED. O LED não é como uma lâmpada incancescente comum em que não importa onde é conectado o pólo positivo ou negativo da fonte de energia. O LED é polarizado, ou seja tem um terminal que dever ser ligado ao positivo e outro ao negativo da fonte de energia. Da parte da "cabeça" do LED que possui um chanfro sai uma "perna" chamada ânodo e que deve ser ligado ao positivo da fonte de energia. O outro (cátodo) deve ser ligado ao negativo. No esquema abaixo você pode ver como usar adequadamente LEDs para iluminar suas miniaturas. No esquema proposto abaixo, você precisará de: um suporte para 4 pilhas AA (pilhas pequenas comuns), um interruptor simples, um resistor, fios finos para eletrônica (chamados de "cabinho") e um ou mais LEDs. Todos estes materiais você pode comprar em lojas que vendem materiais de eletrônica ou para conserto de aparelhos eletrônicos e Tevês, sendo, inclusive, de baixo preço.
Observe o esquema abaixo: B - Representa a fonte de energia. Como são 4 pilhas, serão fornecidos 6 Volts. Se desejar, pode-se usar um adaptador de pilhas. O adaptador de pilha é um transformador que transforma a energia alternada da tomada da parede de sua casa em energia contínua, como numa pilha. I - Representa um interruptor simples e que ligará e desligará os LEDs. Qualquer um serve, escolha aquele que mais lhe agrade. R - Representa o resistor, ou seja a peça que limitará a corrente elétrica da fonte para que não queime os LED. Se você usar 1 LED, deve-se usar um resistor de 120 R (ou 120 Ohms). Se usar 2 LEDs, deve-se usar um resistor de 75 R (ou 75 Ohms). Se usar 3 LEDs, deve-se usar um resistor de 39 R (ou 39 Ohms). Caso escolha 4 LEDs, você não precisará usar resistor. L - Representa os LEDs. Você pode usar qualquer tamanho ou cor, podendo inclusive usar tipos diferentes neste circuito. Lembre-se de ligar a perna do LED perto chanfro ao pólo positivo, que nos suportes de pilhas corresponde ao fio vermelho.
Abaixo você pode observar LEDs usados em miniaturas. Na figura à esquerda e a do centro foram usados como luzes de navegação. Na figura à direita veja que LEDs de cor azul foram usados para simular motores de propulsão, conferindo um excelente efeito visual.
Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados
são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais. |
||