Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 70

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

6) Iluminando a Miniatura

  • Fluorescentes: todos nós sabemos o que são as luzes fluorescentes, provavelmente elas estão sob sua cabeça neste momento. Elas fornecem uma iluminação bastante forte. Elas são uma excelente opção quando você for iluminar partes como os motores das naves, como por exemplo a parte traseira da nave Millennium Falcon de Guerra nas Estrelas.Elas geram muito pouco calor, por isso são também chamadas de Luz Fria. A desvantagem é que elas são um pouco mais caras e precisam de voltagens mais altas. Elas precisam de corrente alternada (a que existe na tomada de sua casa) de 110 V ou 220 V e de um transformador. É mais recomendada para modelistas com mais experiência. Uma boa sugestão e prática para você usar em suas miniaturas de naves são aquelas luminárias de mesa. Elas já tem tudo pronto: a lâmpada fluorescente, o transformador e o interruptor. Outra sugestão são algumas que vem como luz de emergência para carro e que funcionam a pilha.

 

Na foto abaixo você pode observar uma pequena lâmpada fluorescente usada para simular motor de propulsão da réplica de miniatura da nave Millenium Falcon.

Na foto abaixo à esquerda note a lâmpada já colocada juntamente com o circuito eletrônico de controle. Na foto à direita veja o belo resultado final.

 

Uma outra opção para simular turbinas ou motores a propulsão de naves seria usar uma Lâmpada Eletrônica Halógena. É um tipo de lâmpada de luz fria, de cor branca, de alto poder de iluminação, bastante econômica e que serve o mesmo bocal rosqueado de uma lâmpada incandescente domiciliar comum. É claro que para que você a utilize, é importante que a sua miniatura seja suficientemente grande para abrigá-la.

Na foto abaixo à esquerda você pode observar uma Lâmpada Eletrônica Halógena e à direita uma turbina de uma nave em miniatura em que se usou uma lâmpada semelhante.

 

  • Fibra Óptica: a fibra óptica foi desenvolvida originalmente para a indústria de telecomunicações mas tem sido adaptada por hobbistas para transmitir luz para lugares muito pequenos. Alguns de você às vezes já tiveram a oportunidade de verem alguns enfeites de casa feitos com fibra óptica, parecendo cabeleiras iluminadas. Elas são fios muito finos de vidro ou plástico que permitem a condução da luz de uma ponta a outra. Elas não podem ser dobradas de forma acentuada, elas tem que serem dispostas formando curvas suaves. A grande vantagem é que você pode ter apenas uma única fonte de luz (neon, ou mesmo incandescentes) e mesmo assim iluminar vários locais ao mesmo tempo, isto acontece porque a fibra óptica conduz a luz por uma ponta até a outra. Por exemplo, um única lâmpada incandescente e 50 fios de fibra óptica podem iluminar 50 janelinhas de uma nave. Você pode furar pequenos buracos no modelo, deixando 1 mm para passar o fio. Cole com cola quente ou mesmo super-cola (tenha cuidado para não colar a ponta o que tamparia a saída de luz).

Na foto abaixo você pode ver fios de fibra óptica e uma lâmpada incandescente (à direita) usados para iluminar as centenas de janelinhas da miniatura. A lâmpada incandescente será a fonte de luz. Cada um dos fios será conectado a uma janelinha.

Na foto abaixo você pode que os fios de fibra óptica foram agrupados e conectados num tubo plástico. Numa extremidade deste tubo a lâmpada será conectada e na outra serão conectados os fios de fibra óptica agrupados. Isto permitirá com que a luz seja conduzida pelos fios de fibra óptica de uma só vez, permitindo iluminar as centenas de janelinhas da miniatura de nave.

Na foto abaixo à esquerda você pode ver várias janelinhas iluminadas na miniatura construída por Kirk Schermerhorn. À direita veja que, no escuro, a iluminação por fibra óptica confere um excelente resultado visual.

 

IR PARA A PÁGINA 72

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail