Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 4

 

Na Ponta dos Dedos

 

 

Aliens - O Resgate

Após o sucesso de Exterminador do Futuro, James Cameron retornou ao projeto que ele já tinha assinado anteriormente, que era escrever e dirigir uma seqüência para a obra-prima de Ridley Scott, Alien - O Oitavo Passageiro. Cameron recorreu ao estúdio de Stan Winston para tornar possíveis os numerosos efeitos especiais.

 

 

Além dos guerreiros Alien e dos "estoura-peito" vistos no primeiro filme, Winston teve de criar os monstros que grudávam nos rostos das vítimas e corriam pelo chão. Mas a maior das criações para este filme foi a Rainha Alien. Winston e Cameron trabalharam no projeto de um monstro de 4,62 metros de altura com uma imensa cabeça, enorme cauda vertebral e braços espinhosos. O visual deste Alien ainda baseado no projeto original de H. R. Giger e deveria sugerir algo de diferente, um "ar de rainha": era maior que os outros Aliens, tinha uma cabeça enorme lembrando uma coroa de rainha e seus pés lembram um sapato de salto feminino.

 

 

 

 

 

Como teste de prova do conceito do monstro, um "protótipo de sacos de lixo" foi criado no estacionamento do antigo estúdio de Stan Winston.

"Nós criamos o formato básico da rainha de 4,62 metros de altura a partir de sacos de lixo pretos e espuma de enchimento (espuma de sofá comum). Nós a suspendermos com um guindaste acima da cabeça. Dois de nossos colegas de trabalho ficaram dentro do boneco controlando os quatro braços com cabos de vassoura. James Cameron filmou algumas cenas de teste com uma câmera de vídeo comum enquanto eu atuava fingindo reagir ao monstro. Não era nada lindo. Mas serviu para provar que a técnica poderia funcionar", diz John Rosengrant, supervisor de longa data do Estúdio de Stan Winston.

A batalha final entre Ripley e a Rainha Alien levou 5 duros dias para ser filmada nos estúdios de som da Inglaterra. Mas todo este trabalho valeu e Stan Winston recebeu seu primeiro Oscar pelo filme.

No esquema abaixo, você pode observar como era o boneco da rainha Alien. O boneco era suspenso por um guindaste as pernas eram movimentadas por varas. Se você colocar o mouse do seu computador sobre o esquema você o observará com visão de Raio-X. Note que, na verdade, o corpo do boneco é um suporte com dois titereiros dentro. Cada titereiro movimenta um braço maior e um menor do boneco usando varas.

 

 

Na foto abaixo você pode notar a rainha Alien feita de sacos de lixo preto e espuma. Este foi o protótipo para testar se o método de titeragem funcionava.

 

 

Ma foto abaixo você pode ver uma maquete inicial feita em argila a base de óleo.

 

Na foto abaixo, veja a maquete da rainha Alien com o guindaste que a suspende.

 

 

Na foto abaixo, Stan Winston está dirigindo os titereiros da rainha Alien para um teste de filmagem.

 

Na foto abaixo, o supervisor do Estúdio de Stan Winston, John Rosengrant, reagindo ao ataque da rainha Alien de lixo.

 

Obviamente, após a técnica de titeragam ter se mostrado eficiente, o boneco da rainha Alien foi esculpido em argila a base de óleo e uma cópia em espuma de látex foi construída para permitir abrigar os dois titereiros.

A responsabilidade de criar a parte animatrônica interna da rainha Alien coube a Rick Lazzarini, contratado na época por Stan Winston. Esta foto mostra Rick montando a cabeça do "boneco-herói" da rainha Alien, que era capaz de mover para cima/baixo, direita/esquerda, de mover os lábios e de avançar/puxar a pequena boca interna. Tudo era controlado por cabos, enquanto que os movimentos do pescoço eram feitos por pistões hidráulicos projetados por Trevor Butterfield.

Vale lembrar que a expresão "boneco-herói" é muito usada na área de animatrônica para se referir ao boneco animatrônico capaz de exercer o maior número de movimentos. Na maioria das vezes, são usados vários tipos de bonecos para representar um mesmo personagem, dependendo da cena. E o "boneco-herói" é o mais dotado de movimentos e que aparece na maioria das cenas.

Na foto abaixo, você pode observar o duelo da rainha Alien com a personagem Rippley. O boneco da rainha Alien usado aqui não era o "boneco-herói", pois deveria ser pego pelo garra do carregador usado pela personagem Rippley.

 

Na foto abaixo, note que na maioria das cenas em que o "boneco-herói" da rainha Alien aparecia, o ambiente estava esfumaçado. O principal motivo era justamente para esconder os cabos que suspendiam o boneco.

 

IR PARA A PÁGINA 6

 

 

Voltar para a página principal |Voltar para Titeragem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail