![]() |
![]() |
![]() ![]() |
Na Ponta dos Dedos
Noções de Titeragem Tradicional
Tipos de Titeragem Básica ou Titeragem Tradicional Abaixo você poderá comprovar os tipos mais comuns de titeragem. É claro que os tipos abaixo não são os únicos, pois existem também os tipos que combinam dois ou mais tipos básicos de titeragem. Os tipos que considero básicos são: Fantoche, Marionete, Boneco de Vara (ou Haste) e Performance.
Fantoche - também conhecido como Boneco de Mão. Neste tipo, a mão do titereiro está dentro do boneco e é a única ou a principal coisa que faz o boneco se mover. Normalmente a mão sustenta o corpo e braços ou serve para fazer a boca se mexer. Para evitar com que o titereiro apareça, o titereiro tem que ficar atrás de algum tipo de mini-palco ou cortinas, ou ainda se estiver sendo filmado, a câmera deverá focalizar apenas o corpo do boneco. Este tipo é o mais comum e conhecido de titeragem. Com certeza você está bem familiarizado com fantoches. O personagem Caco dos Muppets e o Louro José do programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga são exemplos típicos. Observe, nestes exemplos, que a mão do titereiro movimenta a boca do personagem, sendo geralmente, o dedo polegar movimentando a mandíbula inferior e os demais dedos, a mandíbula superior.
O monstro Graboid do filme Tremors foi também concebido como um fantoche. Na foto abaixo, você pode ver Tom Woodruff Jr. da A.D.I. (Amalgamated Dynamics Incorporated) operando o fantoche para o filme.
Marionete - também conhecido por Boneco de Corda, é qualquer um dos vários tipos de bonecos manipulados através de cordas, no qual o titereiro está posicionado acima do boneco. Num marionete simples, as cordas são conectadas em nove locais: em cada perna, nas mãos, nos ombros, nas orelhas e na base da coluna. Adicionando mais cordas, maior sensibilidade no controle do movimento é obtida. Entre os bonecos, as marionetes são consideradas os mais difíceis de se manipular; alguns permitem até imitar movimentos humanos e de animais. Na figura abaixo, você pode ver um esquema do posicionamento das cordas numa marionete criada por Frank Ballard. O boneco chama-se Papageno e suas partes foram feitas de borracha. As linhas vermelhas indicam como e onde as finas cordas pretas são conectadas para permitir os movimentos.
Na foto abaixo você pode observar um exemplo de marionete.
Voltar para a página principal |Voltar para Titeragem O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui
utilizados são apenas de interesse comum e não tem
fins comerciais. |