Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL DE TITERAGEM

 

Na Ponta dos Dedos

 

 

Noções de Titeragem Avançada: Animatrônica

 

O que é Animatrônica?

 

O termo "áudio-animatrônicos" foi concebido no início da década de 60 pelos engenheiros da Walt Disney Imagineering Company para descrever seus bonecos que se moviam e que ficavam em exposição na Disneylândia, como o boneco de Abraham Lincoln em exposição na Disney, mostrado na figura ao lado. Estes bonecos eram capazes de se movimentar realisticamente, além de emitir som.

 

 

 

 

 

 

O primeiro uso da Áudio-Animatrônica foi na Encantada Sala Tiki na Disneylândia (Enchanted Tiki Room), que iniciou em junho de 1963. Os pássaros Tiki eram controlados por controle binário; isto é algo como liga-desliga. Tons sonoros eram gravados em fita magnética (tipo fita cassete) e ao serem executados ativávam um circuito elétrico, fazendo os pássaros se moverem (boca abrindo e fechando). Depois, em outros shows de bonecos, foram criados tons variantes nas fitas magnéticas, mas todo o sistema se baseava na programação de movimentos através de tons ou sons gravados em fita magnética. Daí o nome "áudio". Como os sistemas de computação não estavam ainda bem desenvolvidos, o sistema analógico por tons sonoros é que fazia este controle. O nome "animatrônica" é uma combinação de duas palavras: animação e eletrônica. Walt Disney queria figuras animadas como os seus desenhos animados mas que pudessem ser vistas de perto pelas pessoas. Daí a idéia de se criar bonecos. Assim, foram criados bonecos eletrônicos e mecânicos que se movimentariam, parecendo estar vivos, ou seja animados. Para programar a seqüência de tons que determinariam a seqüência dos movimentos, os programadores usavam joysticks e um sistema primitivo de captura de movimento. Assim, o manipulador fazia os movimentos e um dispositivo traduzia estes movimentos em impulsos sonoros gravados em fita. Quando a fita magnética era colocada para "rodar", os circuitos eletrônicos convertiam os impulsos sonoros em movimentos, acionando pistões pneumáticos, hidráulicos e solenóides.

Em algum momento durante o tempo, a palavra "áudio" foi eliminada do uso e o termo passou a descrever o uso de componentes mecânicos e/ou eletrônicos e sistemas para simular e replicar movimentos de criaturas, seja réplicas de formas de vida da Terra ou criações de ficção e fantasia. Os artistas de efeitos especiais puderam observar que era possível utilizar esta tecnologia para criar bonecos ou títeres que parecessem reais. Como o controle era feito inicialmente ao vivo através de titereiros e posteriormente através de computadores, a palavra áudio simplesmente se tornou desnecessária, permanecendo apenas: Animatrônica. A diferença entre uma criação animatrônica e um robô é que os animatrônicos de hoje são construídos primariamente para atuar e responder em tempo real à espontaneidade e mudança dos sinais de controle. Um robô é um dispositivo mecânico que se move através de movimentos pré-programados, repetindo-os a todo o momento. E apesar de alguns animatrônicos serem programados para repetir o movimento sempre que necessário, elementos de titeragem são necessários em primeira-mão para capturar a perfomance ou atuação.

 

 

Formas de Acionamento de um Animatrônico

Agora que já sabemos o porquê do nome Animatrônica, vamos ter uma noção de como se movem os bonecos animatrônicos, ou seja, como são os "músculos" destes bonecos. Os bonecos animatrônicos variam muito quanto a complexidade dos mecanismos, desde os mais simples aos extremamente avançados. Bonecos como o raptor do filme Parque dos Dinossauros mostrado abaixo, apresentam mais de um tipo de acionamento ou "músculo". Só para você ter uma idéia, mova a seta do mouse do seu computador em cima da figura para ver com visão de raio-x.

 

Praticamente, existem 4 formas básicas de fazer um boneco animatrônico se movimentar: 1) Por Cabos; 2) Por Servo-Motores; 3) Por Pistões Hidráulicos e 4) Por Pistões Pneumáticos. É claro que as combinações são muito comuns, ou seja, cabos com servo-motores, ou com pistões hidráulicos, etc.

A seguir você conhecerá um pouco de cada tipo.

 

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Titeragem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail