![]() |
![]() |
![]() ![]() |
Na Ponta dos Dedos
Noções de Titeragem Avançada: Animatrônica
1)
Cabos - os cabos utilizados em animatrônica são
muito semelhantes aos usados para acionar os freios de bicicletas.
Basicamente existem 4 formas de se usar cabos para controlar partes móveis de bonecos animatrônicos. A) Um cabo com retorno manual - neste tipo, uma alavanca é puxada por um titereiro, fazendo com que o cabo movimente uma parte móvel do boneco. Para retornar o cabo à sua posição original, o próprio titereiro deve fazer força para empurrá-lo. Observe que tanto o movimento de "ida" e "volta" é feito apenas por uma única alavanca. É sempre importante que a maior parte possível do cabo de aço fique encoberta pela capa que o recobre afim de evitar com que o cabo de aço se dobre, prejudicando o movimento. Desde que o cabo de aço fique a maior parte dentro da capa, a chance dele se dobrar é pequena. No esquema abaixo, você pode observar este tipo em funcionamento.
B) Um cabo com retorno por mola - neste tipo, uma alavanca é puxada por um titereiro, fazendo com que o cabo movimente uma parte móvel do boneco. Assim, quando o titereiro puxa a alavanca, uma mola é esticada e quando o cabo volta à sua posição original, a mola "faz" força para empurrá-lo. Não é estritamente necessário ser apenas "mola", mas qualquer outro objeto elástico (como uma borracha, elástico, etc) pode fazer o mesmo efeito. Observe que tanto o movimento de "ida" e "volta" é feito apenas por uma única alavanca. É sempre importante que a maior parte possível do cabo de aço fique encoberta pela capa que o recobre afim de evitar com que o cabo de aço se dobre, prejudicando o movimento. Desde que o cabo de aço fique a maior parte dentro da capa, a chance dele se dobrar é pequena. No esquema abaixo, você pode observar este tipo em funcionamento.
C) Dois cabos com duas alavancas - já neste tipo, uma alavanca é puxada por um titereiro, fazendo com que o cabo movimente uma parte móvel do boneco. Para retornar o cabo na sua posição original, uma outra alavanca é puxada, fazendo a parte móvel se mover no sentido oposto. Observe, então, que o movimento de "ida" é feito por uma alavanca e a "volta" é feita por outra alavanca. Neste sistema é possível obter um controle maior do movimento que os sistemas anteriores. A desvantagem é que são necessárias mais "mãos" para controlar as alavancas. Da mesma forma, é sempre importante que a maior parte possível do cabo de aço fique encoberta pela capa que o recobre afim de evitar com que o cabo de aço se dobre, prejudicando o movimento. No esquema abaixo, você pode observar este tipo em funcionamento.
D) Dois cabos com uma alavanca - neste tipo, a grande desvantagem do sistema anterior é resolvida. Uma única alavanca faz tanto o trabalho de "ida" e "volta" do cabo, ou seja, o movimento nos dois sentidos é feito por uma única alavanca. Como os dois cabos estão presos na roldana, quando a alavanca é puxada, um cabo é puxado e outro é empurrado simultaneamente. Da mesma forma, é sempre importante que a maior parte possível do cabo de aço fique encoberta pela capa que o recobre afim de evitar com que o cabo de aço se dobre, prejudicando o movimento. No esquema abaixo, você pode observar este tipo em funcionamento.
Na figura abaixo você pode ver com detalhe como é a roldana com os dois cabos presos. Se você colocar a seta do mouse em cima figura você verá o interior da roldana com visão de raio-x. Os dois cabos são presos numa metade da roldana, por exemplo, através de parafusos com arruelas. Como os cabos são presos de forma trançada, eles ficam a maior parte do tempo em contato com o sulco da roldana, o que evita o cabo de se dobrar.
Voltar para a página principal |Voltar para Titeragem O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui
utilizados são apenas de interesse comum e não tem
fins comerciais. |