Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 3

A Arte da Transformação

 

Moldes do Corpo

 

Molde de Orelhas

Saber moldar uma orelha é importante pois em muitos casos são aplicadas próteses ou apliques nela. Se você se lembra do Spock de Jornada nas Estrelas ou dos elfos nos mais recentes filmes da trilogia do Senhor dos Anéis, ambos tem próteses nas orelhas, para que elas fiquem pontudas. Para iso, antes de esculpir a prótese, é importante tirar o molde das orelhas.

Não existe a forma mais correta de se fazer moldes de orelhas. Nas verdade, existem, várias. Por isso, escolha a que for mais acessível e segura. Aqui vão alguns:

Método 1:

O molde de orelha a seguir foi feito pelo artista de maquiagem sueco, Lars Carlsson. Lars deitou a pessoa cuja orelha foi moldada, apoiando sua cabeça sobre um travesseiro. Ele usou um caixa de plástico com um recorte no centro, no formato aproximado de uma orelha. Como o buraco deve ser ligeiramente maior que a orelha para ela entrar, depois de colocar a caixa, ele lacrou o restante com fita adesiva, para evitar com que o alginato vaze. Lars colocou um tufo de algodão coberto com vaselina sólida dentro do ouvido da pessoa para que o alginato não entre dentro do canal do ouvido. Depois ele encheu com alginato.

 

 

 

Aqui você pode observar o molde já pronto de alginato sendo preenchido com gesso pedra. Com isto foi possível obter uma réplica da orelha. Note novamente a caixa de plástico para se tirar o molde da orelha que Lars utilizou.

 

 

 

 

 

Aqui você pode observar a réplica em gesso pedra da orelha.

 

 

 

Método 2:

Neste método, a pessoa também é deitada sobre um traveseiro coberto com plástico de lixo. Coloca-se um chumaço de algodão coberto com vaselina. Algumas pessoas costumam até em envolver a área próxima da orelha com filme plástico de PVC (aqueles de embrulhar alimentos vendidos em supermercados), furando o plástico para encaixar a orelha, protegendo, assim, o cabelo da pessoa. Depois corta-se o fundo de um copo plástico ou de um pequeno recipiente de margarina circular, ficando assim, um cilindro sem tampa. Este cilindro é colocado sobre a orelha, e o alginato é derramado dentro. Para evitar do alginato vazar por alguma brecha, pode-se circundar o cilindro com massa de modelar, entre a pele e o cilindro. Quando o alginato endurecer (cerca de 3 minutos depois), retire tudo. Já em seguida, deposite o gesso pedra dentro do alginato endurecido. Assim, uma réplica da orelha será feita.

Com relação à quantidade de alginato, vai depender do recipiente que você usou como cilindro. Assim, use outro recipiente igual como referência e coloque metade do volume de alginato e a outra metade complete com água. Já com o gesso, geralmente gasta-se muito pouco para replicar a orelha.

 

Método 3:

Proteja o ouvido com um chumaço de algodão e os cabelos, prendendo-os para cima e passando vaselina em pasta nas áreas que terão contato com os materiais utilizados. Cubra sua orelha com um copo plástico (aqueles descartáveis), grande o suficiente para que não toque as paredes internas. Encha-o até a metade com alginato e complete com água, mexendo bem até dissolver. Pressione o copo assim preparado sobre a orelha. Incline a cabeça em várias direções, para que o alginato recubra totalmente a sua orelha. Assim que o alginato "gelatinizar" (em cerca de 3 minutos), descole cuidadosamente o molde.

 

 

Num outro copo ou pote, prepare o gesso, da mesma forma que o alginato, mas não faça a mistura líquida demais. Despeje dentro do molde de alginato, até cobrí-lo inteiramente. Coloque o molde sobre uma superfície lisa e bata levemente dos lados, para soltar qualquer bolha de ar interna. Deixe secar - o gesso ao solidificar-se, aquece um pouco. Desta forma, espere o gesso aquecer, e esfriar, antes do próximo passo.

 

 

 

É o momento de tirar o gesso do alginato. Corte o copo, expondo o alginato, e comece a tirar pedaços dele, tomando o cuidado para não estragar a frágil camada de gesso interna.

 

 

 

 

IR PARA A PÁGINA 5

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail