![]() |
![]() |
![]() ![]() |
A Arte da Transformação
Construção de Próteses
Próteses de Espuma de Látex
Balanças para Espuma de Látex Como os valores a serem pesados são na razão de gramas, são utilizadas balanças que tenham precisão de 1 grama ou menos. As mais usadas são as analíticas de prato e as digitais. Estas balanças podem ser compradas no Brasil em lojas de balanças ou em lojas que vendem utilidades domésticas.
Batedeiras para Espuma de Látex A batedeira mais usada nos EUA para misturar os componentes da espuma de látex é a da marca Sunbeam Mixmaster. Esta batedeira tem 275 watts de potência e 12 velocidades. Veja a foto abaixo. De acordo com muitos artistas de maquiagem, na realidade, mesmo com a Sunbeam Mixmaster você acaba por usar apenas 3 velocidades (velocidades 1, 4 e 7 para a espuma GM e 2, 4 e 8 para a Burman) para preparar a espuma de látex. Outros artistas até utilizam somente as velocidades 1 e 12, pois segundo eles fornece uma espuma mais macia, cerca de 10 vezes o volume inicial. É aconselhável testar antes para estabelecer os tempos se for usada uma outra batedeira. Uma possível sugestão em termos de Brasil, seria usar a batedeira planetária Arno. Esta batedeira tem potência de 280 watts, bem próxima da Sunbeam que tem 275 W, só que com 5 velocidades. Como sugestão de velocidades, poderia-se utilizar as velocidades 1, 2 e 3 para ambos os sistemas de espuma de látex.
Moldes para Espuma de Látex Os moldes mais usados para espuma de látex são os de gesso pedra. Nos EUA o mais usado é o da marca Ultracal 30. Os desmoldantes são substâncias que evitam com que a prótese grude nos moldes. Eles geralmente vem com os kits de espuma de látex, sendo o estearato de zinco (e outras substâncias semelhantes a sabão) o mais comum. Alguns artistas como Lars Carlsson preferem pincelar óleo de silicone dentro dos moldes no dia anterior à construção da prótese, e segundo ele, o óleo de silicone faz um trabalho melhor. Para usar moldes de silicone, o truque é assar numa temperatura muito baixa para que a espuma não elimine vapor. Como sugestão, asse a 56 graus Celsius por 11-13 horas. Se mesmo assim obter vapores, asse numa temperatura menor por mais tempo. Você pode aumentar um pouco o agente de cura para fazer ficar mais rápido. Lave bem as peças depois de assadas para que o agente de cura não endureça a peça pronta.
Preenchimento dos Moldes com Espuma de Látex Os moldes de espuma de látex podem ser preenchidos de espuma de látex através de várias maneiras, sendo as mais comuns: a) derramando, b) usando uma colher ou espátula, c) usando um pincel e d) usando uma seringa. Para pequenos moldes, recomenda-se o uso da colher ou espátula e até mesmo um pincel, desde que você o pincele úmido sobre uma barra de sabão para que a espuma de látex não grude nas cerdas. Para moldes maiores é mais aconselhável usar uma seringa grande apropriada. Abaixo você pode observar um exemplo de seringa apropriada para aplicação de espuma dentro de moldes. Em média, elas podem armazenar cerca de 2,8 litros de espuma de cada vez. É necessário que o molde tenha um buraco para enfiar o bico da seringa. Quando for injetar pelo buraco, deve-se injetar até que a espuma extravaze pelas junções dos moldes. A seguir você poderá saber como fazer uma seringa de espuma de látex caseira, uma idéia original de David Schlatter. Materiais:
Os tubos, conexões e o adesivo de PVC podem ser encontrados em lojas que vendem materiais de construção. As arruelas, o parafuso e porca em lojas ferragistas. A roda de aermodelo pode ser encontrada em lojas de aeromodelismo. Você notará a seguir que o aspecto de algumas conexões e tubos podem parecer um pouco diferentes do que você encontrará no Brasil. Isto acontece porque o artigo feito por David Schlatter foi feito com base em materiais disponíveis nos EUA. Mmas isto não impedirá que você construa sua seringa de injetar a espuma de látex. Preparação e montagem: Corte 60 cm de comprimento do tubo de esgoto de bitola 75 mm. Use uma lixa para lixar as pontas do tubo para que os caps se encaixem bem e sejam difíceis de serem removidos. Se caso ficar um pouco frouxo, use fita veda rosca. Pegue um dos caps e faça um furo largo o suficiente para que o nípel se encaixe bem. Se for necessário, corte o excesso do nípel para que não fique sobrando muito para o interior do cap. Ao encaixar, use também o adesivo PVC. Corte de 10 a 20 cm do tubo rosqueado de 1/2 polegada, deixando uma ponta rosqueada. Passe adesivo de PVC na ponta rosqueada do tubo rosqueado de 1/2 polegada e enrosque na luva de redução. Remova a roda plástico do pneu de borracha do aeromodelo. Pegue a arruela de 1 polegada de diâmetro e tente encaixá-la dentro da união roscável até a metade desta união. Pode ser que seja necessário raspar um pouco do plástico da rosca interna para que a arruela se encaixe. Uma vez que você conseguiu encaixá-la dentro da união roscável, cole-a a arruela com adesivo de PVC. Depois cooque o pneu entre as duas arruelas de 2 polegadas passando o parafuso dentro. Enfie da união e use a porca para prender tudo por trás da arruela de 1 polegada que foi fixada dentro da união roscável. Corte 62 cm do tubo roscável de 1 polegada de diâmetro. Depois passe adesivo de PVC na ponta rosqueada deste tubo roscável de 1 polegada. Em seguida enrosque dentro da outra extremidade da união roscável. Pegue a cap restante e faça um furo um pouco maior que 1 polegada. Enfie este cap furado no tubo de 1 polegada citado anteriormente. Na ponta deste tubo, passe adesivo de PVC e encaixe o Tê soldável. Este Tê será onde seguramos para empurrar êmbolo da seringa. Agora a sua seringa de injetar espuma de látex está pronta. Ela custará para você cerca de 33 dólares (cerca de R$ 100,00) aqui no Brasil. Se você fosse comprar uma de verdade, pagaria cerca de 300 dólares, sem contar com a taxa de envio. Para evitar com que a espumade látex grude dentro da sua seringa, dilua um pouco de cera de polir carros da marca Johnson&Johnson com álcool e passe dentro da seringa.
Fornos para Espuma de Látex Para assar a espuma de látex, os fornos mais recomendados são os elétricos, principalmente devido ao melhor controle da temperatura.
Mas se os seus moldes são maiores que o espaço comportado por um forno elétrico pequeno, é ideal você comprar ou construir um maior. Você pode comprar um forno industrial elétrico ou a gás, que são maiores e possuem excelente controle de temperatura, veja na foto abaixo. Você pode também construir um forno de alvenaria com tijolos e cimento, com uma porta com chapa de isopor recoberta com folha de alumínio ou lã de vidro como isolante. Você pode colocar resistências aletadas a 10 cm do piso. Se não quiser fazer de alvenaria, você pode construir um forno com uma estrutura de metal com cantoneira e paredes de chapa de isopor recoberta com folha de alumínio ou lã de vidro como isolante. Nestes tipos de fornos, os técnicos recomendam colocar no teto um tipo de exaustor que faça o ar circular de baixo para cima dentro do forno, mas sem renová-lo para não alterar a temperatura.
Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui
utilizados são apenas de interesse comum e não tem
fins comerciais.
|