com o apoio «Linhas de Elvas»

Edição nº 2.452 de 08 de Maio de 1998

next.gif (954 bytes) HOSPITAL TESTA CATÁSTROFE   aniheart.gif (4940 bytes)

Com o objectivo de testar o seu Plano de Emergência em Situação de Catástrofe ou Calamidade Extra-Hospital, o Hospital de Santa Luzia de Elvas vai realizar na tarde de 13 de Maio, quarta-feira, uma simulação de situação de catástrofe.

Com o apoio do Regimento de Infantaria e Bombeiros locais, bem como da Protecção Civil, simulando um acidente de média gravidade, vão ser encaminhados para o hospital vinte sinistrados de um suposto acidente ocorrido na área de intervenção desta unidade. Perante a situação sugerida pelo simulacro serão desencadeados os circuitos internos de atendimento disponíveis, e postas em prática as capacidades técnica, humana e material da instituição, necessárias para fazer face a uma qualquer situação semelhante.

Esta acção insere-se num plano de preparação face à realização da Expo'98, de acordo com a posição geográfica de Elvas e da região, enquanto potencial porta de entrada de visitantes.

next.gif (954 bytes) EM CHEIO

Apenas a duas semanas do possível bulício gerado pela abertura da Expo'98, Elvas vive dias recheados de acontecimentos de diversa índole.

A inauguração do campo nº3 do Estádio Municipal, a 11ª Exposição Canina Internacional, as finais do Delta Cafés Ladies Open em ténis, e a entrega das medalhas do Prémio Infante D. Henrique - com a presença do Duque de Bragança, D. Duarte - são os eventos em destaque durante estes dias.

next.gif (954 bytes) Escola Superior Agrária de Elvas em conferência

BOM AMBIENTE

A reciclagem e aproveitamento de resíduos orgânicos eventualmente poluentes é uma tarefa de capital importância para a agricultura e o ambiente - esta zuma das conclusões possíveis da conferência que a Escola Superior Agrária de Elvas promoveu na semana passada.

Técnicos do Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva e docentes da Escola Agrária contribuiram para o elevado nível da iniciativa, acompanhada por uma plateia numerosa e interessada.

next.gif (954 bytes) Joaquim Rdorigues Coelho, o J.R. do "Linhas", completou 90 anos

UMA VIDA REPLETA

Na passada quinta-feira, 30 de Abril, passaram exactamente 90 anos sobre a data de nascimento de Joaquim Rodrigues Coelho. Dotado ainda de uma frescura física e uma lucidez invejáveis, o homem que os leitores do "Linhas" se habituaram a conhecer pelas iniciais J.R. tem uma vida preenchida por histórias e episódios que importa conhecer.

A entrevista que reproduzimos nesta edição de 8 de Maio representa não só uma homenagem ao cidadão de provecta idade como também aos diversos "papéis" que desempenhou durante a sua existência: trabalhador dedicado, dirigente desportivo, colaborador radiofónico, jornalista amador...

next.gif (954 bytes) Cicloclube em passeio

A poucos meses de completar o 10º aniversário de fundação, o Cicloclube de Elvas continua a demonstrar grande dinamismo. Além da significativa frequência de associados na sua sede, junto ao Estádio Municipal, o Cicloclube estreou no passado fim-de-semana uma viatura Peugeot 504 que a partir de agora levará o nome da colectividade e de Elvas aos mais diversos pontos do País. Ao mesmo tempo, a viatura evita que os dirigentes e demais cicloturistas tenham que recorrer aos seus veículos particulares sempre que se realizam passeios.

O "baptismo" da carrinha do Cicloclube de Elvas foi feito no 12º Passeio Sesimbra/Sudoeste Alentejano/Algarve, no qual a colectividade se fez representar por dez elementos.


Destaque
Veja as últimas do desporto

Desporto
"O Elvas CAD"
Ovarense,1 - "O Elvas",0

"O Elvas" teve, nesta deslocação a Ovar, uma das tardes mais infelizes deste campeonato. Na verdade o triunfo da equipa vareira não corresponde minimamente à realidade do encontro, em que a turma alentejana merecia pelo menos o empate.

Numa primeira parte marcada pelo equilíbrio, "O Elvas" desperdiçou aquela que foi praticamente a única oportunidade flagrante. A etapa complementar começou praticamente com o golo da Ovarense, marcado por Filipe II no único deslize da defensiva "azul e ouro". Os pupilos de Francisco Barão reagiram bem ao golo encaixado e protagonizaram até final do encontro um autêntico massacre ao extremo reduto da equipa da casa, que só não resultou num ou mais golos por manifesta falta de sorte da turma elvense.

Após esta 31ª jornada "O Elvas" ocupa o 10º lugar na Zona Centro, totalizando 44 pontos.



Judocas apurados

   Sara Garcia e Julia Marques da Casa do Povo de Campo Maior e Bruno Pernas do Clube Elvense de Natação foram os judocas do distrito apurados para o Torneio Nacional a disputar em Lisboa no próximo dia 10 de Maio.

next.gif (954 bytes) Clube Elvense de Natação vence concurso para o Melhor Clube Desportivo do distrito

TRABALHO RECONHECIDO

Já são conhecidos os vencedores distritais do concurso "O Melhor Clube Desportivo", promovido pelo Instituto Nacional do Desporto.

No distrito de Portalegre o primeiro lugar foi para o Clube Elvense de Natação, que desta forma irá receber 1.250 contos. Agora, a colectividade da Avenida D. Sancho Manuel opta ao título de melhor clube nacional e a um prémio pecuniário de 10 mil contos.

next.gif (954 bytes) Clube de Tiro e Caça de Elvas estreou tiro às hélices

O NOVO TIRO AO VÔO

O elvense José Lagarto foi o vencedor da primeira contagem para o Critério Nacional de tiro às hélices, modalidade que o Clube de Tiro e Caça de Elvas inaugurou oficialmente no último fim-de-semana.

O conjunto de provas realizado entre sexta-feira e domingo nas instalações do CTCE reuniu cerca de uma centena de espingardas, número considerado bastante promissor para uma actividade que agora dá os primeiros passos.

Números Anteriores

next.gif (954 bytes) Edição nº 2451 01Mai98
next.gif (954 bytes) Edição nº 2450 24Abr98
Edição nº 2449 17Abr98

© 1998 LP (in Linhas de Elvas)

 
 © LP 1997 * Actualizado em  10-05-1998 * Leitor Leitores das news