| Início | Marte | O Projeto | Links | e@mail |

Introdução
saiba mais em
http://www.amnh.org/mars/ch1tex.html

Marte, o quarto planeta a partir do Sol, é um dos mais parecidos com o nosso em todo sistema solar, além de ser o segundo mais próximo da terra. Em Marte encontramos muitas formações geológicas familiares, como vulcões, montanhas, vales profundos, desertos de areia e calotas polares.

As temperaturas marcianas são semelhantes às da terra, na região tropical chega a fazer 32°C no verão e nas calotas polares, no inverno, cerca de -125°C. Porém, por causa da praticamente inexistência de água na atmosfera, o planeta possui grandes variações de temperatura do dia para a noite, como em um deserto.

Por causa da pequena pressão atmosférica (menos de 1% da que temos na terra) não existe água em estado líquido em sua superfície. Assim, Marte é um deserto, frio e seco e a região da Terra que mais se assemelha a marte é a Antártida.

As Espaçonaves Mariner 9 e Viking, descobriram marcas de erosão causadas por rios e lagos. Provavelmente a poucos bilhões de anos Marte possuiu uma atmosfera mais densa, que permitia a existência de água em estado líquido. Uma atmosféra densa, com oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d'água fizeram de marte um lugar agradável e bem parecido com a terra.

Água em estado líquido é uma necessidade inprescindível para que exista vida, como nós conhecemos. Quando havia água na superfície marciana, provavelmente também havia vida .

No final do século XIX e início do século XX, varios astronomos, observando marte por telescópios viram linhas escuras que mudavam sazonalmente em sua superfície. Percival Lowell afirmou, na época, que estas linhas eram Canais, ou seja, obras de engenharia criadas por seres inteligentes em Marte. Estas idéias, apesar de controversas, preencheram o imaginário popular até a década de 1970, quando a espaçonave Mariner enviou à Terra imagens de um planeta Marte, arido, sem nenhum sinal de vida ou dos tais canais.

Algumas obras de ficção científica criadas neste período merecem destaque, "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells e "Crônicas Marcianas" de Ray Bradbury incentivaram a imaginação de milhares de pessoas em todo mundo, apresentando um planeta repleto de vida e criaturas inteligentes.

A exploração de Marte deve nos manter ocupados por gerações.

"... if they decide to do so, our descendants can create a New Earth - perhaps a New Eden - on the next world outwards from the Sun."
Arthur C. Clarke

Siga para o próximo Ítem: Comparação Terra/Marte


por Guilherme Motta - guimotta@nutecnet.com.br