Papinha

 

DEFINIÇÕES SOBRE NUTRIÇÃO


A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar e divertir-se, sua aparência e sua longevidade


Nutrição é a ciência que estuda a modificação dos alimentos dentro do corpo, suas funções e suas relações com a saúde e a doença.

O profissional nutricionista tem como meta a promoção e a prevenção da saúde da população por meio de um alimentação balanceada, garantindo todos os nutrientes necessários.

Nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica no organismo.

Quando a quantidade de nutrientes não está suficiente no corpo, a criança passa a sentir alguns sintomas que merecem atenção: falta de apetite, perda de peso, irritabilidade, insônia, redução de desempenho físico e psicológico e apatia.

A falta de alguns nutrientes pode afetar consideravelmente a vida das crianças. Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Saúde revelou que 10,5% das crianças com menos de 5 anos apresentam déficit de altura e 5,7% delas de peso. Isso acontece por causa da ausência ou da reduzida quantidade de nutrientes.

A dieta na infância precisa ser a mais saudável possível, evitando assim a ingestão excessiva de guloseimas.

Para garantirmos o aporte de todos os nutrientes é necessário que consumemos todos os tipos de alimentos, que são qualificados do seguinte modo:

 

A seguir uma relação de dicas para melhorar o consumo alimentar de seu filho(a): 

Modelo de Alimentação Saudável
PIRÂMIDE ALIMENTAR 

Montamos uma pirâmide alimentar para que a mãe possa se orientar em como dosar os alimentos para propiciar uma alimentação sempre saudável e balanceada para seu filho. Veja abaixo:

Pirâmide Alimentar - Idade: 1 ano a 6 anos

Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos - a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para que a criança tenha a ingestão adequada de energia, é preciso que sua alimentação diária seja composta de seis porções de alimentos desse grupo.
Exemplo:
Café da manhã: pão
Lanche: fubá
Almoço: arroz e batata
Lanche: biscoito
Jantar: macarrão 

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos
A criança deve comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas, pastéis ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia da criança.
Procure alternar o uso de legumes com vegetais folhosos. Por exemplo, um dia ofereça abobrinha e, no outro, couve, ora cozidos, ora crus.

Grupo 3 = frutas 
É conveniente que a criança coma três porções de frutas diferentes diariamente. Caso fruta in natura não sejam apreciadas, salada de frutas e sorvete caseiros são boas opções. Para estimular o consumo de frutas, deixar as frutas à  vista, levar a criança ao supermercado e pedir a ela que ajude a escolher as frutas, fazer salada de frutas e colocar pequena porção de leite condensado, cremes ou sorvetes. 

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas 
A criança deve comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa ( feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo 
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

Vitaminas e Minerais
Além disso, temos as vitaminas e os minerais que são de extrema importância no complemento da alimentação. Veja abaixo as principais vitaminas e minerais, presentes nos alimentos e saiba qual o benefício que ela trás à saude de seu filho:

 

Aviso:
As informações contidas neste Web Site
não podem ser usadas como um substituto para se obter
aconselhamento ou tratamento médico. 
Os leitores deste Web Site não devem depender
exclusivamente das informações aqui contidas.
Procure sempre um profissional especializado.

Fonte: http://www.clubedobebe.com.br/

 

Visite também:

Home ] Perfil ] Super Pop Star ] Melhores Momentos ] Biblioteca ] A História de um Fofo ] Álbum de Fotos ] Obras Primas ] Alto Astral ] Cantigas ] Internauta ] Onde Ir ] Comportamento ] [ Papinha ] Thomas ]