Breve explicação (bem breve)
Esse é um dos melhores jogos que já joguei, e quem joga nem que seja só uma vez acaba aderindo.
O jogo é um dos chamados colectible card games (jogo de cartas colecionáveis),no qual você é um mago duelando pelo poder. O jogo necessita de pelo menos duas pessoas mas podem jogar quantas quiserem. Cada jogador deve ter seu próprio baralho.

Como conseguir o baralho
O jogo não é muito comum, mas em cidades de grande e médio porte não é difícil de se achar uma loja especializada. Para começar é recomendável se comprar de dois a quatro "decks" (caixas com sessenta cartas). Depois, se gostar do jogo (bem provável) se compra "boosters", pacotinhos que nem os de figurinhas com quinze cartas (dependendo da série o número é menor).

Como surgiu
O jogo teve seu primeiro aparecimento durante a GenCon, uma convenção americana para jogadores de RPG. Tudo se deu da seguinte forma: Richard Garfield desenhava novos jogos para empresas. Ele oferecera um jogo de miniaturas chamado RoboRally para uma empresa americana, a Wizards of the Coast, mas como na época a empresa era muito pequena e o custo elevado eles perguntaram se Richard não tinha um outro jogo e ele disse que sim mas que não gostava muito e que se chamava as cinco cores da magia. O pessoal da Wizards gostou e o mundo também. O jogo recebeu um nome mais ousado, Magic: the gathering (algo semelhante à Magia a reunião). O jogo fez tanto sucesso que hoje existe em várias línguas e tem várias expansões (novas cartas).  
Montando o deck
Atualmente exitem mais de 2000 cartas de magic, sim pois cada uma faz uma coisa diferente da outra. Obviamente que não se joga com todas e nem com todas que se tem deve se escolher em média 60 cartas que irão compor o seu baralho de jogo o resto vai para troca ou para formar outros baralhos.O jogo se divide em cinco cores basicamente mas só se costuma escolher duas. As cores são as seguintes.
 

Agora que você já tem uma vaga idéia do que é Magic de uma olhada nos meus baralhos (alguns deles), cartas preferidas e dicas.