Treze Futebol Clube
Treze Futebol Clube
                               
dot.gif (805 bytes)

Galo da Borborema
Campina Grande - Paraíba - Brasil

 
 

Notícias

História

Títulos

Números

Plantel Principal

Campeonatos

Amistosos

Estádio

Mascote

Futebol Amador

Download

Curiosidades

Seja Sócio

E-Mail

 
 
   
   
História
dot.gif (805 bytes)

Conheça um pouco da história do Treze


Fundação

No dia 7 de setembro de 1925, treze pessoas lideradas por Antônio Fernandes Bióca (introdutor do futebol na Paraíba), se reuniram na cidade de Campina Grande, numa simples casa, onde hoje em dia funciona a Fundação IBGE e fundaram o TREZE FUTEBOL CLUBE. O nome do clube foi dado pelo sócio José Casado. Porque o nome Treze??? Treze porque eram treze pessoas reunidas no dia da fundação. O mascote do Treze é o GALO, devido a  numeração no jogo do bicho, 13 = GALO.
O Treze treinou pela primeira vez onde é atualmente o mercado público de Campina Grande, onde antigamente se dominava o Campo dos Currais

Primeiro Time - 1925

Em pé, da esquerda para a direita: José Rodolfo, José Casado, Alberto Santos, Zacarias Ribeiro "Cotó" e Plácido Veras "Giné". Ajoelhados: Eurico, Zacarias do Ó, José Eloy, Olívio Barreto, Osmundo Lima e José de Castro.

Primeiro Jogo

O primeiro jogo oficial do Treze foi realizado no dia 06 de novembro de 1925, onde hoje ainda resta as instalações da SIMBRA, contra o Palmeiras, um grande time na época. A time do Treze era formado por: Olívio, Zé Eloi e Lima, Eurico, Zacarias do Ó e Zé de Castro Rodolfo, Casado, Reis, Cotó e Guiné.

Primeiro Gol

O primeiro gol do galo saiu logo no seu primeiro jogo, no dia 06 de novembro de 1925 contra o Palmeiras. O gol foi marcado por Plácido Veras "Guiné", que também foi um dos fundadores do Treze. Numa entrevista dada ao "Semanário Esportivo" em 31/08/53, Guiné descreveu o gol assim:

 "O jogo estava animado porém sem abertura do placard. Quarenta minutos do 2o. tempo e nada de gol. Quando faltavam dois minutos para terminar o jogo, Zacarias cruzou uma bola para a esquerda. Eu percebi uma brecha na área do Palmeiras e entrei célebre. Com rara felicidade mandei o balão à meta adversária, consignando o primeiro e único gol da peleja, garantindo assim a vitória do Treze na sua primeira apresentação".

 
 
dot.gif (805 bytes)