PRINCIPAL

OBJETIVOS
MEMBROS
HISTÓRICO
NORMAS E DIRETRIZES
CONSULTORES

EVAF
FISIOSITES
CHATFISIO
ENTREVISTAS
BOLETIM UAFB
ARTIGOS PUBLICADOS

COFFITO / CREFITOs
ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS
LISTAS DE DISCUSSÃO
FÓRUNS
PUBLICAÇÕES

CONTATO
uafb@hotmail.com

Visitantes desde 28/02/2000:

 

 

Entrevistas

Entrevista nº: 2

Data: 23/01/2001

Entrevistado: Dr. Fernando Prati, Presidente do CREFITO 5
Título: Sobre a votação da Acupuntura, no Senado Brasileiro

UAFB -  Por que a medicina veterinária e odontologia, constam na lei proposta pelo Sen. Althoff, se essas profissões não reconhecem a acupuntura como profissão, segundo os Conselhos Federais dos mesmos ?
Dr. Prati - Acredito que foi uma estratégia do Senador. Ora, a medicina Veterinária e Odontologia por terem características muito próprias não fariam frente para os médicos acupunturistas. Portanto indiferentemente de serem ou não contemplados, os médicos acupunturistas ficariam exclusivos. Uma atitude corporativista muito perigosa mas que ficamos atentos e certamente estamos trabalhando para sensibilizar o Congresso Nacional sobre este aspecto.

UAFB -  Quais são os requisitos ou normas para tornar um curso como especialização ?
Dr. Prati - A Resolução COFFITO 219 trata sobre esta matéria. O curso de formação deverá ter seu programa registrado e reconhecido no COFFITO, observados os critérios tais como: tempo mímino de oferta (2 anos), carga horária mínima (1.200 horas) e o projeto pedagógico estruturado de forma que atenda a Resolução na sua totalidade.

UAFB - Quais são os benefícios para a Fisioterapia e para o fisioterapeuta, tendo a acupuntura como especialização ?
Dr. Prati - A Especialidade tem uma credibilidade científica e social muito grande. O COFFITO só tornou especialidade a acupuntura após 15 anos de regulamentação para o Fisioterapeuta sem qualquer dolo social. Foi realmente uma medida histórica e de muita responsabilidade. Enquanto alguns simplesmente reconheceram da noite para o dia como especialidade, o COFFITO observou durante 15 anos o desenvolvimento da acupuntura no Brasil, principalmente praticada por Fisioterapeutas e após é que reconheceu como especialidade. Devemos nos orgulhar deste postura responsável e sábia do COFFITO.

UAFB - O Conselho Federal de Medicina, pode conseguir por meio jurídico, proibir o nosso direito de usar o título de especialista em acupuntura ?
Dr. Prati - NUNCA.O CFM não tem poderes congressionais ou de outra ordem para interferir neste direito. Apenas o Congresso Nacional e após a assinatura do Sr. Presidente da República. Até lá nossa luta deve ser a mais ética possível.

UAFB - Muda alguma coisa na carteira de trabalho do fisioterapeuta, os profissionais que já são acupunturistas ?
Dr. Prati - Aqueles fisioterapeutas que já tem o exercício da acupuntura só deverão encaminhar sua carteira profissional (modelo caderneta) para o registro de especialistas.

UAFB - E os acadêmicos ou futuros acadêmicos, que estão cursando acupuntura e concluem o curso antes da graduação. Eles terão o direito de usar o título de Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura ? 
Dr. Prati - Certamente que terão o direito assegurado desde que seu curso de formação atenda à Resolução 219.

UAFB - O COFFITO reconhece todos os cursos de acupuntura em todo o território brasileiro ?
Dr. Prati - Apenas aqueles que cumprem os preceitos da Resolução COFFITO 219.

UAFB - E os cursos realizados no exterior, o COFFITO reconhece ?
Dr. Prati - Até o presente momento não existe qualquer Resolução que atenda esta situação.

 

 

UNIÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DO BRASIL