Jerry Espíndola: voz
 Gabriel Sater: violão
 Adriano Magoo: teclados
 Marcelo Ribeiro: Baixo
 Sandro Moreno: bateria

 

Jerry Espíndola & Croa
- Polca-Rock (2002)

     Fui atrás do CD desta banda após ver um show estonteante deles no Centro Cultural São Paulo, em maio de 2003. O instrumental destes caras é um absurdo de bom. A Croa mistura reggae, rock, jazz e música regional com rara habilidade e muito bom gosto. Para completar, a voz de Jerry dá um certo tempero pop às músicas, tornando-as mais, hmmm, acessíveis.
     O disco abre com Seu Site, que tem letra ingênua ("Entrei no seu site / não sei porque / Me sinto soul light / clico você" - aliás letra não é o forte dessa banda), mas a levada de polca matogrossense, em 6/4, que abriga um riff roqueiro e samplers (com ruídos de discagem de modem) a torna bem interessante e mostra do que a banda é capaz.
     Mas é na segunda faixa, Condição, de Lulu Santos, que a coisa fica boa de vez. O fraseado é jazzístico e o vocal é pop, mas a pegada é roqueira. Tudo na levada da polca, uma mistura que poderia parecer excêntrica pra alguns, mas aqui soa perfeita.
     A polca se funde bem com uma pá de outros estilos. A batida do Mato Grosso entra no rítmo do reggae em Sei Lá e rende a versão mais incomum para Come Together, dos Beatles, que eu já ouvi.
     Versões, aliás, não faltam no CD, que apresenta ainda Aquele Grandão, já gravada por Cássia Eller, e Força Verde, de Zé Ramalho, ambas muito boas.
     Também não faltam participações de gente dos escalões mais altos da MPB. Moska canta em No fundo, Tetê Espíndola arrasa em OVNI - que também conta com os violões do Duofel - e Vange Milliet empresta sua voz em duas canções.
     Acho que a banda só perde a mão quando carrega demais nas cores pesadas, como em Colisão e Tudo pelos Ares, que beira o heavy metal, mas este é um detalhe pequeno num CD bom de ouvir desses.
     A música que Jerry Espíndola e Croa faz vai além da fusão entre o pop e o regional. É criativa e contemporânea. Os arranjos e a produção (a cago de Jerry e Paulo Lepetit) são bem cuidados e o instrumental, como já disse, é um absurdo. Mereciam ser conhecidos por mais gente e, como dificilmente você vai encontrar Polca-Rock nas Lojas Americanas, vai aí o link para o site da Elo Music: www.elomusic.com.br. Comprei o meu através do site e fiquei bem satisfeito com o serviço.
     Vai que é bom.

home     música     viola     pós-caipira     links

Viola Elétrica® Marcelo Garcia