Osteoporose

O que é osteoporose?
É uma doença caracterizada pela diminuição da densidade mineral do osso. A perda de massa óssea torna o osso poroso, podendo  sofrer fratura  com facilidade. É  a mais comum das alterações metabólicas ósseas.
Quais os tipos de osteoporose?
Há dois tipos: a primária (pós-menopausa e senil) e a secundária ( decorrente de enfermidades como artrite reumatóide,  hiperparatireoidismo, insuficiência renal crônica,  síndrome de Cushing etc., uso de determinados medicamentos).
A osteoporose ocorre em homem e em mulher?
Sim. Todavia é mais freqüente nas mulheres. Após a menopausa, devido a diminuição de hormônios pelos  ovários (estrógenos), que é importante para a fixação do cálcio nos ossos , as mulheres podem apresentar osteoporose.
Quais as pessoas mais atingidas pela osteoporose?
Aquelas da raça branca, do sexo feminino, idade mais avançada, de baixo peso, na menopausa,  com outros casos na família, com dieta deficiente em cálcio, fumantes,  que usam com freqüência bebidas alcoólicas, que fazem uso prolongado de alguns medicamentos (corticóides,  anticonvulsivantes, hormônios tireoidianos, entre outros) , e  que ficam muito tempo imobilizadas.

Qual o quadro clínico de uma pessoa com osteoporose?

Na fase inicial, pode ser assintomática. Todavia podem ocorrem dores nos ossos, encurvamento da coluna (hipercifose torácica - corcunda) devido a fraturas de vértebras. Fraturas de colo de fêmur( mais freqüentes) e de outros ossos podem ocorrer devido a fragilidade óssea.
Quais os exames indicados para o diagnóstico de osteoporose?
Podem ser usados os métodos de diagnóstico por imagem,  todavia a densitometria óssea é o específico para essa afecção metabólica.   

Em que idade está indicada a densitometria óssea preventiva?

Como prevenção ( o diagnóstico precoce é importante para o sucesso do tratamento),  o exame deve ser feito nas mulheres a partir dos 45 anos e nos homens a partir dos 55.

Como prevenir-se de osteoporose?

Exercícios físicos (caminhar 40 minutos pelo menos 3 vezes por semana, por exemplo), alimentação adequada desde a infância ( rica em cálcio, através da ingestão de leite e seus derivados, peixes e verduras) , ingestão de vitamina D, exposição ao sol ( até as 10h ou depois das 15h) ,  reposição hormonal quando indicada e evitar cigarro e consumo excessivo de álcool e de café.
Qual o tratamento para a osteoporose?

O diagnóstico precoces é fundamental para que o tratamento dê o melhor resultado. É feito através de medicamentos que estimulam o depósito de cálcio no osso,  uso de cálcio , hormônios (quando causada por deficiência destes), além de hábitos saudáveis.

DR. VIRIATO MOURA | O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: | DORES NAS COSTAS
| LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER) | OSTEOPOROSE | ESPORÃO DE CALCÂNEO