CRIANDO FÓRMULAS E FUNÇÕES


Os cálculos são realizados no Excel através de fórmulas, equações que efetuam operações matemáticas, como soma, subtração, multiplicação, comparação. Para criar fórmulas é preciso apenas obedecer a sintaxe matemática comum e também a sintaxe de fórmulas e funções do Excel, que é bastante simples.

INSERINDO FÓRMULAS

Toda fórmula (ou função) deve ser iniciada com um sinal de igualdade (=), o qual deve ser seguido dos elementos de cálculo (operandos) e pelos operandos. Os operandos podem ser qualquer valor numérico constantes, por exemplo, ao digitar "=2+1" em uma célula, será obtido o resultado "3"; também podem ser uma referência a uma célula ou faixa de células.

No exemplo ao lado está sendo introduzida uma fórmula na célula B2, que multiplica o valor da célula A1 pelo valor da célula B1. Após a inserção da fórmula (teclando ENTER), a célula B2 conterá o resultado: 25.

Os cálculos são realizado da esquerda para a direita, cabendo ao usuário o uso da sintaxe correta para obter os resultados desejados. Por exemplo: 5+6*3 terá um resultado diferente que (5+6)*3.

Operadores

Os tipos de cálculos possíveis no Excel são definidos pelos operadores. Existem quatro grupos distintos de operadores de cálculo: aritméticos, de comparação, referência e texto.

Os operadores Aritméticos realizam as operações matemáticas básicas

Operadores

Descrição

Exemplo na célula

+

adição

=1+1

subtração

=2-1

*

multiplicação

=2*1

/

divisão

=2/1

%

percentagem

=50%

^

exponenciação

=2^3

(o mesmo que 2x2x2=8)

Os operadores de Comparação comparam valores retornando os valores lógicos VERDADEIRO ou FALSO.

=

sinal de igual

=A1=B1

>

maior que

=A1>B1

<

menor que

=A1<B1

>=

maior ou igual a

=A1>=B1

<=

menor ou igual a

=A1<=B1

<>

diferente

=A1<>B1

Os operadores de Referência combinam intervalos de células para cálculos. Onde o sinal ":"

:

dois pontos

=A1:A20

;

ponto e vírgula

=SOMA(A1;A10;A20)

Nestes operadores (de referência), o sinal ":" permite definir faixas de células. No exemplo acima é feita uma referência às células localizadas entre o intervalo A1 e A20. E o sinal ";" é utilizado para combinar diversas referências; no exemplo acima a função SOMA faz a adição dos valores contidos em A1, A10 e A20.

O operador de Texto , último tipo de operador, é simbolizado por "&" e serve para combinar (ou concatenar) um ou mais valores de texto para produzir um único. Por exemplo: digitando na célula A1 a palavra "Projeto", na célula A2 a palavra " Qualidade" e introduzindo na célula A3 a expressão =A1&A2, resultará na célula A3: "Projeto Qualidade".



INSERINDO FUNÇÕES

Uma função nada mais é que uma fórmula predefinidas e mais complexa que as fórmulas que utilizam os operadores matemáticos comuns. A função SOMA, por exemplo, faz a adição de valores ou faixas de células, os quais são os argumentos da função. Os argumentos também podem ser texto, valores lógicos como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D, valores constantes, fórmulas, outras funções.

Seguindo a mesma regra das fórmulas, sempre deverá ser digitado um sinal de igual (=) no início da célula. Após o sinal segue o nome da função e, entre parênteses, os seus argumentos.

Para inserir uma função selecione o botão na barra de ferramentas ou selecione a opção Função, do menu Inserir.

Estas duas alternativas abrem a janela ao lado, que apresenta uma lista de categorias de funções à esquerda e uma lista de funções classificadas por categoria e em ordem alfabética à direita. Abaixo das duas listas é apresentada uma breve descrição da sintaxe e aplicação da função selecionada.

Após selecionar a função desejada, deve-se definir os argumentos, utilizando o assistente do Excel.

No exemplo acima foi selecionada a função estatística MED. Note que esse assistente dá uma rápida explicação relativa à utilidade da função e descreve os tipos de argumentos que podem ser a ela aplicados. Nesse caso foi selecionado o intervalo de células D4 a D11, referente aos valores em que a mediana será calculada. À direita do campo de entrada do intervalo há uma mostra parcial dos valores contidos nestas células, e no canto inferior esquerdo da janela é imediatamente dado o resultado que será retornado à célula em que está sendo inserida a função.

Selecionar um intervalo de células a partir do assistente é bastante simples: clique sobre o campo para entrada do argumento e, em seguida, arraste o cursor do mouse mantendo o botão esquerdo pressionado sobre a faixa desejada; quando soltar o botão será inserido o intervalo selecionado sobre o campo. Este recurso para seleção de intervalos pode ser também usado durante a edição (caso você prefira digitar as funções sem recorrer ao assistente); para isso, ao abrir o parênteses para entrada da faixa (numa fórmula ou função) você poderá imediatamente arrastar o cursor do mouse sobre as células desejadas; e para terminar a seleção basta fechar os parênteses.

Considerando a grande quantidade de funções disponíveis no Excel, pode-se dizer que é possível realizar cálculos científicos de altíssima complexidade, um verdadeiro exagero diante da aplicação dada pelos usuários comuns, que utilizam menos de 1% dos recursos disponíveis no programa (infelizmente isso se deve na maior parte ao desconhecimento).

Exemplos de funções:

Função (Categoria)

Aplicação

Sintaxe / Exemplo

SOMA

(matemática)

Realiza a somar uma faixa de valores. Para efetuar a soma: 1) clique sobre a célula que deverá conter o resultado; 2) clique sobre a ferramenta å ; 3) aceite a faixa marcada automaticamente ou selecione uma nova faixa de células com o mouse. Você poderá também utilizar o assistente para entrada de funções.

=SOMA(B3:B5)

AGORA

(Data e hora)

Insere a data e a hora correntes. Utilize o assistente ou apenas digite a função. Esta função não possui argumentos, por isso não deve existir nada entre os parênteses.

=AGORA( )

HOJE

(Data e hora)

Insere a data corrente. Utilize o assistente ou apenas digite a função (que é bem simplificada). Esta função não possui argumentos, por isso não deve existir nada entre os parênteses.

=HOJE( )

SE

(Lógico)

Condiciona uma resposta realizando um teste lógico. Esta função possui três argumentos: 1) Um teste lógico (que condiciona o resultado, pode ser qualquer argumento ou expressão); 2) o resultado que deverá retornar se o teste lógico for verdadeiro; 3) o resultado que deverá retornar se o teste lógico for falso.

=SE( )

=SE(A1=1;"A";"B")

se a célula A1for igual ao valor 1, será retornado o texto A, senão contiver será retornado o texto B



ANTERIOR

PÁGINA PRINCIPAL
PRÓXIMA

 

Copyright©1998: Anderson Adami

















   
   
        This page hosted by         Get your own Free Homepage