PLANILHA ELETRÔNICA


Planilha é qualquer conjunto de informações organizadas em forma de tabela com linhas e colunas relacionadas entre si, com sentido lógico e exato. Quando um texto é digitado em um editor (como o Word), é dada atenção às linhas, sua quantidade, definição de margens, etc. Quando falamos em Planilha não pensa-se em linhas e sim em células.

PASTAS DE TRABALHO E PLANILHAS

Uma pasta de trabalho é o arquivo no qual você pode trabalhar e guardar informações. Um único arquivo do Excel permite que sejam mantidas diversas planilhas, possibilitando então que vários assuntos relacionados sejam organizados no mesmo arquivo. As planilhas são indicadas na parte inferior da janela da pasta de trabalho. Para editá-las clique sobre o nome de uma planilha (Plan 1, Plan 2, ...), tornando-a ativa (nome em negrito). Para se movimentar entre as diversas planilhas selecione as setas apresentadas à esquerda dos nomes.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o nome de uma planilha, abre-se um menu que permite trabalhar inserindo, excluindo, renomeando, movendo, copiando, selecionando as planilhas. Entretanto, ao menos para renomear, não é necessário recorrer ao menu, bastando um duplo clique com o botão do mouse sobre seu nome. A opção exibir tópicos está relacionada à programação em visual basic, assunto que não abordaremos aqui.

ABRINDO, SALVANDO E FECHANDO

Toda vez que você entrar no Excel será automaticamente aberta uma pasta de trabalho chamada Pasta1.xls. Este é um novo arquivo criado para você começar o trabalho, podendo entretanto ser ignorado e fechado para que você trabalhe com outro arquivo já existente.

Para Criar, Abrir, Fechar, Salvar arquivos você deverá utilizar o menu Arquivo, selecionando respectivamente as opções de menu: Novo, Abrir, Fechar e Salvar. Neste mesmo menu, a opção Salvar Como serve para salvar um arquivo já existente com outro nome, ou seja, duplicar um arquivo. Este recurso será muito útil para o caso de ser necessário criar uma nova versão de uma planilha sem perder de vista a versão anterior. A opção Salvar área de trabalho permite que você crie um arquivo-referência para todos os arquivos que estiverem correntemente abertos

Salvar a área de trabalho poderá ser um recurso muito útil se você utilizar sempre um mesmo conjunto de arquivos, pois ao abrir a área de trabalho serão abertos todos os arquivos salvos nesta área.
Algumas destas tarefas podem ser realizadas mais rapidamente com o uso da barra de ferramentas que permite Criar, Abrir e Salvar arquivos.


LINHAS, COLUNAS E CÉLULAS

Uma célula é a intersecção entre uma linha e uma coluna. Como cada linha é representada por um número e cada coluna por uma letra as célula podem ser referenciadas. Assim, a célula 7B, por exemplo, é o cruzamento da linha 7 com a coluna B. É essa referência das células que possibilita a realização de cálculos na planilha.

Apesar de sua principal aplicação requerer números, as planilhas podem servir até mesmo como um editor, podendo-se digitar uma carta inteira em uma única célula.

MOVIMENTAÇÃO E SELEÇÃO DE CÉLULAS

Ao clicar em uma célula ou se direcionar a ela através do teclado, você está tornando esta célula ativa, isto é, está selecionando. Para movimentar-se na planilha, selecione uma célula e use as teclas de direção. Para movimentar-se rapidamente pela planilha, use as barras de rolagem: dando um click nas setas (inferior, superior, esquerda e direita) das barras de rolagem, a planilha se deslocará uma linha ou coluna; com um click acima ou abaixo da caixa da barra de rolagem, a planilha se deslocará uma área referente à janela ativa; para percorrer grandes distâncias, arraste a caixa de rolagem para a posição desejada ou, para ir ainda mais longe, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto arrasta..


INSERINDO OS DADOS

Para inserir qualquer informação em uma célula, basta selecioná-la e digitar os dados. Os dados digitados são reconhecidos pelo sistema de diferentes formas: textos, datas, números, fórmulas, etc. Dê uma olhada no Capítulo Formatando Células para saber como aplicar diferentes categorias aos dados.

No Microsoft Excel, um texto é representado por números, espaços e caracteres não numéricos . Por exemplo: 5092bby, 2>@, 906.

Um número, por sua vez, para ser assumido como valor pelo sistema, deve ser mantido isoladamente numa célula. Caso algum outro caracter (como um ponto ou um espaço) estejam junto ao número, ele será tratado como texto. Esse é um detalhe a ficar evidenciado, pois somente números podem ser calculados em fórmulas. Fazendo o contrário, para transformar um número em texto, antes de digitar o número clique na tecla do acento agudo (ou apóstrofo).



ANTERIOR

PÁGINA PRINCIPAL
PRÓXIMA

 

Copyright©1998: Anderson Adami















   
   
        This page hosted by         Get your own Free Homepage